Qual é o perfil do profissional home office?

qual-o-perfil-do-profissional-home-office

O home office se tornou o modelo de trabalho de muita gente após o início da pandemia, no intuito de conter a crise sanitária em função da Covid-19. 

Para muitos, isso foi uma péssima experiência, e trabalhar de casa está longe de ser o modelo ideal. Para outros, foi um grande presente, pois finalmente tornou-se possível trabalhar de onde quiser.

Qual é o perfil do profissional home office

E pensando nessa parcela da população que ficou animada com a oportunidade de trabalhar de forma remota, inclusive com a possibilidade de se tornar um nômade digital, nós decidimos falar com você sobre o perfil do profissional home office

Essa forma de trabalhar exige competências específicas, que são decisivas para fazer a experiência dar certo.

Então, se o seu ideal de vida é trabalhar de onde estiver e você tem dúvida se tem perfil para isso, você vai se interessar pelo o que falaremos a seguir. 

Confira!

Ah!  Antes de continuar, tenho participado sobre algumas matérias sobre o tema Nômade Digital, deixo o convite para a leitura nos links abaixo:

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, hoje atendendo meus clientes em Marketing Digital (inclusive tenho um treinamento sobre a área) vivendo como Nômade Digital, isso é, trabalhando enquanto viajo alimentando o meu projeto O Mundo em Lanches, neste ano com a Expedição Farofa – viagem de moto conhecendo as culinárias no Brasil. Acompanhe:

Dados importantes que quero dividir com você!

Antes de começarmos, quero compartilhar com você algumas informações. A primeira é que é preciso compreender que nem todas as atividades podem ser realizadas fora de uma empresa.

Então, se você sonha em trabalhar home office mas sua profissão ou atividade não é compatível com esse modelo, talvez seja necessário rever ou seus planos ou sua carreira. 

A segunda é que no Brasil, infelizmente, o trabalho remoto é uma condição para uma parcela seleta e privilegiada da população. Estes dados coletados pelo IBGE entre maio e novembro de 2020 comprovam isso:

  1. 11% da população que trabalha estão atualmente no modelo remoto, isso significa que são mais de 8 milhões de pessoas
  2. Desse percentual, 56,1% são mulheres, 65,6% brancos e 74,6% tem pelo menos o superior completo
  3. 31,8% têm entre 30 a 39 anos e 63,9% atuam no setor privado

Ou seja, conseguir um emprego formal dentro dessa modalidade não é tão simples assim. Ah, aqui tem um link legal para você conseguir um emprego remoto.

Mas se trabalhar de onde estiver for o seu grande sonho e se você tiver perfil para isto, optar pelo caminho do empreendedorismo também pode ser uma alternativa interessante.  

Mas, voltando… agora que você compreendeu todo esse contexto, que viu que sua profissão e atividade batem com o modelo remoto, falta conferir quais são as habilidades do profissional home office

Com as informações a seguir, dá para avaliar suas competências pessoais e ver onde estão suas oportunidades de desenvolvimento. 

O perfil do profissional home office

Organizado 

Antes de tudo, para trabalhar a distância é preciso ter um alto nível de organização, e podemos dividir isso em dois aspectos:

O primeiro é com a organização do trabalho, sabendo elencar prioridades, cumprir prazos e ter uma agenda de atividades.

O segundo é ser organizado com sua rotina, separando suas atividades pessoais e profissionais no expediente de trabalho. Isso quer dizer que você não fará comida no horário de trabalho, e não vai trabalhar no horário de descanso. 

Portanto, é fundamental criar uma rotina separando muito bem as duas coisas.

Disciplinado 

Mais uma característica importante do profissional home office é ter disciplina. Já é fácil se distrair com seus colegas de trabalho quando você está na empresa, mas é muito mais fácil perder o foco com as coisas de casa.

A maior armadilha que existe é a da procrastinação, deixando o que precisa ser feito para depois. Você vai se embolar, vai deixar de cumprir com o que precisa e o trabalho remoto pode não sair como esperado. 

Autônomo

Você é um profissional que depende da ajuda das pessoas ou de um pedido e/ou ordem para poder realizar uma tarefa? Então, se você quer ser um profissional home office é melhor trabalhar sua autonomia.

Mesmo que haja ferramentas para interagir com a equipe, quem trabalha de casa, ou onde estiver, tem que agir de forma autônoma para realizar suas entregas e alcançar os resultados. 

Gosta de ficar sozinho

Muitos profissionais sentem falta do convívio com pessoas quando decidem adotar o trabalho remoto. Se esse é o seu caso, pode ser que esse formato não seja ideal para você.

Em outras palavras, o profissional home office comumente passa muito tempo sozinho, e isso deve ser algo gostoso e não mais um problema para lidar. Seja sincero consigo mesmo para entender se esse é o seu caso. 

Então, se enxergou nessas características? É importante que faça a sua reflexão para entender se você se encaixa com o modelo do trabalho remoto antes de tomar suas decisões.

Leia também:

Destinos no Brasil para os nômades digitais

Seja um nômade digital gastando pouco

Espero que este post tenha te ajudado em sua jornada de realização profissional.

Gostou? Então compartilhe com seus colegas que desejam se tornar um profissional home office!

Semanalmente publico matérias sobre o tema, se gosta do assunto, deixe seu nome e email e acompanhe as novidades:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments