Como escolher sua hospedagem no Airbnb

como-escolher-sua-hospedagem-no-airbnb

Uma das coisas que faz toda a diferença na hora de construir uma bela experiência de viagem é escolher a acomodação certa, que atenda às nossas expectativas e que nos proteja dos temidos perrengues. E a opção que tem sido cada vez mais ideal pra mim nos últimos tempos, como já comentei com vocês, são as da plataforma Airbnb. Pensando nisso, separei algumas dicas interessantes de como escolher sua hospedagem no Airbnb para encontrar o local perfeito para o seu próximo destino.

Continue aqui comigo e tenha uma excelente leitura!

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

O que é o Airbnb?


Primeiramente, todo mundo já sabe, mas vale a pena relembrar. O Airbnb é uma plataforma de hospedagem comunitária que reúne proprietários que desejam anunciar seus imóveis para serem acomodações de viajantes. Aqui eu explico um pouco melhor sobre a ferramenta. 

Então, como é comunitária, nela você encontra literalmente de tudo. Por isso é tão importante saber usar perfeitamente a ferramenta antes de fechar negócio.

Mas a melhor parte é que mais de 200 países do mundo já utilizam a plataforma, por isso, existe uma chance altíssima de todo e qualquer destino que você for ter à disposição uma hospedagem no Airbnb

Como escolher hospedagem no Airbnb

Como não é uma rede hoteleira e sim uma plataforma comunitária, por mais que seja extremamente organizada e cheia de módulos de segurança, ela apresenta riscos.

Mas para tentar fugir deles, a dica número 1 deste post é: dedique um belo tempo do seu planejamento de viagem para escolher sua acomodação. 

Você vai precisar olhar atentamente tudo que vou falar a seguir, pesquisar bastante as acomodações para aí sim escolher sua hospedagem no Airbnb

Utilize os filtros ao seu favor

Uma das coisas mais bacanas do Airbnb é que eles capricharam na hora de criar os filtros. Você pode selecionar basicamente tudo aquilo que é importante para você, o que refina as buscas e te aproxima da hospedagem ideal. 

Lembre-se de selecionar o melhor bairro para você, ar-condicionado se for uma exigência sua, wi-fi, estacionamento e tudo aquilo que for necessário para você ter uma boa experiência.

Aplique um filtro chamado superhost

Sabe o que é isso? É um filtro que direciona você somente para os proprietários com as melhores avaliações da plataforma. 

Em outras palavras, isso quer dizer que um superhost tem uma boa taxa de resposta, tem comentários sobre ele muito positivos e oferecem a você mais tranquilidade. 

É uma boa opção para quem quer garantir que o proprietário está ativo e bem avaliado na plataforma, mas como uso com frequência buscando custo benefício, dificilmente aplico este filtro na busca. 

Leia os comentários do imóvel

Depois da fase de filtros, esse é mais um passo super importante. É nos comentários que você saberá se aquela acomodação apresenta problemas, se estes já foram solucionados, o que tem de bom e o que tem de ruim.

Lembre-se que o que pode ser bom para um outro viajante, pode não ser para você. Ou vice-versa. Mas pelos comentários você consegue se aproximar mais da realidade daquele imóvel.

Além disso, ver os comentários nos mostra a rescência de locação do imóvel, por exemplo, uma vez precisei locar com certa urgência depois de alguns problemas em minha chegada no Chile, então aproveitei um imóvel que era aceito automaticamente pelo proprietário sem ver muita coisa.

No meio do caminho tentei falar com o proprietário e ele não respondeu, quando fui ver os comentários eram de três anos atrás e nem o telefone era mais dele (tentei ligar e outra pessoa respondeu). 

Passei um perrengue mas o Airbnb me ressarciu e ainda me deu um cupom de desconto. 

Olhe atentamente as fotos do imóvel

É normal que os proprietários tentem tirar fotos dos melhores ângulos, mas mesmo assim seja detalhista na hora de analisá-las. 

Confira detalhes que sejam importantes para você e lembre-se de verificar se elas têm a marca de foto verificada, que mostra que esta é verídica.

Mas não se esqueça que são pessoas não profissionais tirando fotos, mais de uma vez já tive boas surpresas ao chegar em um imóvel, então costumo olhar o mínimo do que eu preciso. 

Fale com o proprietário

Antes de tudo, quando você estiver prestes a tomar sua decisão, tire todas as dúvidas possíveis com o proprietário do imóvel. Se a internet realmente funciona, se tem vizinhos barulhentos, se é perto da padaria.

Faça uma lista e sane suas dúvidas antes de escolher sua hospedagem no Airbnb

Além de garantir que tem tudo o que é oferecido, também é uma validação se o proprietário é ativo na plataforma, como não planejo as viagens com antecedência, ser um usuário ativo, que vai ver minha solicitação, que vai estar disponível para me receber, é fundamental e entrar em contato ajuda muito neste sentido. 

Dicas finais e muito importantes para escolher sua hospedagem no Airbnb

Tudo isso que falei por aqui vai direcionar você do imóvel ideal, mas mesmo assim é importante que você saiba de coisas importantes:

  • Airbnb não é hotel, ou seja, se algo sair fora do controle, você não tem a disposição o serviço de hotel para ajudá-lo com seu problema.
  • Será necessário entrar em contato com o proprietário e esperar que este te responda. 
  • Ou seja: se esse atendimento for fundamental para você, talvez seja melhor escolher um quarto de hotel para evitar perrengues.

Agora, para finalizar, posso falar por mim: tive excelentes experiências com hospedagem no Airbnb e essa tem sido minha opção favorita nos últimos destinos. 

Tenho aprendido cada vez mais sobre a plataforma a cada nova viagem.

Por isso, se você é também um nômade digital, pode ser uma excelente opção para tornar suas viagens mais viáveis.

Anotou as dicas? E se você tiver outras para compartilhar comigo, será uma excelente troca de experiências!

Nos vemos no próximo post.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments