O que comer na Namíbia com 10 pratos imperdíveis do país

o-que-comer-na-namibia-com-10-pratos-imperdiveis-do-pais

Um país rico culturalmente oferece muitas opções gastronômicas e aqui listo o que comer na Namíbia com os 10 pratos que mais chamaram minha atenção por lá. 

Sempre falo que a Namíbia foi minha melhor experiência de viagem por ter sido a cultura mais distante da que estou acostumado, mesmo tendo muita influência europeia. 

Na gastronomia da Namíbia não é diferente, há muita influência europeia e também asiatica, mas guardam um pouco de suas raízes como você verá nesse texto. 

Quem sou eu

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital, isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Fiquei 10 dias no país me movimentando muito entre as cidades e fazendo passeios turísticos, então pude conhecer algumas coisas de comer bem diferentes. 

Sem mais delongas, vamos à gastronomia da Namíbia. 

Vou começar com os pratos que não são tão típicos assim mas muito populares no país:

3 Pratos da Gastronomia da Namíbia globalizada

Comida Indiana

No Brasil não vemos muitos indianos residentes, mas em quase todos os países de língua inglesa que passei existe forte imigração dos cidadãos desse país. 

Na Namíbia não foi diferente, existiam muitos mercadinhos de proprietários indianos e a gastronomia da Índia também era muito popular por lá. 

comida-indiana
comida indiana

Logo que cheguei em Swakopmund vi um restaurante indiano que me chamou a atenção e fui conhecê-lo. 

O restaurante é o Garnish.

Endereço: Hendrik Witbooi, Swakopmund, Namíbia

Por lá comi Naan (o pão indiano) com Curry Indiano de Frango. Estava muito bom!  

Leia também: Deserto da Namíbia, Swakopmund

KFC – o que comer na Namíbia

Ah! Mas estamos falando de pratos típicos da Namíbia e você me vem com KFC? 

Sim! Por dois motivos:

O primeiro é que muita, mas muita gente, pratica o turismo de hambúrguer, isso é, visitam outros países e regiões e não provam a culinária regional. 

Eu concordo com isso? Assim, tento entender o lado das pessoas. Eu experimento de tudo (como vai ver mais pra frente neste mesmo texto), mas tem gente que não gosta, não está acostumada ou até mesmo tem alergia a certos alimentos então normalmente preferem hambúrgueres, pizzas e comidas mais parecidas com a de seu país de origem, então essa dica é válida!  

E como sabem, eu viajo para conhecer cultura e a gastronomia é uma das melhores formas de ter essas experiências, tem muita gente que não viaja para comer, o importante é se sentir bem e fazer o que gosta. 

O segundo motivo em listar o KFC é que, pela minha percepção, é uma das maiores redes de fast food na Namíbia

Inclusive tem KFC mas não tem McDonald ‘s na Namíbia e não achei o porque na internet.

Além disso, na sexta feira em que estive em Swakopmund o KFC servia como um ponto de encontro dos jovens que levavam suas bebidas e ficavam no restaurante se protegendo do frio. 

Advinha o que comi por lá? Sim, um sanduíche de frango frito com batata frita de acompanhamento.  

Endereço: 8G9H+P4P, Hendrik Witbooi, Swakopmund, Namíbia

Nando´s – o que comer na Namíbia

Uma rede de restaurantes sul africano com loja em Windhoek, capital da Namíbia. 

Também não é um prato típico da Namíbia, mas uma ótima opção para quem vai visitar a capital do país. 

Especializados em frango grelhado no estilo peri-peri, mesmo tendo nascido na África do Sul, tem seus pratos afro-portugueses como diferencial, isto é, comida portuguesa adaptada em Moçambique. 

Eu comi frango grelhado no estilo peri-peri (misturas de tempero saborosos que envolvem o frango) com alguns acompanhamentos como um tipo de maionese de repolho e um purê de batatas com molho de tomate. Gostei muito.  

Endereço: Independence Avenue Shop 341, Kutz House, Windhoek Namíbia 

Leia também: Transporte na Namíbia: Como ir de Swakopmund para a Windhoek

O que comer na Namíbia: muita influência alemã

Como o país foi colônia alemã, há muita influência desse país na gastronomia, inclusive tenho minhas dúvidas de quanto é influência e o quanto é imposição com pouca adaptação dos pratos. 

Sendo assim, há muitos restaurantes com pratos típicos alemães e eu evitei, mas para quem já conhece a comida alemã, essa é uma ótima pedida no país, e vai encontrar esses restaurantes por todo lado. 

Pratos típicos da Namíbia  

Nós que somos de um país miscigenado sabemos a importância de outras culturas que migraram ao longo dos anos, mas também sabemos como é importante manter as raízes e tradições locais. 

Em um passeio que fiz em Swakopmund conheci um prato que nunca imaginei que experimentaria um dia: 

Lagarta da Mariposa Imperador 

Quando falo que como de tudo, não estou mentindo. 

Sem ter pesquisado antes, descobri um passeio que visitava uma Township (comunidade) de Swakopmund e depois passava em um restaurante com comida típica da Namíbia com influência de tribos oshiwambo

Sobre as comunidades vou fazer um outro texto, este é sobre o que comer na Namíbia. 

lagarta-comestivel
lagarta comestível

Com o subtítulo já adiante, experimentei lagarta da mariposa imperador

Conforme o passeio entrava na comunidade paramos em um mercado aberto onde é vendido a lagarta desidratada, o que mais me assustou neste momento que vimos o que iríamos comer depois foi a quantidade de moscas em cima do produto. 

Para não me estender no assunto, vou escrever um outro texto apenas sobre as Lagartas de Mariposa Imperador. 

No final do passeio entramos no restaurante, bem aconchegante por sinal. 

Logo em seguida a proprietária já nos trouxe o espinafre (que também era vendido desidratado no mercado aberto), uma pasta de feijão, um tipo de uma polenta (farinha de milho cozido e engrossado na água), filé de frango e a estrela da refeição: a Lagarta de Mariposa Imperador refogada. 

As meninas que estavam comigo não experimentaram a Lagarta.

Eu logicamente experimentei. Antes de falar do que achei dela, estava tudo muito gostoso com temperos saborosos e não tão fortes. 

A lagarta, por incrível que pareça, era muito boa! Era tipo um salgadinho crocante e como tiram a gosma e as tripas antes de desidratar, ela não explodiu nem nada, era só a crocância salgadinha e saborosa. 

Com uma cervejinha dava para comer meio quilo dela brincando. 

Mais sobre esse passeio neste link.  

Braaivleis Katutura – o churrasco namibiano  

Em outro passeio que fiz, dessa vez a partir de Windhoek, a Capital da Namíbia, passamos próximos de algumas comunidades como Oshetu até chegar em um dos principais mercados da cidade: Oshetu Community Market, que ficava na periferia. 

Por lá também eram vendidas lagartas e espinafres desidratados, muitos grãos e farinhas, frutas, carnes que ficavam expostas em cima das bancadas sem refrigeração, além de legumes e verduras. 

Nos cantos do mercado ficavam os quiosques de Braaivleis Katutura – o churrasco namibiano. 

São bem parecidos com os nossos, feitos no carvão, quase sempre em espetos. A maior diferença são os temperos que usam, mais fortes do que o que estava acostumado por aqui. 

Endereço: Soweto Market F2HV+RVW

Carne de Caça – Gastronomia da Namíbia

Ainda sobre Braaivleis Katutura porém em uma edição um pouco mais sofisticada, turística e cara. 

No Joe`s Beer House experimentei carne de caça. 

Por lá servem um dos pratos típicos da Namíbia mais diferentes: uma porção com carne de órix, kudu, zebra, springbok e crocodilos.

Não sei se a cerveja especial vendida na casa atrapalhou um pouco meu paladar, mas não senti tanta diferença nas carnes servidas. Alguma eram um pouco mais fortes e mais duras, mas de gosto achei bem parecido com a bovina. 

E a de crocodilo um frango um pouco mais firme e diferente. 

Endereço: 160 Nelson Mandela Ave, Windhoek, Namíbia

Por lá fui acompanhado da Eva, amiga que fiz pelo Couchsurfing, saiba o que é e como funciona.

Comida Caseira

Essa só tive a oportunidade de experimentar por conta do Safari que fiz:

Safari para Conhecer Tribos Locais na Namíbia

Em uma das paradas em direção ao leste do país passamos uma noite em um pequeno hotel que já foi a casa da proprietária. 

Ela passou alguns anos na Inglaterra onde estudou um pouco de gastronomia e cozinhava muito bem. 

No jantar comemos uma deliciosa carne de panela com arroz e no café um caprichado prato com ovos, bacon, feijão, abacate e tomate. 

Comida do Safari

Em um país que o turismo na natureza é um dos principais pilares da economia, a comida do Safari se torna comida típica da Namíbia. 

Neste mesmo Safari passamos uma noite acampados no meio do mato do leste do país, próximos a Botsuana. 

Antes da tempestade deu tempo do nosso guia cozinhar um delicioso macarrão com legumes feito na panela de ferro e lenha recolhida na natureza. 

No café da manhã um pãozinho contado com deliciosos ovos mexidos. 

Frutos do mar no litoral – Gastronomia da Namíbia

E quando a pergunta é: O que comer na Namíbia? Sem dúvidas o meu prato preferido de todos, neste caso sem falar de experiências, isso é lembrando do sabor que mais me marcou, foram as Ostras com molho branco em Swakopmund.

A Namíbia também tem um litoral muito extenso, inclusive a jornada do Amyr Klink no livro: Cem dias entre o céu e o mar, onde ele relata a travessia do oceano Atlântico Sul de caiaque a remo começou neste país. Um dos meus livros favoritos. 

frutos-do-mar
frutos do mar

E por essa extensa costa que o paós também é muito rico em peixes e frutos do mar. 

Neste dia, além das deliciosas ostras gratinadas, também comi um peixe muito gostoso. 

Local: The Fish Deli

Endereço: 29 Sam Nujoma Ave, Swakopmund, Namíbia   

Cafés Especiais – o que comer na Namíbia

Finalizo com uma outra paixão que tenho reduzido bastante nos últimos tempos porque tomava em excesso: os cafés espressos em Windhoek

Assim como em Cape Town e em grandes metrópoles, existe uma tendência do consumo de cafés especiais em cafeterias gourmets. 

Na capital da Namíbia não foi diferente, era vários pontos com o café expresso muito bem preparado. 

Um dos meus preferidos pelo custo benefício foi o Slowtown Coffee Roasters.

Endereço: 130 Independence AveA gastronomia da Namíbia é muito rica e diversa e, com certeza, vai ter surpreender! Depois me fala o que achou aqui nos comentários.

Quer mais dicas de gastronomia regionais? Deixe seu nome e email e acompanhe as novidades de O Mundo em Lanches! 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments