Dia Internacional do Blog de Viagem

Dia Internacional do Blog

Dia 31 de agosto é o Dia Internacional do Blog, aproveitei e linkei com Blog de Viagem, tema que falo por aqui

A partir de uma parceria com um grupo da ABBV (o que é isso?), resolvemos escrever um pouco sobre essa data. 

No meu caso até trouxe mais sobre o que é um blog e relacionei o conteúdo a Blog de Viagem, o assunto que trato aqui no O Mundo em Lanches. 

Então, como me empolguei, deixo aqui os tópicos que serão abordados nessa publicação:

Então vamos lá? 

O que Significa Blog

Implicitamente eu já tinha claro o que significa blog, trabalho com Marketing Digital há um bom tempo e estratégias de geração de conteúdo para aproximação com o público e construção de marca surgem como uma das soluções com frequência. 

Apesar de demorado, essas solução costuma ser muito efetivas, principalmente porque gera presença de marca em um momento em que o consumidor está procurando pelo conteúdo oferecido que está ligado direta ou indiretamente à marca. 

Mas não é sobre construção de marcas que vou falar hoje. 

Antes da história toda que conto abaixo, um resumo rápido sobre o que é blog: é um site que possibilita postagens com textos, artigos, matérias ou publicações de forma rápida e recorrente. 

Ao pesquisar para trazer mais embasamento para a publicação, descobri algumas coisas a mais. 

Blog de Viagem
Blog de Viagem

Origem

Até mesmo a etimologia da palavra eu não tinha clara, vem do Inglês mesmo Blog (em português também pode ser conhecido como Blogue), é uma palavra que usa a contração dos termos em inglês web e log, em uma tradução livre: “diário da rede” – o que reforça novamente o surgimento para oferecer textos rápidos e recorrentes, podendo ser até mesmo em forma de diário (daqueles antigos mesmo, feitos a mão contando o dia a dia da pessoa). 

Voltando ao tema e a história, a primeira aparição foi como weblog, criado em 17 de dezembro de 1997 por Jorn Barger – informação tirada do Wikipédia, link mais abaixo.  

Popularização

A abreviação conhecida até hoje: blog, foi criada por Peter Merholz, que fez uma brincadeira desmembrando a palavra weblog em WeBlog, dando a entender que “Nós Blogamos”, isso foi na barra lateral de seu site na época: Peterme.com, mais ou menos entre abril e maio de 1999.

Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

Blogosfera

Sabia que existe até um termo que representa a união e a troca da comunidade blogueira? É a blogosfera.

Isso mostra como os blogs estão interconectados e como há um troca entre os escritores que costumam se ajudar linkando conteúdos, comentando no blog dos parceiros da área, entre outras coisas.

Inclusive essa publicação sobre o Dia Internacional do Blog surgiu dessa relação entre os membros da ABBV, que vou falar mais abaixo o que é.   

Principais vertentes dessas plataformas

Adiantei um pouco mais acima, mas as vertentes mais comuns para os blogs, que podem ser um site de conteúdo ou uma área de conteúdo dentro de um site ou portal, são: 

Pessoais

São os mais populares em quantidade na internet em geral. 

Podem ser no estilo diário ou com temas definidos.

Nestes casos as publicações costumam ser sobre acontecimentos da vida ou opiniões.

Muitas celebridades usam estes recursos para manter os fãs atualizados sobre os acontecimentos de sua vida.  

Corporativos

Acho que o maior exemplo da importância de blogs corporativos está vindo das últimas aquisições feitas pela Magazine Luiza: Jovem Nerd e Canaltech. 

Dois dos portais de conteúdos mais bem posicionados em suas especialidades entram no portfólio dessa gigante para se aproximar do público que consome estes tipos de conteúdos. 

Sendo uma forma de relacionar a marca em um momento de busca de informações antes de uma compra, caso do Canaltech, ou se aproximar de um público alvo bem específico e fiel que acompanha o Jovem Nerd.

Em minha experiência profissional atendi OMO e eles trabalhavam muito bem seu blog corporativo com temas relacionados a cuidado com as crianças linkando com seu posicionamento “Se sujar faz bem”, dessa forma traziam visitas ao blog com presença de marca em territórios explorados pela marca, ajudando na lembrança de OMO na hora da compra no produto no mercado. 

Em resumo, o blog ajuda a marca a aparecer nas buscas orgânicas direta ou indiretamente (quando trabalhado temas relacionados mas não diretos).  

