Para estrear a nova categoria do O Mundo em Lanches: a Origem dos Alimentos, escolhi nada mais, nada menos do que ela, uma das queridinhas nacionais, com o tema O que é Farofa?
A origem dos alimentos
Cozinhando cada vez mais e também lendo alguns livros, vou percebendo o quanto a globalização moldou as culinárias regionais e hoje em dia nem percebemos mais que alguns dos pratos que mais comemos no dia a dia não são de origem local.
A ideia dessa nova categoria é resgatar um pouco da história dos alimentos mostrando como chegaram e se popularizaram nos países por onde passei.
Uma das minhas paixões é a farofa, imaginava onde foi originada mas nem tinha ideia de sua história.
Esse prato se tornou tema da minha próxima temporada de viagem: Expedição Farofa, um tour pelo Brasil me guiando pelo litoral conhecendo culinárias regionais.
O que é Farofa?
Antes de seguir com a história da Farofa, conto um pouco do que é esse alimento e sua principais variações, lógico, considerando que é um prato muito flexível então a criatividade de quem está cozinhando não tem limites para incrementar a base desse alimento.

Farofa ou do quimbundo falofa, é a farinha de mandioca ou de milho escaldadas ou torradas, na maioria das vezes é passada na gordura (que pode ser manteiga), além de poder ser acrescentando diversos ingredientes como bacon, ovos, linguiça, carne, banana e etc etc etc.
Leia Expedição farofa
História da Farofa
Antecedente à colonização portuguesa, a farofa surgiu entre os índios tupis-guaranis!
Segundo os historiadores, para saciar a fome os moradores originais da região que hoje é o Brasil precisavam de um alimento mais nutritivo.
E sabe o que é mais legal: A história da farofa mostra que foi uma criação que envolveu animais.
A farinha de mandioca já existia, os tupi-guaranis jogaram a farinha na carapaça vazia de uma tartaruga e colocaram para cozinhar, a gordura se soltou e misturou a farinha, surgindo assim a Farofa.
E aí vem a colonização, os portugueses gostaram da mistura e começaram a usar em suas viagens já que era um alimento melhor do que apenas a gordura e era possível misturar com outros ingredientes, além de se manter conservado por mais tempo.
Curiosidades sobre a Farofa
Hoje muito popular no Brasil por custo relativamente baixo, facilidade de preparo e trazer substância, há alguns séculos atrás a realeza também não saía de casa sem a farofa em punhos, era o caso de Dom João VI;
Leia O Delicioso Tutu de Feijão à Mineira – comidas de minas
Qual a minha farofa preferida?
A farofa temperada Yoki está no dia a dia das nossas refeições em casa, mas mesmo assim temos uma versão desse alimento que fazemos apenas em datas comemorativas, na verdade, no Natal e Ano Novo, que é a Farofa com pimenta calabresa da minha vó.
Um prato simples, que marca muito por seu sabor sem igual e presença afetiva no final de ano.
Se cadastre com seu nome e email que em breve terá essa receita por aqui:
E ai, já conhecia a história da farofa? Qual é a sua versão favorita?
Quem sou eu?
Antes de continuar deixei eu me apresentar.
Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.
Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.
Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.