Pular para o conteúdo

Características do profissional autônomo: essa vida é pra mim?

oscaracteristicas-do-profissional-autonomo

Optou por trilhar sua carreira sem uma carteira assinada, sendo seu próprio líder, ou está pensando em tomar essa decisão? Então, esta leitura será muito importante para você! A seguir, abordaremos quais são as características do profissional autônomo para que você reflita se essa vida combina com seu perfil pessoal.

Confira esta leitura que preparamos para você, pois nosso objetivo é que tenha a oportunidade de tomar as melhores decisões para a sua vida e futuro.

Aproveite!

O que é ser um profissional autônomo? 


Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é ser um profissional autônomo. São aquelas pessoas que não têm vínculo empregatício com nenhuma empresa e, assim, prestam serviço para pessoas ou empresas.

Em outras palavras, esse trabalhador tem autonomia em todos os sentidos: profissional e financeira. Ele monta sua própria agenda e, dependendo do que ele faz, pode trabalhar de onde estiver. 

Justamente essa característica proporciona uma lista de ônus e bônus para seguir essa trilha de carreira

Então, antes de falar das características do profissional autônomo, vamos revelar quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de trabalhar!

Vantagens e desvantagens de ser um profissional autônomo

A vida do profissional autônomo não é nada simples e, segundo dados do IBGE, essa é a realidade de mais de 25,7 milhões de brasileiros. 

Vale ressaltar que o que falaremos a seguir como um tópico vantagem, pode ser uma desvantagem para você, e o contrário também pode acontecer.

Portanto, fique à vontade para fazer suas conclusões!

Vantagens

  • Carga horária flexível 
  • Fazer suas próprias tomadas de decisão
  • Você pode atender mais de uma empresa 
  • Algumas profissões oferecem liberdade para que você trabalhe de onde estiver

Desvantagens

  • Você não tem uma legislação trabalhista que te protege
  • Muita responsabilidade para gerir as finanças
  • Você não receberá férias, 13o salário ou FGTS
  • É preciso pagar impostos sobre tudo que você ” vender”
  • Ter que fazer seu próprio salário, correndo atrás de clientes e oportunidades

7 Características do profissional autônomo 

Por fim, para finalizarmos esta leitura, vamos ao que te trouxe até aqui: a lista com 7 características do profissional autônomo que são decisivas para você ter sucesso nessa forma de trabalhar. 

  1. Organização financeira: é preciso saber gerir as finanças de forma inteligente, pois o seu orçamento vai oscilar mensalmente.
  2. Disciplina com horários: você não terá um líder para cobrá-lo disso e essa disciplina terá que vir de você.
  3. Saber vender: não importa qual profissão você exerça. É preciso saber vender o seu peixe para que as pessoas ou empresas escolham você. 
  4. Saber se reinventar: muitas situações podem pedir que você se reinventa para continuar lucrando e você vai precisar saber fazer isso.
  5. Resiliência: é preciso saber que aquele foi somente um dia mais desafiador e, no outro, é preciso começar tudo de novo para encarar os próximos desafios.
  6. Priorizar a saúde: você não terá um atestado quando ficar doente, por isso é preciso prevenir doenças para evitar situações nas quais você não pode trabalhar
  7. Ser criativo: para se destacar da concorrência, é preciso muita criatividade, independentemente da função que você exerce.

E aí, quais desses tópicos você deu check? A ideia é que você tenha a oportunidade de refletir, pois nosso desejo é que você seja muito satisfeito com sua profissão e carreira.

Obrigado pela companhia e nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x