Saiba tudo sobre a nova CNH

saiba-tudo-sobre-a-nova-cnh

Hoje eu vim aqui falar sobre burocracias, pois nessa vida de nômade digital – ainda mais no meu caso que viajo de moto – é imprescindível estar com a Carteira Nacional de Habilitação e o documento do veículo em dia para poder ir para um novo destino. O assunto que quero falar com você é que a partir de primeiro de junho começará a ser emitida a nova CNH, e como sei que esse assunto te interessa e muito, vim aqui tirar todas as suas dúvidas sobre ele.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue aqui com a gente!

A decisão sobre a nova CNH foi dada a partir da Resolução 886, de 13 de dezembro de 2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Antes de tudo e para que você fique tranquilo, já vou começar pelo mais importante. Não, você não precisará sair correndo para atualizar o seu documento. 

Ou seja: a mudança será gradativa, e acontecerá a partir da data de renovação da sua habilitação. O importante é que você esteja sempre com o documento em dia.

Ufa, já dá para respirar. Mas isso não quer dizer que você não precise entender melhor sobre esse assunto, por isso reunimos nas próximas linhas os temas mais importantes.

Classificação de veículos

De forma geral, o documento trará uma classificação de 14 categorias diferentes que o condutor estará habilitado a dirigir.

As letras A ao C continuam valendo, mas agora elas serão combinadas com outras letras: D de condutor, C de carga e E de articulado. E podem ainda ter em sequência o dígito 1. 

Em linha geral, essas siglas todas mostrarão quais veículos o condutor poderá dirigir. E essas especificações serão reveladas em breve pelo Contran.

Permissão e definitiva

Agora, para mostrar de forma rápida se o condutor ainda está começando na vida de estrada ou se tem uma carteira antiga, a nova CNH trará os seguintes códigos: P para permissão e D para CNH definitiva. 

Nova CNH pede um novo visual 

O visual da nova CNH também mudou. Agora, as cores predominantes serão verde e amarelo, com uma tentativa principal de evitar falsificação do documento.

Mais códigos para a conta

Outra mudança que é importante que você saiba é que a nova CNH segue um padrão internacional e, por isso, você terá à disposição o mesmo documento em inglês e francês, para que possa usá-lo em outros países.

Sua carteira terá a sigla BR a partir de então, ao invés do estado onde você emitiu o seu documento.  

E sabe de um plus muito interessante da nova CNH? É que você pode optar em ter a versão impressa, pois ter a digital será o suficiente. 

Por fim, esse é um resumo das principais mudanças que estarão vigentes a partir de primeiro de junho com a chegada da nova CNH

E pode ficar tranquilo: se eu souber de outras novidades acerca desse assunto, vou correr aqui para dividi-las com você.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments