Dá para ser nômade digital e ter rotina?

da-para-ser-nomade-digital-e-ter-rotina

O estilo de vida que consiste em viajar e trabalhar tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas se é possível ou não ser um nômade digital e manter uma rotina. 

Eu garanto para você que dá sim, e convido você a conferir esta leitura para entender quais são os caminhos para isso.

Vem comigo e… enjoy 🙂

Minha vida de nômade digital

Quem acompanha a minha saga, sabe que há algum tempo eu escolhi a vida de nômade digital para chamar de minha.

Sempre tive como meta viajar e conhecer culturas, e isso se tornou ainda mais forte quando eu tive a oportunidade de colocar em prática o projeto ‘O mundo em Lanches‘’.

Também no Instagram:

Nesse sentido, eu tive a oportunidade de estar em inúmeros destinos, conhecendo a cultura local, principalmente, por meio da alimentação.

Aproveite para conhecer meus últimos destinos percorridos durante a Expedição Farofa.

Mas, no meio de tudo isso, uma das coisas que priorizo é manter uma rotina, e eu vou explicar o porquê logo em seguida. 

Definitivamente, é preciso uma boa dose de disciplina, mas garanto que é realmente possível.

E o que é rotina?

Antes de explicar como manter a rotina sendo um nômade digital, vou te contar um pouquinho sobre o que é ter rotina e qual a importância dela para a nossa qualidade de vida. 

Segundo o nosso bom e velho dicionário, rotina é ter o hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineiramente.

Então, trazendo essa definição para a nossa vida, entendemos como rotina os hábitos que praticamos diariamente. 

Nesse sentido, estou me referindo a tarefas como se alimentar, dormir, trabalhar, praticar atividade física, além das outras coisas que você faz diariamente. 

Enfim, essa é uma maneira de deixar a nossa vida mais organizada e dar um conforto para o nosso cérebro, uma vez que ele funciona melhor quando temos uma rotina bem estabelecida.

Quais as vantagens de ter uma rotina?

Antes de mais nada, vou te contar uma coisa: você não precisa ter uma vida chata e cheia de regras para seguir uma rotina. 

Ser flexível é um dos pontos primordiais, inclusive, para você não se estressar em meio a tantos compromissos.

No entanto, quando existe essa previsibilidade em suas ações diárias, você consegue:

  • Estabelecer novos e bons hábitos: alguns estudos mostram que, quando você faz algo por 21 dias consecutivos, essa atividade se torna um novo hábito na sua vida. 
  • Você se tornará uma pessoa mais produtiva: seu cérebro sente um conforto danado quando ele já sabe o que vem pela frente. Com isso, você se sente menos cansado, procrastina menos e torna-se mais produtivo.
  • Tem uma melhor saúde mental: quando a nossa vida está mais organizada, nosso nível de ansiedade e estresse também abaixam. 

Por fim, enfatizo: a rotina tem que ser nossa aliada e não nossa inimiga, e dá para estabelecê-la de forma leve e gostosa.

A rotina do nômade digital

Quando falamos sobre a vida do nômade digital, sabemos que nós viajamos e trabalhamos ao mesmo tempo, e muito da nossa rotina é estabelecida de acordo com o tipo de atividade profissional que realizamos.

O grande desafio é saber equilibrar o tempo em que curte seu destino com a sua jornada de trabalho. 

Se por exemplo você trabalha em uma empresa de forma remota e cumpre jornada fixa de trabalho, você já tem uma previsão sobre horário em que deve começar e finalizar seu expediente.

Em sequência, os profissionais freelancers tendem a trabalhar quando fechar um novo job. E pode ser que passem períodos com muito trabalho e outros com pouco. Tudo vai depender da demanda.

Por fim, se você é um empresário, você tem diariamente tarefas a serem cumpridas. Pode ser que você precise trabalhar mais tempo do que se fosse um assalariado, mas mesmo assim dá pra inserir essa jornada em uma rotina.

Em todos esses exemplos, é fundamental ter organização, disciplina e compromisso. Essa é a maneira de você manter seus ganhos financeiros e evitar perrengues enquanto viaja.

Como estabelecer uma rotina sendo nômade digital?

Agora que você já entendeu a importância da rotina para a sua saúde, finanças e qualidade de vida, vou dividir 7 dicas de como estabelecer uma rotina sendo nômade digital.

  1. Durante os “dias úteis”, tenha um horário fixo para acordar.
  2. Estabeleça uma previsão dos horários para fazer suas refeições.
  3. Use agenda: o hábito de anotar suas tarefas e compromissos é importante para estabelecer sua rotina.
  4. Estabeleça os horários do seu trabalho. Se, porventura, um dia ou outro você não tiver um job para fazer, prefira usar esse tempo para estudos ou prospecção para não quebrar sua rotina.
  5. Tenha metas e objetivos, mas seja realista com seus limites.
  6. Avalie como você gasta seu tempo e faça ajustes em sua rotina se for necessário.
  7. Separe o tempo de descanso, lazer e passeios.

Por fim, seja gentil com você e estabeleça sua rotina de uma maneira que não cause uma sobrecarga. Lembre-se: ela é sua aliada, não sua inimiga. 

E, se precisar de ajuda para fazer essa organização, a ajuda de um psicólogo pode ser interessante.

Anotou as dicas? Agora, coloque-as em prática. Na sua vida de nômade digital, a rotina será importante para você viver o melhor dessa experiência. 

Nos vemos no próximo post!

Toda semana novas matérias, deixe seu nome e email e acompanhe as novidades!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments