5 benefícios de viajar sozinho

5-BENEFICIOS-DE-VIAJAR-SOZINHO

Um certo dia eu acordei com uma vontade inusitada de colocar a mochila nas costas e explorar outros lugares, conhecer culturas e até mesmo, trabalhar de onde eu estiver. E foi esse sentimento que me inspirou a encarar a minha primeira viagem sozinho, uma experiência formidável e que mudou minha vida. Você também sente essa vontade? Se sim, aproveite para devorar esta leitura, pois elenquei os 5 benefícios de viajar sozinho e se jogar no mundo

  1. Uma ótima oportunidade para fazer novos amigos
  2. Faz a gente amadurecer e tomar decisões
  3. Ter a liberdade de fazer seus próprios roteiros e programações
  4. Você se conhece melhor
  5. Sua casa é onde você está

Essa primeira experiência viajando sozinho já tem alguns anos, você acredita que quase perdi minhas férias pelo receio de me jogar no mundo sem companhia? 

E logo as minhas primeiras férias como profissional de carteira assinada, a ideia era fazer a viagem com um amigo que não conseguiu os dias previstos no trabalho, então, depois de pensar um pouco, adaptei os planos, peguei minha mochila e fiz uma viagem incrível passando por Belo Horizonte, depois no trem de passageiro até Vitória, no Espírito Santo, até chegar no Rio de Janeiro.   

Conheci muitos lugares, pessoas, culturas e gastronomias (ah, na verdade nem tanto gastronomia porque a verba era curta). 

Quem sou eu? Veja aqui.

Conheça a caranaue – minha empresa de Business Intelligence e Mídia Digital – conhecimento para você ter escolhas

E uma coisa é fato: viajar sozinho não é sinônimo de encarar uma viagem sem companhia, principalmente se você é uma pessoa sociável. E, por falar nisso, esse assunto inspirou o primeiro benefício da nossa lista.

Acho que aqui eu posso falar né? É a forma que mais gosto de viajar. 

Benefícios de viajar sozinho 1: é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos

Você já se viu em uma situação que, em um balcão de restaurante, já se identifica com uma pessoa e rapidamente começam a bater-papo? Quando você viaja sozinho e se você desejar fazer isso, obviamente, conhecer novas pessoas e fazer amizades é algo que flui naturalmente. No hostel, por exemplo, você tem a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e com gostos semelhantes aos seus. 

Vai por mim: viajar sozinho é uma excelente oportunidade para se conectar com pessoas novas!

2. Faz a gente amadurecer e aprender a tomar decisões

Durante uma viagem solo, você terá que tomar suas decisões e resolver seus problemas sozinho, afinal, é só você e você que estará ali para fazer isso. Na hora de um perrengue, terá uma força surpreendente de sobrevivência e, com toda certeza, vai saber se virar em qualquer situação.

E sabe a melhor parte disso? Depois, quando retornar dessa jornada, verá que essa capacidade vai acompanhá-lo e, inclusive, ajudá-lo a resolver problemas pessoas e profissionais de forma mais leve. 

3. Ter a liberdade de fazer seus próprios roteiros e programações

Quando viajamos com outras pessoas, faz parte dessa experiência equilibrar a vontade de cada um dos viajantes. Mas, quando você viaja sozinho, a única pessoa que precisa agradar é você mesmo! Se tiver vontade de passar uma tarde na cama para recuperar a energia, você pode. Se tiver vontade de fazer um tour intenso em um único dia, você pode. Esse é um ponto ultra positivo. 

4. Você se conhece melhor

O autoconhecimento é um ponto super importante para sua evolução e, quando você está sozinho, é um momento favorável para pensar em sua vida e decidir seus novos cursos. Enquanto você está apreciando uma vista, acaba inevitavelmente refletindo sobre sua jornada, e isso será fantástico para o seu amadurecimento.

5. e ultimo dos benefícios de viajar sozinho mostra que sua casa é onde você está

Uma coisa é fato: você é sua melhor companhia e a maioria das pessoas descobre isso enquanto vive uma aventura solo. E tem gente que se encanta tanto com essa possibilidade que descobre que pode adotar essa experiência como um novo estilo de vida. Isso é ainda mais possível se você puder desempenhar suas atividades profissionais onde estiver. Pode ser na areia da praia ou em um quarto de hotel!

Olha, eu sou suspeito em falar porque sou literalmente um apaixonado por viagem. Mas esses são apenas 5 dos milhares de benefícios de viajar sozinho

Leia também:

>> Por que viajar sozinho?

>> Viajar Sozinho de Moto: Vantagens e Desvantagens

Divide aí com a gente: você curte mais viajar sozinho ou em grupo? Como foi sua experiência em uma viagem solo?

Acompanhe as novidades e mais benefícios de viajar sozinho nas próximas publicações:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments