You are currently viewing Natal em Gramado, surpreendente e encantador
natal em Gramado

Natal em Gramado, surpreendente e encantador

Passei mais de 40 dias em Canela e peguei justamente as datas comemorativas de final de ano, então pude conhecer o Natal em Gramado e Canela, em especial o famoso Natal Luz da primeira cidade, simplesmente surpreendente e encantador. 

>> Read in English

Essa experiência aconteceu no início da minha viagem de moto onde passei pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, nessa ordem mesmo.

municipio-de-gramado
município de Gramado

Fiquei esse tempo todo na região porque consegui um trabalho voluntariado pelo Worldpackers, saiba mais aqui.  

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Voltando ao tema da publicação. 

Um espetáculo a céu aberto, o Natal em Gramado encanta por conta de seus detalhes. 

O que mais me surpreendeu em Gramado?

A cidade de Gramado na Serra Gaúcha, sabe muito bem como trabalhar o turismo de experiência criando ou se apropriando de datas sazonais onde sempre vira referência. 

Estive por lá no final do ano e como já falei algumas vezes neste começo do texto, me surpreendi muito com o Natal em Gramado e Canela. 

belezas-de-gramado
belezas de Gramado

Além dessa data para lá de especial, Gramado também é conhecida por outros eventos no decorrer do ano:

> Começando com a Páscoa – com seus estilo Europeu Ocidental, a cidade é sede de algumas das principais fábricas de chocolates do país, logo a páscoa não poderia estar de fora dos eventos destaque de Gramado – acontece entre os meses de março e maio

> No mês de julho hpa o Gramado in Concert – a famosa rua coberta de cidade vira palco de música erudita e também oferece oportunidade para jovens músicos do Brasil se apresentarem

> O Famoso Festival de Cinema de Gramado acontece em agosto – atrizes, atores, diretores e entidades do cinema brasileiro e estrangeiro se encontrar nos eventos do Festival de Cinema de Gramado

> Na sequência vem o Festival de Cultura e Gastronomia, que acontece em setembro

> Para celebrar o início da primavera, mal acaba do festival anterior e começa a Festa da Colônia, do final de setembro a início de outubro, celebrando a imigração alemã que deu forma a região 

> Finalizando o ano agitado, a partir do final de outubro, se inicia o famoso Natal Luz

Leia Cascata do Caracol em Canela

Sobre o Natal Luz

hard-rock-decoracao-natalina
Hard Rock com decoração natalina

Celebrado há quase 4 décadas, essa festa se inicia em outubro com várias atrações diferentes pela cidade, boa parte delas gratuitas. 

Estava lá no auge dos meus 30 e pouco anos e quando me chamaram para sair de Canela e ir conhecer o Natal em Gramado, achei que não seria nada de mais. 

Me enganei muito. O encanto começou pelas ruas das cidades. Cada detalhe parece muito bem pensado, as ruas todas iluminadas com luzes de natal, elementos natalinos em cada esquina, objetivos deste tipo também a cada 100 metros pela calçada. 

Casas, lojas e praças todas cheias de luzes natalinas. 

Caramba! Isso porque ainda nem tinha visto o show que aconteceu na biblioteca próxima a rua coberta. Todas as luzes da cidade se apagaram momentos antes e começou o show com a brincadeira com essas luzes, de repente um espetáculo teatral acontece com duendes e o Papai Noel nas varandas da biblioteca em estilo alemão, europeu ocidental de madeira. 

Olhei ao redor e vi a atenção das crianças e adultos que mal piscavam enquanto o show acontecia. Mágico. 

E isso porque foi o Natal Luz gratuito, tem uma versão paga que não consegui ir, por preço mesmo. 

Para saber mais acesse o site oficial e veja todas as atrações da próxima edição e valores de ingresso neste link aqui

Minha sensação no Natal em Gramado

Além de todo o encanto, acho que o que mexeu um pouco comigo foi estar longe da família nesta data especial. 

Foi a primeira vez em toda minha vida que passei um Natal sem estar com mãe, irmãos, avós, tios e familiares. 

A experiência não supre a falta, mas valeu a pena e é possível aproveitar sem abrir mão do aconchego familiar já que acontece por dois meses inteiros. 

Recomendo que leia Brusque, Santa Catarina

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments