O que incluir na revisão da moto para viagem?

o-que-incluir-na-revisao-da-moto-para-viagem

Depois de mais de um ano longe da estrada, finalmente reencontrei minha fiel escudeira para fazer o que mais amo: seguir rumo a um novo destino. Mas, minha experiência como nômade digital me ensinou que antes de pegar a mala é preciso caprichar na verificação dos itens de segurança da moto, e isso me inspirou a escrever este novo post pra você. Portanto, nas linhas a seguir falaremos da revisão da moto para viagem, e convido você a conferir esta leitura e também a fazer desta a sua nova prática.

>> Read in English

Continue aqui comigo!

Quem me acompanha no Instagram deve ter sentido por meio dos stories que publiquei a tamanha emoção que senti ao pegar minha moto de volta. Foi uma sensação indescritível. 

Mas eu tinha consciência que depois de tanto tempo parada ela precisava de um bom trato para estar em condições ideais para o uso nas estradas, evitando surpresas desnecessárias. No meu caso, foi preciso fazer importantes manutenções, como a troca de óleo, troca de fluidos do freio, revisão dos cabos, troca da relação e da pastilha de freio dianteira. 

É claro que mesmo com esse cuidado já fui surpreendido por situações como a vez que estourou a corrente em Valparaíso, quando eu subia uma rua muito íngreme.

Isso rende uma história à parte, mas resumidamente foi preciso empurrar a moto para a sala do pessoal que me socorreu – pois eles não tinham uma garagem -, para que no dia seguinte eu trocasse o item e assim seguir para a estrada. E pra minha sorte isso foi somente um perrengue e ficou tudo bem!

Itens que devem fazer parte da revisão da moto para viagem 

É claro que uma oficina de confiança sabe o que deve ser feito em uma revisão, mas é importante garantir que eles tenham olhado cuidadosamente o que falaremos a seguir.

Sistema de arrefecimento

Para evitar superaquecimento do motor. Portanto, se sua moto faz resfriamento por água, é necessário verificar se o tanque deste líquido está completo, e o produto misturado a ele deve ser somente aquele indicado pelo fabricante. Usar outras composições pode ser um problemão, vai por mim!

Óleo e filtro de óleo

Essa etapa é de praxe, mas sempre vale a pena reforçar o quanto é importante incluir esse item na revisão da moto para viagem. Verifique se o óleo e o filtro estão dentro da quilometragem indicada pelo fabricante e se o primeiro está no nível desejado.

Aliás, se a viagem for muito longa, nada garante que você não terá que fazer essa troca de novo. 

Conheço muita gente que teve pane na estrada por não verificar o óleo, portanto é realmente fundamental verificar esse item.

Pneus 

São eles que vão segurar você e sua moto durante a viagem, e eles devem estar em perfeitas condições para dar conta dos dias de chuva e do que você passará pela frente.

Verifique então se não estão carecas, faça a calibragem sempre que necessário e, se você tiver um parceiro na garupa, pode ser preciso colocar mais pressão para aguentar o peso a mais.

Kit de relação

Ele é composto por pinhão, coroa e a famosa corrente, e têm a função de repassar para a roda traseira a força do motor. Veja se estão dentro das condições ideais, se não há folgas ou se falta lubrificação. Têm situações que é preciso trocar o kit todo durante a revisão da moto

Parte elétrica

Ninguém quer ser surpreendido com uma pane elétrica, não é mesmo? Portanto, é super importante verificar durante arevisão da moto para viagem se está tudo ok, para evitar ficar na mão na estrada. Isso é mais evidente ainda se sua moto é das mais novas e tem injeção eletrônica. 

Item obrigatório da revisão da moto para viagem: os freios 

Sério, pessoal! Nada de viajar sem verificar esse item. A explicação do porquê dispensa comentários, portanto, veja como estão as marcações das pastilhas, a situação dos discos, fluídos, pedal, cabos e o sistema completo. 

Além de tudo isso que falei por aqui, é importante que seu mecânico olhe a moto como um todo e que você verifique se seu capacete está em condições ideais. Para evitar imprevistos, lembre-se de agendar a revisão com antecedência e de confiar sua companheira a um profissional de confiança.

Anotou aí? 

Obrigado pela companhia e até breve!

Deixe seu nome, email e acompanhe as novidades:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments