You are currently viewing O que é a Carne de Sol e qual a diferença com a Carne Seca
O QUE É A CARNE DE SOL E QUAL A DIFERENÇA COM A CARNE SECA

O que é a Carne de Sol e qual a diferença com a Carne Seca

Outro prato muito popular no Maranhão e no nordeste como um todo é a Carne de Sol. 

Acabei não provando a Carne de Sol quando estava no Maranhão, mas tive a possibilidade de experimentar essa deliciosa iguaria em algumas oportunidade em São Paulo. 

Uma delas foi em um restaurante, que acabou fechando, mas que trazia vários ingredientes brasileiros em pratos dos estados, tinha prato com pequi, com tucupi e, claro, com carne de sol.

Leia Peixe assado do Maranhão

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nômade digital, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo: lugares, culturas, pessoas e gastronomias…

Eu tenho essa paixão por novidades desde meus 15 anos, quando surgiu o desejo de viajar. Depois de mais de 18 anos com isso apenas na cabeça eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me oferecem flexibilidade e fui para essa aventura.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Graças a essa flexibilidade, realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!

E siga o projeto O Mundo em Lanches no Instagram porque em breve continuo a viagem pelo Brasil! Além de me dar uma força para seguir nessa jornada 

O que é a carne de sol? 

A carne de sol nada mais é do que uma técnica de conservação da carne, mais popularmente a bovina, mas também é usada na suína, e até mesmo na de cordeiro (ovina). 

Em relação à bovina, pode ser feito com qualquer corte da carne como coxão mole, acém, alcatra e etc, o mais importante é que tenha uma boa qualidade e esteja fresca. 

A técnica consiste em usar um recipiente para salgar a carne nos dois lados, depois cobrir o recipiente, deixar a carne descansar por 12 horas e, por fim, deixar a carne curar por mais ou menos 48 horas em um varal na sombra – o tempo de coragem depende do clima da região, conforme mais quente e seco, mais rápido o processo.    

preparo-da-carne-de-sol
preparo da carne de sol

Quanto tempo dura a carne de sol?

Por estar extremamente desidratada, após fazer a técnica comentada acima, a carne de sol pode durar até 4 meses em temperatura ambiente.

Sabe quanto tempo dura uma carne sem essa técnica? Em média 4 dias! 

Como surgiu essa iguaria? 

Segundo a matéria da revista Super Interessante, a técnica é usada desde o século 17! 

É uma mistura de práticas dos índios, que secavam carnes no fogo, e dos portugueses, que usavam o sol como conservantes. 

carne-de-sol
carne de sol

Saiba porque a Carne de Sol tem esse nome

E qual a diferença entre a Carne de Sol e Carne Seca? 

A carne seca existe desde a pré-história, segundo historiadores, os primeiros registros dessa técnica datam de 12 mil anos atrás.

Alguns restaurantes vendem carne seca como se fosse carne de sol, mas as técnicas de conservação são diferentes. 

A carne seca, como o próprio nome já diz, é mais seca do que a carne de sol, e também mais salgada.

Nesta segunda técnica a carne é cortada em pedaços menores, se usa mais sal, depois são empilhadas e expostas por pouco tempo ao sol. 

Na carne de sol, o preparo é artesanal, com peças inteiriças e não sob a forma de mantas, diferentemente da carne seca, por conta disso costuma ser mais macias e humidas. 

Curiosidade

A carne de sol também pode ser chamada de carne de vento, carne do sertão ou até mesmo de Jabá. 

No sul do país, com o clima muito diferente do sertão brasileiro, a técnica foi adaptada e por lá é chamada de charque, a principal diferença que após salgar e descansar o produto, usam o calor da brasa para desidratar, o que muda bastante o gosto final por conta de defumação. 

E o que eu achei dessa iguaria? 

Em todas as experiências que tive eu gostei muito do prato que comi preparado com car de sol, sempre muito saborosa e macia, acompanhada de arroz ou purê de batatas. 

E você, já experimentou? O que achou?

Se você gosta desse assunto, recomendo que leia Doce de Espécie, o sabor especial do Maranhão

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments