Comida Típica do Uruguai 10 Pratos Imperdíveis

comida-tipica-do-utuguai-10-pratos-imperdiveis

Um país maravilhoso, com litoral encantado e, mesmo relativamente pequeno, muito rico culturalmente, isso fica claro na comida típica do Uruguai com seus 10 pratos imperdíveis. Ah! Gastronomia Uruguaia, saudades. 

E como estou falando dos pratos uruguaios a partir da minha viagem de moto passando pelo país, vou dar dicar um pouco extremas de onde comer, então, se está indo para uma cidade específica e não tiver um local indicado, tenho certeza que vale muito a pena pesquisar onde encontrar a comida típica do Uruguai indicada aqui. Depois me fala o que achou 🙂 

10 imperdíveis pratos uruguaios 

  1. Asado – Parrilla Uruguaia
  1. Empanada
  2. Milanesa
  3. Panqueca com Massa de Alga
  4. Tartas
  5. Tortas
  6. Cachorro Quente
  7. Chivito
  8. Bolinho de Alga
  9. Alfajor 
  10. Doce de Leche

Conteúdo feito em conjunto com outros blogs

Antes de continuar, quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram, acompanhe todas as novidades e essa nova jornada com o resgate da moto.

10 imperdíveis pratos uruguaios 

Para falar o que comer no Uruguai, pesquisei um pouco de sua origem gastronômica. Lembrando que este não é um site sobre história e meu conhecimento no assunto fica restrito às buscas rápidas na internet. 

As duas maiores influências da gastronomia uruguaia são:

> espanhola, por conta da colonização (invasão) que conhecemos bem, 

> e Italiana com a imigração relativamente recente que aconteceu entre os anos 1880 e 1940 por conta de algumas crises neste país. 

Então carnes e massas em geral são encontradas em abundância no país. 

A carne se popularizou ainda mais porque a pecuária ocupa 80% do território uruguaio sendo um dos principais pilares da economia. 

Pela proximidade com o brasil os pratos uruguaios também têm uma leve influência do país e de outros da América do Sul, finalizando com um pouco da cultura indígina que resistiu aos acontecimentos históricos.   

Então vou começar com os pratos uruguaios mais famosos para chegar em alguns mais peculiares que me agradaram muito e, por fim, na sobremesa tradicional do país. 

Asado – Parrilla Uruguaia

Em uma região gaúcha a carne é coisa séria. Em um país gaúcho com 80% do território destinado à pecuária, não preciso nem falar. 

O Asado, nome dado à Parrilla Uruguaia, é muito especial. Diferente do churrasco que estou acostumado no Brasil, onde se usa carvão vegetal, a Parrilla usa brasa tirada da lenha no momento do preparo. 

Funciona mais ou menos assim: em um dos lados da churrasqueira (que é plana, sem o burcaco que temos no Brasil), eles colocam a lenha (pedaços de madeira) e os deixam queimar soltando algumas brasas. Essas brasas são puxadas para o lado formando um tipo de uma cama muito quente que fica alguns centímetros afastada da grelha com as carnes, massas e vegetais em acima. 

Eu achei um processo bem mais trabalhoso e demorado se comparado ao que estamos acostumados, mas vale muito a pena a espera. As carnes saem suculentas e em um ótimo ponto. 

Comi Asado uruguayo na casa de dois amigos e no Mercado del Puerto em Montevideo, então destaco algumas coisas que me surpreenderam bastante:   

  • Morcilla – linguiça de sangue é muito popular por lá. No primeiro lugar em que comi o Asado Uruguayo o pai do meu amigo fez duas opções, a morcilla salgada, mais comumente achada no Brasil, e uma versão da morcilla doce, com frutas cristalizadas, nozes e até chocolate. Nesta experiência comi com frutas, se não me engano com pêssego – o famoso durazno. 

Eu gostei muito, mas eu gosto de coisas diferentes. Se não tem problema com uma textura um pouco mais melecada, vale provar.    

  • Pimentão Recheado – nessa mesma parrilla provei o pimentão vermelho recheado com uma mistura de ovo, queijos, e alguns temperos. Ele fica um bom tempo sendo assado e achei incrível e surpreendente por não ter costume de ver legumes nos churrascos pelo Brasil – antes eu já fazia abobrinha, agora também estou fazendo o pimentão quando vou em algum churrasco. Tomo xingo? Tomo, mas só até ficar pronto e o pessoal experimentar. 
  • Bife de Chorizo – uma das carnes mais procuradas por lá junto com a costela uruguaia e o bife anchoo bife de chorizo, em geral, é muito macio, suculento e saboroso. Mesmo com pedaços generosos, ele desmancha na boca e não é atoa que é um dos cortes mais desejados no Asado Uruguayo

Empanadas

Uma massa um pouco grossa, recheada com os mais variados ingredientes e assadas, as empanadas uruguaias não surpreenderam se comparadas com as da Argentina e do Chile. 

Parece que este prato uruguaio não é feito com tanto carinho por lá. E olha que comi bastante empanada já que a encontrava em tudo quanto é canto e é relativamente barata.  

Mas, peço que deixe minha percepção de lado, esqueça o que eu falei, e vá de boca aberta experimentar essa iguaria. 

Milanesa

Por que um bife a milanesa, quase sempre de carne bovina, é considerado um dos pratos uruguaios

Porque é encontrado em todo lugar: embalados prontos para comer no mercado, em padaria, nos restaurantes e até com ambulantes. Pode estar em sanduíches ou com acompanhamentos, normalmente purê da batata. Se come muito milanesa no Uruguai

Além de ter diversos preparos diferentes: pode ter a casca mais fina, mais grossa, acompanhar molho, ter uma camada de qualquer coisa entre a carne e a farinha de rosca e assim por diante. 

Eu comi bastante milanesa por lá, quase todos muito bons. Mas o destaque foi em uma cidadezinha no interior quando estava indo para a Argentina. Inclusive a dona do lugar me deu um pouco de língua no vinagrete para eu provar, e estava incrível. 

Panqueca com Massa de Alga

Se teve algo mais saboroso e surpreendente que eu comi no Uruguai, não lembro. Até por isso esse prato entrou na lista, a panqueca com massa de alga não é um prato típico popular, mas só vi por lá, assim como outras massas feitas com algas que vou falar mais pra baixo. 

A panqueca com massa de alga era recheada de queijos e molho branco, experimentei no El Bar Valizas, na cidade de mesmo nome – tirando o El Bar. Vale muito a pena provar! 

Tartas – comida típica do Uruguai 

Logo que entrei no Uruguai por terra parei no vilarejo La Coronilla e no primeiro mercadinho já vi uma vitrine de tartas com sabores diferentes. 

As tartas são tortas mesmo, mas são as salgadas, as tortas são as doces. Um pouco confuso no começo, mas é uma iguaria tão popular que logo acostuma. 

Elas estão por todos os lados também, principalmente em mercadinhos e padarias. Não tem uma receita padrão tão definida, mas todas são bem baixas com massa macia e recheio de diversos sabores diferentes por cima, coberta com uma fina camada de massa ou queijo. São, em geral, bem leves e saborosas, além de ter um ótimo custo.

Tortas

As tortas são as doces e essas são ainda menos padronizadas, com muitas opções de massas e recheios. 

A que me chamou a atenção foi a Pasta Flora que dois novos amigos que estavam no Hostel Charrua faziam para vender nas praças e praias no final do dia. 

Com massa podre e recheios de um tipo de goiabada regional ou doce de leite, eram sucesso e vendiam quase tudo antes mesmo de saírem do hostel. 

O que comer no Uruguai, Cachorro Quente?? 

Cachorro Quente, quase tão mundialmente popular quanto a pizza, sua história mais comum é a de um imigrante Alemão que adaptou uma receita nos EUA e fez o lanche se popularizar rapidamente. 

