Pular para o conteúdo

Curiosidades do sertão nordestino

Curiosidades do sertão nordestino

O sertão nordestino é uma área repleta de belezas e peculiaridades, apresentando uma longa e interessante história, por isso trouxemos curiosidades do sertão nordestino.

>> Read in English

Quem é meu irmão?

Publicitário especializado em Marketing Digital e atualmente Nômade Digital com a empresa caranaue, isso é, tem liberdade geográfica e trabalha de qualquer lugar do mundo.

Inclusive é por isso que pode ter experiências incríveis como essa.

Iniciou uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas, pessoas e culinárias regionais e vai trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe

Quais são as curiosidades do sertão nordestino?

1- Clima – sertão nordestino

O sertão apresenta o clima semiárido, isso quer dizer que o índice de pluviosidade é baixo, sendo menor que 800mm ao ano, sendo que, em alguns lugares, encontra-se abaixo de 400mm.

As chuvas ocorrem apenas em 3 ou 4 meses durante o ano inteiro, permanecendo um dia ensolarado por quase todo os dias, com grandes riscos de insolação.

A temperatura anual média varia entre 23°C e 27°C.

2- O solo do sertão nordestino

O solo da região é rochoso, arenoso e raso, que junto ao clima da região é apontado pelos estudiosos a propensão à desertificação.

Desertificação é o processo de degradação do solo pela seca excessiva e perda de nutrientes.

A vegetação predominante é a caatinga.

3- Região e localização

O sertão é uma sub-região do nordeste, localizado entre o Agreste e o Meio Norte.

Sendo a maior entre as mesorregiões do nordeste (meio-norte, zona da mata, agreste e sertão).

O sertão nordestino é uma área de transição entre as regiões do agreste (seco) e o meio-norte (úmido).

4- Cursos de água – sertão nordestino

Os cursos de águas, geralmente, são formados por rios temporários/intermitentes, ou seja, esses rios apresentam períodos de seca durante o ano, apresentando-se, normalmente, em períodos de maior quantidade de chuva.

A única fonte perene de água é a bacia do Rio São Francisco, onde estão localizadas as maiores concentrações humanas do Sertão, assim como nas margens do rio Cariri.

5- Brejos

Existe em algumas áreas do Sertão os chamados brejos.

Os brejos são regiões com o terreno úmido, onde normalmente são destinados à agricultura, especialmente do milho, feijão e cana-de-açúcar.

6- Indústria da seca

De acordo com o Mundo Educação: Esse termo é empregado para designar a forma com que grandes latifundiários da região, bem como alguns políticos e empresários, utilizam-se da seca do nordeste para conseguir e desviar recursos públicos, adquirir empréstimos em condições especiais e garantir votos da população, sob a promessa de acabar com a fome e a miséria da região.

sertão
Fonte: Flickr (https://www.flickr.com/photos/55953988@N00/8147729475)

Uma vez que a miséria não está necessariamente ligada à seca e sim na concentração fundiária da região.

Além disso, a maior parte da região do nordeste reside na região da Zona da Mata, próxima ao litoral é conhecida pela abundância da chuva.

7- Colonização – sertão nordestino

Foi a primeira região interiorana a ser colonizada.

Através da criação de gado que avançou pelo sertão, uma vez que as áreas mais úmidas estavam ocupadas de plantações de cana-de-açúcar.

8- Origem da palavra

A palavra Sertão é de origem portuguesa, encontrada pela primeira vez relacionada ao Brasil na Carta de Pero Vaz de Caminha. É por essa categoria, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) designa o semiárido nordestino, adotada, em síntese, para indicar terras desconhecidas, longe do mar, onde o clima era muito diferente do habitado pelos portugueses. (FERREIRA, 2008, p. 93)

O sertão nordestino é uma região de muita história e isso se deve a todas peculiaridades e beleza da região, formando uma área muito rica em cultura.

Já conhecia essas curiosidades do sertão nordestino? O que achou dessa matéria? Diz pra gente aí nos comentários!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x