Pular para o conteúdo

Caruru, como é este prato?

quiabo

Caruru é um prato brasileiro de origem complexa e multicultural. Leva quiabo, cebola, camarão seco, azeite de dendê e castanha de caju.

>> Read in English

Aliás, é importante ressaltar que o Caruru, apesar de ser uma comida bastante famosa na Bahia, não é a única! Descubra também O que é Vatapá e sua origem: comida baiana.

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Origem mais famosa do Caruru

Sua origem é Africana, entretanto, há dados que constam influência indigena no surgimento desta iguaria, além da culinária portuguesa. Pelo que se sabe, já é possível perceber que o Caruru conta a história do Brasil durante o período colonial.

A confusão de sua origem é reforçada por seu nome: Caruru, que procede de Karuru, uma palavra africana. Todavia, existe um outro termo, de origem indígena, Caáriru, ou seja, há uma grande semelhança entre os termos, gerando dúvidas quanto à sua origem. Hoje em dia, Caruru designa tanto a receita quanto a planta daninha.

caruru-planta
planta caruru

Apesar da fusão de culturas, as raízes africanas prevalecem como destaque no prato. Entende-se que a chegada das primeiras versões do caruru em território brasileiro ocorreu devido a escravização de povos africanos na colônia de Portugal.

No preparo da iguaria, havia, primordialmente, quiabo, camarão seco, azeite de dendê. Porém, após chegar ao Brasil, alguns ingredientes somaram-se à receita, como o gengibre. 

A propósito, a receita é bastante comum no Norte e Nordeste brasileiro, principalmente no estado da Bahia, devido ao grande número de afro-descendentes na região. Outras comidas típicas do Brasil, como o famoso acarajé, pode acompanhar o prato. 

Além disso, Caruru está presente em rituais religiosos, no candomblé e umbanda, e celebrações de divindades africanas integradas com figuras de santos católicos.

Preparo do Caruru

O preparo leva em torno de uma hora, e contém aproximadamente 8 ingredientes: quiabo, amendoim torrado, gengibre, camarão seco, azeite de dendê, leite de coco, limão, cebola e sal (a gosto). Contudo, os ingredientes variam de acordo com a receita seguida.

Além disso, processo todo suja só uma panela, os ingredientes são colocados em ordens diferentes para refogar. O importante é deixar o caruru bem gostoso, podendo ser servido com acarajé, ou alguma proteína animal de sua preferência.

Enfim, a iguaria é deliciosa, carrega grande parte da história do Brasil no seu sabor, vale à pena experimentar! 

E você? Já experimentou Caruru? Conte pra gente sua experiência aqui nos comentários!

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x