Pancho o cachorro quente uruguaio
Pancho o cachorro quente uruguaio

Hoje é presente em muitos países mas, mais do que a pizza, as adaptações dessa comida de rua refletem muito as culturas locais. No Brasil mesmo, em cada região ou até mesmo cidade, tem suas receitas próprias. 

E é por isso que o trago como comida típica do Uruguai, o cachorro quente neste país é conhecido como Pancho e o que mais me surpreendeu foi a simplicidade. 

Com salsinha em uma estilo mais artesanal, mais firme por fora, extrapolando o pão brioche esticado, acompanha apenas um vinagrete ou chucrute, catchup, mostarda e alguma maionese que pode ser especial. Lógico que existem variações, mas esse foi o que mais encontrei e o que mais gostei. 

Leia também: Cachorro quente, comida típica de São Paulo.  

Antes de ir para os top 3 da comida típica do uruguai que fazer dois convites:

Primeiro, se inscrever na newsletter (é só clicar aqui e deixar seu nome e email), me dá uma força e ainda acompanha todas as atualizações de viagens, dicas, livros e muito mais. 

O outro convite é conhecer o trabalho de alguns amigos blogueiros que fizeram essa publicação em conjunto falando de gastronomia regional de lugares por onde passaram – prepare o guardanapo porque vai dar muita água na boca:

> Viajando com Moisés: Quais os Melhores Pratos da Comida Mineira

> Descobrir Viajando: Os melhores petiscos portugueses

> Iza do Blog Mundo Viajante: O que comer em João Pessoa

> Agarre o Mundo: Saboreando as delícias da dieta Mediterrânea 

> Viaje sem Pacote: Onde comer no Recife comida regional

> Destino de Casal: Comida Típica da Grécia

> Ouse Viajar: Comida Típica da Espanha 

> Qua Vontade de Viajar: Onde comer no bairro da Liberdade

> Viajando Colorido: Comida Afetiva

> Review de Viagem: Comidas de Praga e da República Tcheca

> Viagem e Cura: Comidas típicas da Bahia

Pratos Uruguaios: Chivito

No Chuí, na divisa entre Brasil e Uruguai, experimentei o Chivito pela primeira vez em uma barraca de rua, o pão não tão fresco, a carne ligeiramente dura e sem muitos outros acompanhamentos não me deram uma boa primeira impressão. Sorte minha. 

Na segunda vez que comi, em Paysandu, quase na divisa com a Argentina, o Chivito levava uma fina fatia de carne suculenta e saborosa, acompanhando presunto, queijo, ovo, tomate, cebola, maionese, em uma pão bem fresquinho, estava incrível e por isso que falo que foi sorte, se tivesse experimentado esse Chivito antes, iria querer comer um desses todos os dias. Foi só neste momento, quase saindo do país, que entendi a popularidade dessa comida típica do Uruguai. 

Também é encontrado em muitos restaurantes e barracas de rua. 

Bolinho de Alga

Em todo o litoral Uruguaio é fácil de encontrar os Bolinhos de Algas. Estão nos restaurantes e com os ambulantes nas praias das cidades mais movimentadas no lindo verão do país. 

De forma simplista é um bolinho feito de massa de farinha de trigo, leite, um pouco de fermento e algas (retiradas do litoral mesmo), fritos. Achei bem parecido com o bolinho de arroz que minha mãe faz, mas ao invés de arroz, tem essa deliciosa iguaria do mar. 

bolinho de algas
bolinho de algas

Eu gostei muito! Principalmente os bolinhos de algas fritos na hora que vem no saquinho de pão para secar um pouco a gordura. 

Alfajor 

Uma das sobremesas mais populares do país também está por todo canto. Por indicação do meu amigo Uruguaio, caso com uma amiga que trabalhou comigo, gostei muito do Marley – uma das marcas mais populares e mais bem recheadas com Doce de Leite.  

São dois biscoitos recheados com Doce de Leite e cobertos por chocolate, chocolate branco, ou açúcar. 