Temáticos

Você está lendo um blog de viagem, O Mundo em Lanches é uma mistura de blog pessoal com temático já que trago informações sobre lugares, pessoas, culturas e gastronomias misturando com as experiências que eu vivi e, claro, muitas vezes com a minha opinião. 

Essas informações vem de conversas onde absorvo alguns conteúdos sobre os temas que pretendo falar, além de pesquisar na internet para complementar e validar as informações. 

Os temas podem ser variados, além de viagens, existem muitos blogs de moda, beleza, humor, literatura e assim por diante. 

São importantes para trazer informações de qualidade, na maioria das vezes, para quem está tomando uma decisão. 

Também oferecem entretenimento com conteúdos que ajudam as pessoas a ter um pouco de lazer. 

A grande vantagem dos blogs é que para acompanhar a recorrência de publicações você pode se inscrever e manter informado sobre o tema tratado, aqui no O Mundo em Lanches também, vou aproveitar a deixa: 

Importância de um Blog

No Dia Internacional do Blog vou reforçar novamente a importância dessas plataformas depois de ter falado muitas delas nos tópicos acima.

Listo algumas das importâncias separadas em dois pilares:

Para os autores:

  • Gerar credibilidade para uma marca / autor que está buscando crescer em algum tema específico
  • Aproximar do público alvo com conteúdos que fazem a diferença para eles
  • Trazer visibilidade conforme é indexado nas buscas orgânicas dos mecanismos de buscas(como o Google), ajudando a aparecer em um momento importante para o leitor

Para os leitores

  • Traz informações de qualidade
  • Ajudando assim em tomadas de decisões
  • Pode entreter ou ser uma fonte de lazer
  • As informações encontradas podem trazer insights, isso é, ser mais do que o leitor estava buscando mostrando outros caminhos nunca imaginados antes

Profissão Blogueiro / Blogueira – Dia Internacional do Blog

Sim, blogueiro / blogueira é uma profissão e é um dos motivos pelo qual existe o Dia Internacional do Blog.

O termo “blogueirinha” acabou ficando um pouco banalizado depois do boom dos blogs de moda no início dos anos 2000.

Um dos motivos é que envolveu muito dinheiro para as primeiras blogueiras que se destacaram nessa época, e como os Youtubes de alguns anos atrás e agora o Tiktokers, virou uma profissão que todo mundo queria ter. 

As pessoas começaram a tirar sarro de qualquer pessoa que postava alguma foto mais produzida ou até mesmo que criavam um blog usando o termo “blogueirinha” de forma pejorativa. 

Agora eu estou nessa luta, tenho o projeto O Mundo em Lanches e publico pelo menos três vezes por semana para crescer a audiência e conseguir torná-lo uma fonte de renda, o que vai me ajudar a continuar na estrada de forma mais flexível já que hoje vivo como nômade digital enquanto trabalho com Marketing Digital atendendo meus clientes, o que demanda bastante tempo. 

Então, além do blogueiro / blogueira ser quem tem o próprio blog produzindo conteúdos de textos, fotos ou vídeos, pode ser uma profissão trabalhando para empresas ou outros blogs criando este mesmo tipo de conteúdo. 

Diferente de um social media, especializado em criar conteúdos para redes sociais, que costumam ser menores e mais objetivos, o blogueiro cria conteúdos mais densos e, normalmente, mais informativos. 

Desafios da Área

Manter a frequência de publicações com qualidade enquanto cria uma audiência qualificada são dois dos maiores desafios dessa área. 

Além disso, como comentei no meu caso, é fazer com que o projeto seja remunerado de alguma forma. Existem algumas formas mais comuns disso acontecer como publicidade no blog ou parcerias com marcas. 

Busca por conhecimento técnico é fundamental. SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos buscas) é um dos principais temas que os atuantes dessa profissão devem conhecer e se manter sempre atualizados já que mecanismos de buscas como o Google estão sempre se atualizando e mudando as prioridades.

O que é o Dia Internacional do Blog

Dia 31 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional do Blog a data foi essa porque os números se assemelham a palavra blog: 31/08. 

Neste dia foi estabelecido que os blogueiras e blogueiras que quiserem entrar no movimento escrevam publicações linkando outros blogs para que as audiências de cada um deles também conheçam outros projetos parecidos, isso é a blogosfera novamente. 

Por conta disso este textão de hoje e também 10 indicações de Blogs de Viagens bem legais mais abaixo.   

