Pular para o conteúdo

5 passos para se tornar um nômade digital

os5-passos-para-se-tornar-um-nomade-digital1

Como se tornar um nômade digital: você tem feito essa pergunta e quer aprender como colocar em prática o sonho de trabalhar e viajar ao mesmo tempo? Se a resposta for sim, o conteúdo das linhas a seguir vai te interessar e muito.

>> Read in English

Confira esta leitura e já anote tudo o que precisar, pois só depende de você embarcar nesse estilo de vida.

A vida do nômade digital

Antes de mais nada, como já falamos por aqui algumas vezes, para se tornar um nômade digital, basicamente é preciso amar viajar e ter um trabalho que pode ser exercido somente de forma remota, ou seja, que pode ser feito realmente de onde você estiver.

Dessa maneira, basta um computador, máquina fotográfica ou mesmo um celular, somado a um acesso à internet, para que você trabalhe enquanto estiver no seu destino.

Na teoria, é fácil. Mas, na prática, isso não funciona tão simples assim. Em outras palavras, é preciso ter recursos financeiros que te dão segurança durante suas jornadas, um emprego ou atividade profissional que esteja estável e que funcione bem e, é claro, um bom planejamento.

Quando você está em dia com esses três pilares, fica muito mais simples adotar esse estilo de vida. Nesse sentido, nos próximos tópicos abordaremos mais a fundo as maneiras para você se tornar um nômade digital. 

1. Escolha uma atividade profissional que permite ser realizada onde você estiver

Primeiramente, se você não tem um trabalho que pode ser realizado exclusivamente de forma remota, é preciso rever sua atividade profissional. 

Você pode fazer isso tentando mudar o seu regime de trabalho ou embarcando com tudo em uma nova jornada na sua carreira. 

De antemão eu já te conto: a minha tentativa não deu certo de primeira. Em 2019, eu saí do meu emprego, peguei minha moto e tentei algumas possibilidades que não deram certo.

Quando a pandemia chegou ao Brasil, consegui meus clientes de marketing digital, gravei o meu curso nesse mesmo tema e, aos poucos, consegui me estruturar para me tornar nômade digital de maneira segura. 

Então, para ajudá-lo nesse processo, aqui você pode conferir 7 maneiras de ganhar dinheiro embarcando no nomadismo digital. 

2. Capacite-se para ser muito bom no que você faz

Uma das maneiras para você voar alto profissionalmente, principalmente se você precisou mudar de trabalho para se tornar um nômade digital, é investindo em capacitação. 

Estude muito, faça bons cursos enquanto ainda estiver em casa e esteja 100% preparado para executar suas tarefas com muita excelência.

Esse cuidado em aprender será decisivo para manter sua renda, principalmente se você for trabalhar por conta própria

3. Para se tornar um nômade digital, organize suas finanças 

Agora que você já está com tudo pronto para trabalhar onde estiver, chegou a hora de fazer um bom pé de meia para você conseguir se manter caso seus ganhos diminuam enquanto estiver nos seus destinos. 

Uma das maneiras de fazer isso e que eu realmente indico se você quiser se tornar um nômade digital, é aprender a viver com pouco e de maneira simples.

Aqui eu tenho um conteúdo que pode ajudar você a estar com uma vida financeira em ordem antes de colocar a mochila nas costas. 

4. Se você almeja ir para o exterior, estude inglês

Saber falar inglês é o básico se você almeja viajar para o exterior na sua jornada como nômade digital. É importante que você saiba se virar, pois será vivendo na prática o contato com o idioma que você avançará e muito nesse processo de aprendizado.


Como meu intuito aqui é te ajudar no que for possível, já confere aqui esta leitura onde eu conto como aprender inglês para viajar

5. Defina seu primeiro destino

Já deu check em todos esses itens? Então, para você finalmente se tornar um nômade digital, basta você planejar seu primeiro destino.

Pesquise bastante sobre o local onde você vai ficar, garanta que você tenha uma internet de qualidade e converse com outros nômades digitais que já foram para esse mesmo destino.

A troca de experiências será decisiva para você ir preparado para essa nova jornada. Mas isso evita os perrengues? Claro que não! E será com eles que você aprenderá mais e mais sobre esse estilo de vida e que terá grandes histórias para contar.

Tudo pronto para se tornar um nômade digital? Então, meu desejo é que sua nova etapa de vida seja um verdadeiro sucesso.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x