Pular para o conteúdo

Barraca da Helenita – o melhor pirão de Salvador 

Barraca da Helenita - o melhor pirão de Salvador 

A cultura gastronômica da capital baiana é impactante, entre tantas coisas que experimentei está o melhor pirão de Salvador, e com certeza é o da Barraca da Helita.

Moqueca, Acarajé, Carne de Sol, Arrumadinho, Passarinha, Biju e muito, muito mais. A culinária baiana é surpreendente e reflete muito da cultura da região. 

O que eu não sabia é que em Salvador e no recôncavo baiano se encontrava ainda mais particularidades do que no estado como um todo. 

Além do Azeite de Dendê popular nessa região, também conheci o melhor pirão de Salvador e aqui falo mais sobre ele e sobre a Barraca da Helenita. 

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Então vamos voltar ao tema da publicação.

O melhor pirão de Salvador é o da Barraca da Helenita 

Até chegar na capital baiana eu conhecia apenas o pirão feito a base do caldo de frutos do mar engrossado com farinha de mandioca. 

Antes de experimentar o melhor pirão de Salvador, ainda comi um incrível pirão de leite no Restaurante Encanto do Picuí que vou falar mais em outra publicação, então se inscreve ai para acompanhar. 

Então imagina chegar em uma cidade gastronomicamente tão rica e dar de papilas gustativas com esses super saborosos pirões que eu nem esperava conhecer, foi demais para mim e para O Mundo em Lanches na Expedição Farofa. 

Chega de enrolação, vamos lá. 

Barraca da Helenita

Outra coisa que achei interessante na capital baiana é que muitos restaurantes chamam: cabana ou Barraca da ou do fulana (o) de uma forma valorizada. 

É bom ter uma barraca ou cabana, tem um reconhecimento forte como algo aconchegante e acolhedor de sabor caseiro mesmo sendo profissional. 

É o caso da Barraca da Helenita, que conheci através da dica de um seguidor do O Mundo em Lanches no Instagram. 

Ele me passou diversas dicas, mas reforçou que eu teria que ir à Barraca da Helenita provar o melhor Pirão de Salvador. 

Como estou viajando para conhecer gastronomias regionais, eu fui. 

Neste caso a Barraca de Helenita é tipo uma barraca de praia mesmo. Mas com uma estrutura de restaurante e na lateral da praia. 

barraca da helenita
barraca da helenita

Uma tenda enorme protegendo os clientes do sol e da chuva. Muitas mesas. 

Além disso, o atendimento foi muito bom e rápido mesmo estando bem cheio em um sábado à tarde. 

No mesmo canto da praia que é tipo um deck extenso tem vários outros restaurantes barracas. 

Logo que cheguei, outras barracas tentaram me abordar e mostrar o cardápio, mas eu estava focado na Barraca da Helenita. 

Demorei um pouco para achar porque fica bem no meio de outras duas que são muito parecidas, então fica difícil ver a fachada dela.

As mesas de plástico são suficientemente confortáveis, na verdade eu até prefiro do que várias outras mesas e cadeiras de madeira que não dá nem para colocar a perna pra dentro mesmo sendo baixinho. 

O que eu achei interessante eram os garçons amontoados na janelinha onde eles passavam os pedidos para o pessoal da cozinha, às vezes ficavam tão concentrados lá esperando os pratos que esqueceram do salão. 

Em resumo a Barraca da Helenita é assim, simples mas acolhedora e com certeza um dos melhores restaurantes de Salvador no quesito comida saborosa. 

Onde fica?

Endereço: Av. Beira Mar – Ribeira, Salvador – BA, 40420-340

O melhor Pirão de Salvador

Comi alguns desses pratos pela cidade, mas o da Barracada da Helenita surpreendeu na primeira garfada. 

O melhor Pirão de Salvador é na verdade um Pirão de Aipim (ou mandioca) então o preparo é totalmente diferente do que eu estava acostumado que usa o caldo do peixe, camarão ou frutos do mar e depois é engrossado com farinha de mandioca. 

Neste caso é basicamente apenas leite, queijo ralado e aipim, além do sal, é claro. Bem simples e gostoso. 

pirão
pirão

E então você pede o melhor pirão de Salvador com algum acompanhamento, eu pedi com camarão, mas também vem carne de sol e linguiça defumada. 

Além do Pirão de Aipim com camarão tem apenas carne de sol, charque (ou carne seca), carne defumada, entre outros. É sempre bom dar uma olhada no cardápio atual antes de ir. 

Por que a Barraca da Helenita é tão boa?

Além de tudo o que já falei, eu achei a comida com gosto de caseira, sabe? Muito bem feita e caprichada, comida de quem gosta do que faz. 

Achei interessante que tem bastante opção no cardápio, fiquei com vontade de tudo, mas como fui sozinho o melhor pirão de aipim de Salvador com camarão foi mais do que suficiente, na verdade até sobrou. 

Na Barraca da Helenita, além deste prato você também encontra vários tipos de porções, diversas opções de escondidinhos, o delicioso arrumadinho e muito mais. 

Eu gostei muito, e você, já foi ou ainda vai? Conhece algum lugar ainda melhor, deixe ai nos comentários e não se esqueça de se inscrever e acompanhar as novidades:

Metodologia Marketing Digital por Rodrigo Schmiegelow - - o que me proporcionou ser nômade digital e conhecer tudo o que tem aqui no blog.
Metodologia Marketing Digital por Rodrigo Schmiegelow – o que me proporcionou ser nômade digital e conhecer tudo o que tem aqui no blog.

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Escritor do livro: O que a Estrada Ensina

Idealizador da dottie, uma assistente pessoal virtual que oferece suporte para que o Criador de Conteúdo entenda os resultados e saiba o que precisa fazer para alcançar seus objetivos, conheça!

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Neste ano estou com a Expedição Farofa: viagem solo de moto conhecendo culinárias regionais!

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram, TikTok e Youtube, além de acompanhar todas as novidades.

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
O Mundo em Lanches

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.