Pular para o conteúdo

Curiosidades do Cerrado brasileiro

O Cerrado é um bioma que pode ser encontrado tanto no Brasil, como fora dele, tal como na Bolívia e no Paraguai. Ele é conhecido por sua grande biodiversidade e por isso contaremos sobre algumas curiosidades do Cerrado brasileiro.

>> Read in English

Quem é meu irmão?

Publicitário especializado em Marketing Digital e atualmente Nômade Digital com a empresa caranaue, isso é, tem liberdade geográfica e trabalha de qualquer lugar do mundo.

Inclusive é por isso que pode ter experiências incríveis como essa.

Iniciou uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas, pessoas e culinárias regionais e vai trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe

Contextualizando

Você sabia que o Cerrado brasileiro apresenta uma formação savânica?

Isso quer dizer que ele é composto por árvores e arbustos espalhados por um território coberto de gramíneas. 

Não há, portanto, uma grande camada de sobreposição de folhagens nas copas das árvores, sendo estas espaçosas entre si.

Olha que legal essa publicação do blog Mundo Viajante que tem tudo a ver com o Cerrado brasileiro:

Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro: Passeio imperdível na Chapada dos Guimarães

Curiosidades do Cerrado brasileiro

No Brasil, o Cerrado abrange cerca de 2 milhões de km², representando cerca de 23% de todo o território brasileiro.

Sendo o segundo maior bioma brasileiro.

O cerrado aparece em 11 dos 26 estados brasileiros, sendo eles: o sul do Mato Grosso, o norte do Piauí, o oeste da Bahia, o sul do Maranhão, os Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo, e o Distrito Federal.

Uma das curiosidades do Cerrado brasileiro é que 90% das chuvas que ocorrem no biomas aparecem entre os meses de Outubro e Março.
bom jardim de goiais cerrado
bom jardim de goiais cerrado

A temperatura do cerrado varia entre 22 °C e 27 °C, e a umidade do ar alcança no inverno seco taxas de 38 e 40%, enquanto no período chuvoso atinge até 97%.

As árvores costumam ser de médio porte com galhos e troncos retorcidos devido a pouca fertilidade e elevada acidez do solo.

Outra da curiosidade do Cerrado brasileiroAs plantas do Cerrado são adaptadas tanto aos períodos de seca, como aos períodos de alta precipitação, também são adaptadas aos solos pobres, alta incidência de raios UV e às ocorrências de incêndio.

Devido a isso, as plantas utilizam vários mecanismos de defesa, entre eles os compostos bioativos. Esses compostos são de grande interesse pela indústria de alimentos, de fármacos e de cosméticos.

cerrado tocantins

Leia também as Comidas típicas do cerrado que você tem que provar.

Além de tudo isso, uma das curiosidades do Cerrado é o fato de ser considerado por muito como o “berço das águas”, pois nele nascem rios que formam as principais bacias hidrográficas do Brasil, como Parnaíba, Paraguai, Paraná, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica.

O Cerrado é considerado um Hotspot, ou seja, nele são encontradas espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

Mas infelizmente o Cerrado brasileiro é um dos biomas brasileiro com menos áreas protegidas.

Como aponta o Instituto Jurumi: Esse bioma apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral, nas quais são permitidos apenas usos indiretos; e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, nas quais são compatibilizados o uso dos recursos naturais com a conservação da natureza.

O Cerrado é uma área extremamente importante não só para o Brasil como para o mundo, nele não só encontramos as mais variadas espécies, como apresenta grande relevância climática e hidrográfica.

tocantins cerrado brasileiro
Tocantins

Muito interessante, né? Conta para a gente o que achou da matéria!!

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

2.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x