You are currently viewing O que é o polvilhão mineiro, o biscoito de polvilho enorme de Minas Gerais
o que é o polvilhão mineiro

O que é o polvilhão mineiro, o biscoito de polvilho enorme de Minas Gerais

 O que é o polvilhão mineiro? O gigante biscoito de polvilho de Minas Gerais

Antes de pegar a moto e sair pela América do sul, fiz uma viagem por minas onde tive a oportunidade de saber o que é o polvilhão mineiro, uma das grandes surpresas gastronômicas de Minas Gerais. 

Antes de falar o que é o Polvilhão Mineiro, vamos a sua origem:

Biscoito de Polvilho de Minas Gerais

Também conhecido como Avoador ou Biscoito de Vento, o Biscoito de Polvilho é típico da culinária brasileira. 

Presente em boa parte do país, mas destacado na culinária da Bahia, Rio de Janeiro e, claro, Minas Gerais, o Biscoito de Polvilho leva em sua composição água, leite, óleo e polvilho azedo. 

o-polvilhao-mineiro
o polvilhão mineiro

Com esses ingredientes pode ser considerado um primo distante do Pão de Queijo – leia essa matéria – porém sua origem é desconhecida, sabe-se apenas que é bem antigo e que no Século XVIII já era servido aos senhores de fazenda em Minas Gerais. 

Se souber mais alguma coisa sobre a história dessa iguaria, compartilhe nos comentário. 

O que é o Polvilhão Mineiro

A partir de uma iguaria popular, vão surgindo algumas adaptações em receitas ou formatos. 

Foi o caso do Biscoito de Polvilho, alguns dos produtores fizeram uma versão no tamanho de um pão e transformaram em sanduíches. 

Eu conheci o polvilhão mineiro na padaria São Gabriel, a proprietária me ofereceu para provar de graça depois que comentei sobre o meu projeto O Mundo em Lanches. 

padaria-sao-gabriel
padaria São Gabriel

Ela também comentou que há dois anos atrás um restaurante mineiro ganhou a fase regional do Comidas di Buteco com um sanduiche usando essa iguaria, eu não encontrei nada a respeito mas estou muito curioso para experimentar o gigante biscoito de polvilho mineiro com recheio como a Carne de Lata da Dona Francisquinha, outra dica que a dona da padaria me ofereceu – vale a leitura. 

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments