Como tirar passaporte aqui no Brasil?

como-tirar-passaporte-aqui-no-brasil
passaporte

Quando estamos planejando uma nova viagem é necessário uma série de documentos que possibilitam que esse sonho se torne realidade. E, se o seu destino será uma viagem internacional – fora da América do Sul – será preciso solicitar aquele famoso livrinho azul que abre as portas do mundo. Se esse é o seu caso, fique aqui com a gente! Vamos ensinar nas linhas a seguir como tirar o passaporte brasileiro.

Era essa a dica que você queria? Então, confira esta leitura!

A emissão desse documento envolve sim uma série de burocracias, por isso deixá-lo para última hora não é uma opção, ainda mais se você viajará para um país que exige visto e outras permissões. 

Por isso, se viajar para o exterior faz parte das suas metas de 2022, é preciso correr contra o relógio. 

O que é passaporte e por que preciso desse documento?

Para começarmos, é importante que você entenda por que é preciso tirar o passaporte brasileiro. Esse é um documento de viagem que é emitido pela Polícia Federal e que é aceito no mundo inteiro.

Seu objetivo é identificar um viajante em outros países, e é nesse documento que são registradas a entrada e saída em cada um dos destinos que visitou e, além disso, é nele que estão suas autorizações especiais e vistos. 

Quando você viaja pela América do Sul ele não é obrigatório, mas também pode ser usado como documento de identificação na hora de entrar e sair do país.

E, talvez você não saiba, mas a critério de curiosidade…

Existem diferentes cores de passaporte de viagens: o azul é para viajante comum, o verde é um passaporte oficial e o vermelho é o chamado passaporte diplomático. 

Tem ainda o marrom, que é chamado de laisser-passez, emitido para viajantes que vêm de outros países com quem o Brasil não tem relações diplomáticas, o amarelo, para estrangeiros que foram legalmente registrados no nosso país e querem sair e depois voltar para nossas terras, e o passaporte de emergência que sai na cor azul-celeste. 

Ou seja: para viajar para o exterior, o que não faltam são burocracias.

Mas, vamos lá! 

O primeiro passo

Para tirar seu passaporte, o primeiro passo é separar os documentos necessários. Você precisa ter em mãos um documento de identidade válido, que pode ser RG, CNH e carteira de trabalho. 

Assim como estar com seu CPF original (menos se você apresentar a CNH ou se o seu RG constar o número do documento) e com a certidão de casamento, caso você tenha alteração de nome.

Para os naturalizados no Brasil, será preciso o certificado de naturalização e, crianças com menos de 5 anos precisam também de uma foto 5×7.

Ah, embora a Polícia Federal não peça mais o título de eleitor, é preciso que você esteja em dia com a justiça eleitoral na hora de tirar seu passaporte

O famoso formulário da Polícia Federal

Com todos os documentos em mãos, agora sua missão será a de preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de passaporte no site da Polícia Federal. Já deixei o link para facilitar a sua vida. Basta clicar e acessar.

Um lembrete importante: você precisará percorrer as quatro telas do formulário na hora de preenchê-lo.

Responda esse questionário atentamente, pois serão esses os dados enviados para a Polícia Federal na hora de tirar seu passaporte

Faça o pagamento da taxa

Ter uma taxinha pra pagar não é uma surpresa para ninguém, e para tirar o passaporte isso não é diferente. Quando terminar de preencher o formulário do item anterior, você terá que gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União. 

O valor será o de R$ 257,25, que pode ser pago facilmente pela internet.

Boleto pago? Então, vamos para o próximo tópico!

Agendamento na Polícia Federal

Depois da compensação do pagamento da taxa, você conseguirá agendar seu horário na Polícia Federal, que será um dos passos mais decisivos na hora de tirar seu passaporte. 

Basta clicar aqui para fazer seu agendamento!

Compareça na data correta na Polícia Federal 

E não se esqueça de levar em mãos todos os documentos originais que listei no início deste post. Embora eles não peçam, eu indico que você leve o comprovante de pagamento da taxa e que chegue ao local com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

Último passo para tirar seu passaporte: a espera final

Depois da visita na Polícia Federal, você receberá um protocolo mostrando quando seu passaporte ficará pronto. Mas, para ajudar na ansiedade, já deixei aqui o link para você acompanhar a data de entrega do seu sonhado documento. 

Tirar o passaporte não é um bicho de sete cabeças, mas é uma burocracia que precisa ser cumprida para viajar o mundo à fora.

Este post foi útil para você? Esperamos que sim.

Então, nos vemos em breve!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments