Vida de viajante: lições aprendidas em 2021

vida-de-viajante-licoes-aprendidas-em-2021

Estamos quase nos despedindo de mais um ano, com isso vem a chance de viver um novo ciclo, novas oportunidades e, é claro, conhecer novos destinos. Como os últimos 12 meses me ensinaram e muito, isso me inspirou a compartilhar com vocês as minhas lições aprendidas em 2021

Estas são as minhas experiências pessoais que me fizeram crescer e muito como pessoa, profissional e como nômade digital. E elas podem ajudar você a tomar suas decisões, a conter a ansiedade pelo o que vem pela frente e a domar seus grandes desafios.

Tenha uma excelente leitura!

Para começar a nossa lista de lições aprendidas em 2021, é inevitável voltar lá no começo do ano. Na época estava tudo incerto… a crise sanitária voltava a apertar no país e no mundo, a vacina era algo que estava perto, mas longe ao mesmo tempo.

E o desafio foi canalizar as emoções para o caminho certo! Então, no topo dessa lista vai entrar o ponto complexo para quem almeja realizar um grande sonho:

O desafio de conter a ansiedade

Minha moto estava parada no Chile, eu tinha pressa para desbravar o mundo e quase caí na tentação de comprar uma nova moto para conseguir ao menos me locomover. Foram os preços altíssimos da pandemia que me impediram de cometer esse erro.

Quando eu entendi que deveria aproveitar esse período para me capitalizar melhor, as coisas começaram a fluir. Comecei a conquistar contratos de trabalho na modalidade a distância, que são fundamentais para quem quer ser um nômade digital

Foi um exercício diário, mas ele deu certo. E minhas últimas viagens estão aí para comprovar isso!

Lições aprendidas em 2021: não planejar demais

Certamente, esse é outro ponto que não poderia ficar de fora desta. Para se ter uma ideia, eu acompanhava a todo instante por meio dos mecanismos de alerta do Google como estavam as aberturas das fronteiras, em especial do Chile e da Argentina.

Mas de um dia para o outro, os casos de Covid-19 voltaram a subir e eu voltava para a estaca zero. E foi no início de novembro que finalmente elas foram abertas: valeu toda essa espera.

O que quero dizer é: é sim importante fazer planos, mas é fundamental trabalhar nosso psicológico para as situações que eles fogem do controle. Quando a gente confia que tudo dará certo, e fazemos a nossa parte, as coisas fluem e se tornam realidade. 

Minhas viagens devem durar mais

Olha só que item gostoso nessa lista de lições aprendidas em 2021. Mas é uma pura realidade!

Decidi me tornar um nômade digital para trabalhar onde eu estiver, para que eu pudesse conhecer diversos destinos, aproveitar ao máximo a cultura local e provar culinárias típicas, que é o que me inspirou a criação do projeto O Mundo em Lanches

Mas pensando que eu passo o horário comercial trabalhando e me sobra somente as noites e os finais de semana para conhecer o local onde estou, notei que o tempo de parada em cada cidade deve ser um pouco maior para que eu desfrutasse um pouco mais.

Minha passagem pelo Chile e pela Argentina me mostraram esse aprendizado, que valeu para toda vida!

Quando o objetivo é trabalhar, vale a pena se instalar em Airbnb

Eu sempre gostei muito de hostel, justamente por ter preços mais acessíveis. Porém, em função da pandemia e da baixa procura, o valor dessas hospedagens subiu demais. 

Como eu preciso de uma mínima estrutura para me concentrar no trabalho e o acesso a uma internet de qualidade, notei nessa última viagem que locar quartos no Airbnb está mais vantajoso.

Eu conto com a estrutura que preciso e ainda é uma oportunidade para conhecer pessoas e fazer amizades. 

É isso mesmo que quero para minha vida!

O último item desta lista é o mais determinante de todos. Eu comprovei na prática, vivendo as experiências dos últimos meses, que viajar e trabalhar é meu ideal de vida. 

Meus esforços estão direcionando cada vez mais para esse objetivo, e é uma realização ver que estou no caminho certo.

Sinto que estou chegando em 2022 muito mais preparado para o que vem pela frente, e para mim é uma alegria ter a oportunidade de dividir essa experiência com você!

E você: quais foram suas lições aprendidas em 2021? Vou adorar conhecer suas experiências. Conte para nós nos comentários.

Nos vemos em breve!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments