Pular para o conteúdo

Comidas do Brasil: curiosidades sobre os pratos típicos do Norte

Comidas do Brasil: curiosidades sobre os pratos típicos do Norte
comidas do Brasil

Nossa parada de hoje é lá no topo do nosso país e vamos falar sobre um assunto delicioso: as curiosidades sobre os pratos típicos do Norte. Este é mais um conteúdo que mergulhamos nas comidas típicas do Brasil, conhecendo mais sobre a nossa cultura por meio da alimentação.

>> Leia em Português

Confira esta leitura que preparamos para você!

Quem sou eu?

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Antes dos pratos típicos do Norte, vamos conhecer essa região lindíssima

Primeiramente, vale a pena falarmos um pouquinho sobre essa região brasileira riquíssima em cultura e natureza.

Composta pelos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá, o topo do nosso país é rico em história, tem cenários de brilhar os olhos e pontos turísticos que atraem pessoas.

Mas, o que queremos mesmo contar pra você é que essa região tem uma influência direta com a cultura indígena.

Então, se olharmos um pouco para os hábitos dessas comunidades, vemos, principalmente, o consumo de alimentos vindo da caça e da natureza de forma geral. E essa característica é representada diretamente como a população dessa região se alimenta. 

Portanto, os pratos típicos do Norte são uma atração à parte e digo com propriedade que vale um tópico deste texto somente para ele. Eles são destaques das comidas do nosso país e são conhecidos do nosso país à fora. 

A origem dos pratos típicos do Norte

De acordo com relatos históricos e ao observar os hábitos indígenas de hoje, os primeiros habitantes do Brasil se alimentam, especialmente, de peixes e de mandioca. 

Então, quando olhamos para os pratos típicos do Norte, vemos visivelmente esses ingredientes. Eles estão presentes no tradicional bolo de macaxeira e nas diversas receitas com peixes que são comuns na região.

Em outras palavras, se você ama apreciar peixes e frutos do mar, posso dizer que os estados do Norte têm tudo para ser sua próxima parada

5 pratos típicos do Norte que você precisa conhecer

Apesar das diferenças sociais que são predominantes no nosso país, as comidas do Brasil são atrativas porque elas são simples, diversas e tem opções para todos os bolsos e gostos.

E, quando falamos dos pratos típicos do Norte, vemos opções mais segmentadas de acordo com os hábitos desse povo. 

Diante disso, apresentaremos logo a seguir 5 pratos típicos do Norte que você precisa conhecer!

Pato no tucupi

Antes de mais nada, comum na região do Pará, esse prato une o pato cozido com o tucupi, e é servido com arroz branco ou a popular farinha d’água de mandioca.

Caruru paraense

Esse é um dos destaques dos pratos típicos do Norte e é como se fosse um pirão, que é preparado com camarões secos, quiabo, farinha de mandioca, dentre outros ingredientes. Ele é servido com arroz e agrada a todos os visitantes. 

Pirarucu à casaca

Em continuidade a nossa lista de pratos típicos do Norte, vamos falar sobre o pirarucu à casaca. 

Quem não conhece o Pirarucu, esse é um dos maiores peixes de água doce do Brasil. Esse prato tem muitos temperos como colorau e também é uma atração à parte na bacia Amazônica. 

Tacacá

Enfim, esse delicioso caldo quente é feito com um misto de ingredientes fora de série. Estou me referindo a goma de tapioca, folhas de jambu refogadas e camarão. Ele é bem apimentado e faz parte da história de Belém. 


Bolo de macaxeira

Por fim, para fecharmos a nossa lista com chave de ouro, vamos falar sobre o bolo de macaxeira. É um prato típico do café da manhã ou lanche da tarde do pessoal do Norte e é maravilhoso.

Então, para finalizarmos, vale a pena a reflexão: as comidas do Brasil são nosso patrimônio nacional e elas refletem muito sobre nossa cultura, que é totalmente diversa e com traços de países do mundo inteiro.

Tem muito o que falarmos sobre esse assunto que eu adoro e, em breve, falaremos sobre pratos típicos de outras regiões do nosso país.

Obrigado por sua atenção e até a próxima!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x