Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre o Wasabi

Curiosidades sobre o Wasabi

Você sabia que aquela pastinha verde dos restaurantes japonês não é exatamente Wasabi? Pois é de fato uma pasta de wasabi, mas bem diferente do condimento e com uma pequena quantidade dele na composição. Então, entenda o que é e descubra as curiosidades sobre o Wasabi.

Sim, aquilo que conhecemos como wasabi se distancia do original, isso porque é um alimento de cultivo extremamente específico. 

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Curiosidades sobre o Wasabi

O que é?

Wasabi é um ingrediente japonês. O condimento é famoso pela complexibilidade no sabor e é extraído do caule subterrâneo (ou da haste) da planta Wasabia japonica.

Esse caule de gosto excêntrico cresce debaixo d’água, tem seu sabor perdido em cerca de 20 minutos quando transformado em pasta.

O wasabi “original” é tão “fresco” que aceita só raladores de pele de tubarão, ou um oroshi. E por ser de um cultivo difícil, seu preço pode chegar a 230 euros o quilo.

No Brasil, há cultivo de wasabi, mas em pequenas quantidades. Surpreendentemente, seu preço pode chegar a R$8.000,00 em território nacional, e tem quem compre, viu? Normalmente, restaurantes o procuram visando refinar a experiência de seus clientes.

curiosidades-sobre-o-wasabi
wasabi

Benefícios – Curiosidades sobre o wasabi

A iguaria tem diversos fatores benéficos para a saúde, já que no Japão era, primordialmente, um medicamento, uma vez que possui propriedades anti-bacteriana e anti inflamatória.

O condimento era servido com peixe para evitar intoxicação alimentar, e que baita combinação, não? Fora isso, tem valores nutricionais que podem fortalecer o sistema imunológico, aliviar sintomas de doenças, como câncer e alergias.

Os benefícios não param por aí, a lista é imensa.

Mas afinal, qual é a diferença entre o wasabi original e o que comemos?

A planta do wasabi pode ser usada de várias maneiras diferentes, comercializada também em pasta e em pó. E falando nisso, o que é aquela pasta verde dos restaurantes japoneses?

Wasabi
Wasabi

É uma mistura de ingredientes que tentam fornecer a mesma experiência gastronómica do wasabi original, porém de maneira mais acessível e barata. 

No entanto, essas misturas industrializadas contém de 0,5% a 1% de wasabi, e contam com a presença de corantes, aromatizantes, mostarda, etc.

O caule original tem uma textura totalmente diferente daquilo que estamos acostumados a consumir. Além do frescor característico, há pungência, essa que também é presente nas pastas industrializadas, mas de maneira mais bruta.

>> Leia também Curiosidades sobre o Guaraná

E você? Já experimentou o Wasabi original? Pois te digo que eu não, mas estou louco para conhecer!

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x