Doce de Leche

Em um país com uma pecuária tão rica, o Doce de Leite Uruguaio não poderia deixar de estar entre os destaques. Com muitas opções, é quase sempre fresco, suculento e saboroso. 

Qual desses pratos uruguaios têm mais curiosidade em conhecer? Conte aí nos comentários! 

Ah, e se inscreva em nossa newsletter para acompanhar viagens, dicas, culturas, livros, gastronomias e muito mais! 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andréa
1 mês atrás

Deu vontade de experimentar todos esses pratos! Engraçado que aqui na Espanha há um tipo de bocadillo chamado “chivito” e é bem parecido, realmente uma tentação.

Schmiegelow
Admin
Reply to  Andréa
1 mês atrás

Deve ser a influencia recebida no Uruguai!

Review de Viagem
1 mês atrás

Muito legal seu post sobre as comidas típicas do Uruguai. Tivemos a oportunidade de passar rapidamente pelo país em 2018 mas depois de ver tanta coisa gostosa já pensamos em voltar!

Schmiegelow
Admin
Reply to  Review de Viagem
1 mês atrás

Vale a pena!

kenia
1 mês atrás

Rodrigo, sempre digo que as comidas e as sensações que elas nos trouxeram é o que ficará na lembrança. Não estive no Uruguai, mas algumas destas comidas provei na Argentina e são mesmo deliciosas. Adorei o Post.

Schmiegelow
Admin
Reply to  kenia
1 mês atrás

Tem muita coisa parecida nos dois países. Obrigado pelo comentário!

Luana Ferreira
Luana Ferreira
1 mês atrás

Eu não conheço o Uruguai, mas pelas comidas típicas e pelos pratos imperdíveis que você citou, eu já estou montando um roteiro gastronômico. Obrigada pelo post tão completo.

Schmiegelow
Admin
Reply to  Luana Ferreira
1 mês atrás

Vale a pena conhecer o Uruguai e a gastronomia local!

Sabrina Albuquerque de Araújo Costa
Sabrina Albuquerque de Araújo Costa
1 mês atrás

Adorei tua seleção dos 10 pratos imperdíveis do Uruguai. Confesso que só conhecia dois e você me deu oito bons motivos para voltar.

Schmiegelow
Admin

Ótimos motivos!

MOISES BATISTA DA COSTA
MOISES BATISTA DA COSTA
1 mês atrás

Conteúdo muito legal sobre as comidas típicas deo Uruguai. Engraçado que já vi empanadas na América do Sul toda. Adoro elas

Schmiegelow
Admin
Reply to  MOISES BATISTA DA COSTA
1 mês atrás

Sim, as empanadas estão por todos os lados, mas cada país, ou até mesmo região dentro do país, tem suas particularidades.

Patrícia Veludo
1 mês atrás

Nunca me tinha debruçado muito sobre a comida típica do Uruguai e confesso que adorei saber um pouco mais sobre esta gastronomia que me parece que vou adorar quando experimentar. Só conheço mesmo o alfajor 🙂

Schmiegelow
Admin
Reply to  Patrícia Veludo
1 mês atrás

Com certeza vai gostar muito!

Iza
Iza
1 mês atrás

Que delícia, adorei esse post de comidas típicas uruguaias. Em 2020, pouco antes da pandemia, tive a oportunidade de conhecer o Uruguai, são sabores incríveis

Schmiegelow
Admin
Reply to  Iza
1 mês atrás

Com certeza, Iza! Obrigado pelo comentário!

Joyce
Joyce
30 dias atrás

Olha, está aí uma comida que preciso explorar um pouco mais, viu… a Uruguaia. Eu amo empanadas mas só comi na Argentina, deve ser parecido, né? Os bolinhos de alga me deram água na boca! Quero provar.

Schmiegelow
Admin
Reply to  Joyce
25 dias atrás

acho que na Argentina ainda levam um pouco mais a sério as empanadas no que no Uruguai. Os bolinhos de alga valem muito a pena;