Pular para o conteúdo

Viajar e trabalhar: 5 dicas decisivas

Viajar e trabalhar: 5 dicas decisivas
viajar e trabalhar

Viajar e trabalhar não é mais – somente – uma meta de vida para muitas pessoas. Com a consolidação do home office e a expansão da internet, isso se tornou um modelo de vida para muitos viajantes. 

>> Read in English

Mas, antes de mais nada, é preciso foco e um bom planejamento para fazer esse estilo de vida dar certo e, pensando nisso, vamos dividir com você 5 dicas para viajar e trabalhar ao mesmo tempo.

Se esses são seus planos para o futuro, atente-se a esta leitura. Você vai ver que é super possível desbravar o mundo e continuar dando atenção para a sua jornada profissional. 

Aproveite!

O estilo de vida de viajar e trabalhar

Quando falamos sobre o estilo de vida de viajar e trabalhar, estamos nos referindo ao popular nomadismo digital ou anywhere office

Para se ter uma ideia, atualmente mais de 35 milhões de pessoas se denominam como nômades digitais, segundo dados do “Relatório Global de Tendências Migratórias 2022” da Fragomen. 

E não foi ‘do nada’ que esse modelo de vida se popularizou. De uns anos para cá, a internet se tornou cada vez mais confiável e estável e, do mesmo modo, as empresas passaram a entender que o regime híbrido ou home office de trabalho é vantajoso para todos.

Em outras palavras, juntamos a fome com a vontade de comer, tornando o cenário perfeito para viajar e trabalhar onde a gente estiver.

Maaaas, nem tudo são flores. Não é tão fácil assim fazer essa realidade dar certo! Mas, por experiência própria, posso dividir com você algumas dicas que fazem realmente a diferença na hora de colocar em prática os planos de se tornar um nômade digital. 

Seja protagonista dos seus planos 

Para onde você deseja viajar e como você vai garantir sua renda enquanto estiver na estrada? Somente você pode responder essas perguntas!

Ou seja, seja protagonista dos seus planos e trace quais são suas metas. Eu, por exemplo, decidi viajar o Brasil de moto e colocar em prática a Expedição Farofa.

Conheça mais sobre esse projeto 

Mas e você… o que quer? Pense nisso antes de ir para o próximo passo!

Não dá para fugir de um bom planejamento

Independentemente se você é funcionário de uma empresa ou é um profissional autônomo, para viajar e trabalhar onde estiver é preciso planejamento.

Sua agenda precisará estar muito bem organizada para cumprir com suas atividades e para ter seus momentos de lazer. Afinal, você precisará de tempo livre para curtir o seu destino. 

Veja como ser nômade digital e ter uma rotina estabelecida.

Planejamento financeiro é FUNDAMENTAL

Seus custos de vida serão diferentes enquanto estiver viajando e pode ser que você tenha gastos superiores aos que teria se estivesse em casa.

É por essas e outras que você terá que se organizar e muito com suas finanças. Por isso, aproveite esse momento para praticar o desapego e para aprender a viver com pouco. Liberte-se dos hábitos que geram muitos custos.

Uma coisa que eu faço enquanto viajo, por exemplo, é balancear minhas refeições: alguns dias eu escolho explorar a gastronomia local e, em outros, eu escolho cozinhar. Esse é um exemplo de escolha que ajuda a controlar o orçamento. 

Estabeleça limites

Se você vai viajar e trabalhar ao mesmo tempo, é preciso estabelecer limites tanto para as horas dedicadas à jornada profissional quanto para as que estiver curtindo o destino. 

O exagero, dos dois lados, pode atrapalhar sua jornada de nômade digital.

Para viajar e trabalhar saia da zona de conforto

Para entrar com tudo nessa vida de nômade digital, o primeiro passo é assumir seus riscos e encarar com tudo o que vem pela frente. 

Sair da zona de conforto é essencial ou, então, os planos nunca sairão do papel. 

E aí, gostou das dicas?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x