Por que eu tenho um Blog de Viagem?

Porque meu sonho sempre foi viver viajando e gosto muito de compartilhar minhas experiências, além disso, com o meu projeto O Mundo em Lanches tenho como objetivo criar uma experiência mista entre conteúdo e sensorial, em um futuro próximo O Mundo em Lanches vai virar um restaurante onde vou oferecer lanches com os ingredientes de onde passei. 

Quem acompanha o conteúdo vai poder viver um pouco das experiências enquanto entende melhor de onde elas vieram através dos conteúdos e vice-versa.  

Blog de Viagem – uma lista com 11 blogs de viagens muito legais para você seguir – Dia Internacional do Blog

E se chegou nessa matéria é porque gosta de blog ou de viajar, então indico 10 blogs que são sobre viagens, mas todos com temáticas e personalidades únicas, vale conhecer cada um deles. 

1. Vamos viajar pra onde agora?

Dicas de viagem, roteiros e planejamentos para viagem sozinha, a dois ou em família.

Acesse: Vamos viajar pra onde agora?

2. 6 Viajantes – Blog de Viagem

Uma família que adora viajar. Dicas de viagens e lazer em família, inclusive para família numerosa como a nossa (4 filhos).

Acesse: 6 Viajantes

3. Mapa-Múndi Blog

Dicas de viagem, planejamento e roteiros. Conteúdo para viajantes independentes, interessados na cultura do destino e nos aprendizados adquiridos nas viagens. 

Acesse: Mapa-Múndi Blog

4. Destinos Notáveis

Geiser e Rozembergue são mineiros e oferecem dicas de viagens, roteiros e planejamento de viagens.

Acesse: Destinos Notáveis

5. Elizabeth Werneck

Um blog pra quem gosta de gastronomia, praia, destinos exóticos e se maravilha e tem curiosidade com toda a história que aconteceu por ali.

Acesso: Elizabeth Werneck

6. Cãomigo

Dicas de viagens, trilhas e aventuras pet friendly. Comportamento, saúde, bem-estar e diversão canina.
Porque a vida é melhor com cachorros!

Acesse: Cãomigo

7. Nas Estradas do Planeta 

Gleidys e Carlos Roberto adoram viajar. Eles vem as viagens como um portal para novas experiências, sejam emotivas, culturais ou recreativas.

Acesse: Nas Estradas do Planeta

8. Olivia Garimpando Por Aí

Olívia é uma viajante apaixonada e curiosa. Seu escritório é o mundo. O que ela quer?  Inspirar cada vez mais mulheres a viajarem pelo Mundo. Malas (pequenas e de rodinhas) na mão e boa viagem!

Acesse: Olivia Garimpando Por Aí

9. Sabrina – Viaje sem pacote

um blog para quem curte conhecer os destinos por conta própria. Mais do que o aspecto financeiro, o que me estimula a viajar de forma independente é ter a liberdade de fazer o roteiro do meu jeito. O resultado disso são muitas dicas e destinos de viagens que compartilho com pessoas que priorizam viajar sem pacote.

Acesse: Viaje sem pacote

10. Catia Noronha – Todas as Mães em Viagem

Blog de viagens com crianças, com dicas de planejamento, roteiros e indicações de hospedagem.

Acesse: Todas as Mães em Viagem

11. Viaja que Passa

A última dica de blog que vale a penas conhecer é o da Fê Moro. Advogada, aquariana, nômade e amante do mundo. Por lá encontra dicas de especialista para viajar melhor.

Acesse: Viaja que Passa

Reforçando que essas ótimas indicações vieram de uma parceria na criação de um conteúdo especial para o Dia Internacional do Blog, sim, a Blogosfera funcionando por aqui.

Sobre ABBV

Associação Brasileira de Blogs de Viagem. É uma associação sem fins lucrativos que faço parte. 

O principal objetivo da associação é ajudar os blogueiros e blogueiras a se profissionalizarem e aumentar sua rede de parceiros dentro da blogosfera, no caso, relacionado a Blogs de Viagens. 

Conheça aqui.

Gostou? Então acompanhe as novidades e deixe seu comentário lá embaixo, também é uma forma de me ajudar neste projeto 🙂  

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ANGELA MARTINS
ANGELA MARTINS
8 meses atrás

Obrigada por indicar o nosso blog, os 6 Viajantes, nesse Dia Internacional do Blog!