O que é Tacacá, um prato delicioso típico do norte do Brasil, de origem indígena
Mais para baixo falo todos os ingredientes para saberem o Que é o Tacacá, prato indígena típico do norte do Brasil que pude experimentar quando fui para o Pará em uma viagem curta de recesso de final de ano no trabalho.

O que é Tacaca – prato típico do norte do Brasil
A cultura e a gastronomia que conheci no Pará surpreenderam muito, são bem diferentes de tudo o que já vi em outros estados.
Vou contar um pouco mais todas essas experiências – já falei da Estação das Docas e da Ilha do Marajó (A Ilha dos Búfalos), mas ainda falta muita coisa do que experimentei de culinária e de cultura do norte do Brasil.

>> Leia também: polpa de açaí do Pará
>> E a imperdível Maniçoba
Voltando, o que é o Tacacá, achei o prato bem interessante, diferente, colorido e muito saboroso. Ele vêm borbulhando de quente com um garfinho de madeira que tem apenas dois dentes, tive que aprender a usar olhando os vizinhos de mesa. No final queria mais, só não comi porque não sabia o quão forte é essa iguaria.
>> Siga a página do Facebook e acompanhe todas as publicações
Ingredientes deste delicioso prato
Goma de Tapioca – com textura de gosma é como se fosse a tapioca como conhecemos hidratada, por sua vez a tapioca é uma fécula extraída da mandioca e que neste prato surge do descanso no Caldo de Tucupi
Camarão Seco – é o camarão desidratado e salgado para preservar por mais tempo sem estragar, uma técnica trazida da África que é um toque especial – o que é Tacacá
Caldo de Tucupi – é extraído da mandioca brava depois de descascada, ralada e espremida, após tudo isso ainda descansa para separar a goma do líquido – que é o Tucupi – para ser cozido, eliminar o veneno e fermentar entre três e cinco dias antes de virar essa iguaria
Folha Jambu – é uma erva amazônica muito usada, mas muito usada mesmo, na culinária no norte do país. Ela tem um gosto forte, com leve amargor e traz uma sensação de dormência na boca.
>> No mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, você encontra todos esses ingredientes – saiba mais
Repito que o Tacacá é muito bom, vale experimentar se for para lá para o Pará (coloquei o estado de novo só pelo fonema .rs ).
E se não for para lá também consegue encontrar em São Paulo (onde conheço melhor), no Quintal Paraense, um restaurante de duas irmãs paraenses que oferece este e muitos outros pratos do que experimentei em Belém do Pará, vale conferir.
Leia 12 imperdíveis livros sobre viagem
Leia também:
>> O que é ser nômade digital?
- Somebody Feed Phil série documental sobre culturas e gastronomias regionaisVenha conhecer Somebody Feed Phil, uma série que fala sobre culturas e gastronomias regionais pelo mundo!!!
- Chivito o inesquecível sanduíche do UruguaiQuando falamos de uma viagem ao Uruguai, o que vem… Continue a ler »Chivito o inesquecível sanduíche do Uruguai
- O que comer na Namíbia com 10 pratos imperdíveis do paísVeja agora o que comer na Namíbia, 10 pratos que são imperdíveis e até mesmo diferentes na gastrônomia da Namíbia
- Sabia que se pode comer lagarta? Comida típica da NamíbiaSabia que existe uma lagarta que é comestível? Eu provei ela lá na Namíbia! Vem ver como foi essa experiência


Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos.