Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre o Guaraná

guaraná

Muito provavelmente você já ouviu falar do Guaraná, mas você sabe de onde vem e a história por trás? É por isso que o texto de hoje retrata algumas das curiosidades sobre o guaraná, uma pequena fruta encontrada no Brasil e na Venezuela.

>> Read in English

Guaraná não é apenas o nome do refrigerante brasileiro mais famoso, mas também o nome de uma fruta típica da Amazônia. 

Contém uma substância denominada guaraína, que se assemelha muito à cafeína, o que fez a fruta tornar-se comum na composição de xaropes, barrinhas, pós e refrigerantes, como o guaraná Antártica e Fanta Guaraná (produto da Coca-cola Company).

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Predominante laranja e preto, o Guaraná vem sendo consumido há muitos anos, primordialmente, pelos indígenas habitantes das regiões onde os Guaranazeiros cresciam, que se interessavam pela sua propriedade estimuladora

Guaraná, a maneira popularmente conhecida, vem do Tupi, Wara’ná, seu nome científico, é, na verdade, Paullinia cupana. A fruta nasce em cachos e melhora a resistência nos esforços mentais e musculares quando comida.

Além do caráter alimentar, diversos artistas utilizam o guraná na composição de seus trabalhos, as sementes são torradas e moídas, virando acessórios, enfeites e esculturas.  

O fruto amazônico é tão importante que recebe uma festa  para celebração de seu cultivo, que acontece em Maués, um município no Amazonas. Há, também, muitos indígenas nativos que estabeleceram uma conexão muito especial com a especiaria, alguns povos a consideravam sagrada.

Lenda – Curiosidades sobre o Guaraná

Há uma lenda sobre a origem do Guaraná, na qual havia um casal de índios Maués com filho querido por todos, prometido como um futuro líder guerreiro. Devido a isso, o Deus do Mal o invejava, Jurupari.

Certo dia, o menino colhia frutas distraidamente, quando Jurupari transformou-se em uma serpente e matou-o. Após o anoitecer, os país encontraram-se desesperados pela demora da criança, assim a tribo reuniu-se à sua procura.

Quando encontraram-o, uma grande tempestade começou, caindo um raio próximo ao corpo do pequeno índigena, assustando a todos. Foi quando mãe disse “…É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterramos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”.

Portanto, os integrantes da tribo enterraram os olhos do garoto, originando a fruta guaraná, com um formato muito parecido aos olhos humanos. 

curiosidades-sobre-o-guarana
guaraná

Medicina – Curiosidades sobre o Guaraná

Além de tudo isso, o fruto também é usado para fins medicinais, com propriedades energéticas, diuréticas, analgésicas, etc. Sendo assim, é utilizado no tratamento de depressão, dores de cabeça, diarreia, aliviando sintomas de hemorroida e cólicas. 

A Paullinia cupana também auxilia no processo de redução de peso, uma vez que aumenta o metabolismo.

E essas são algumas das várias curiosidades e aplicações dessa fruta tão rica e instigante.

E aí? Já provou guaraná? Gostou? Nos conte na sessão de comentários.

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x