Ganhar dinheiro como nômade digital: veja 7 maneiras

_ganhar.dinheiro-como.nomade_digital

O nomadismo digital é um dos estilos de vida mais almejados nos tempos atuais. Mas, a grande dúvida de quem está começando a entender sobre essa prática é compreender como ganhar dinheiro sendo nômade digital para sobreviver por tanto tempo em diversos destinos. 

Sim, nós sabemos que esse assunto gera diversos questionamentos, por isso queremos falar sobre ele com você. 

E, na verdade, a resposta é mais simples do que você pode imaginar: você pode ser tanto um nômade digital empreendedor, ou seja, que é dono do próprio negócio, ou funcionário de uma empresa, trabalhando no formato remoto. 

Mas, fique tranquilo. Nas linhas a seguir abordaremos essa questão de uma forma mais profunda.

Fique aqui com a gente e tenha uma excelente leitura!

Um pouco da minha história 

Em diversas outras oportunidades já contei aqui para vocês sobre como nasceu o meu sonho de viajar o mundo de moto, para conhecer culturas e pessoas através da culinária.

Mas, para que isso fosse possível, eu teria que adaptar o meu jeito de trabalhar para poder realizá-lo onde eu estivesse. E foi o que eu fiz!

Ou seja… eu sou publicitário e, com meu conhecimento profundo no assunto, criei uma empresa de mídia e business intelligence, prestando serviço para as agências de publicidade. 

Com isso, tive ainda a oportunidade de criar um curso de marketing digital e, somando todos os serviços que presto na área de comunicação, consegui chegar à renda que precisava para dar vida ao projeto ‘O mundo em Lanches‘. 

É claro que para isso precisei mudar um pouco meu estilo de vida, aprendendo a viver somente com o necessário, e tudo foi aí que tudo começou a se encaixar para o meu projeto de vida dar certo.

Essa foi a minha experiência, mas existem ainda outras possibilidades, sobre as quais falaremos logo a seguir.

1. Ganhar dinheiro como nômade digital sendo funcionário de uma empresa

Essa é a maneira teoricamente mais simples de ganhar dinheiro como nômade digital. Se a empresa que você trabalha é adepta ao trabalho remoto e você pode exercer sua função de onde estiver, seu problema está tranquilamente resolvido. 

Mas é importante que essa relação fique esclarecida e formalizada, pois você não pode correr a chance de ser convocado para um trabalho presencial enquanto estiver em outro destino.

2. Quero abrir um e-commerce 

Da mesma forma, outra maneira muito usual de ganhar dinheiro como nômade digital é abrir um e-commerce. Se o seu trabalho é exclusivamente on-line, dá para gerar negócios onde estiver, e você pode fazer isso viajando o mundo.

Mas é muito importante que o seu negócio esteja muito bem estabelecido antes de tomar essa decisão, pois os custos com viagens não são baixos, e é fundamental que sua receita esteja equilibrada para tomar essa decisão. 

3. Sou desenvolvedor de web ou de aplicativos

Ou seja, se você é um desenvolvedor autônomo, o seu trabalho pode ser realizado tranquilamente onde estiver, e essa é uma maneira atrativa para ganhar dinheiro como nômade digital.

No entanto, reforço mais uma vez que você tome a decisão de viajar enquanto trabalha somente depois de ter uma carteira de clientes e projetos, para evitar perrengues durante sua jornada.

4. Sou Social Media e quero ganhar dinheiro como nômade digital

Outra profissão muito promissora para quem deseja ser um nômade digital é a do social media. Novamente, é uma atividade que, na maioria das vezes, depende somente de um computador e internet. 

Portanto, dá para trabalhar de onde você estiver.

5. Redator ou diretor de arte

Mais duas profissões promissoras para quem é adepto ao trabalho remoto é a do redator ou diretor de arte autônomos. Você consegue prestar serviço para uma série de agências de publicidade ou empresas, e trabalhar de onde estiver. 

Novamente, é importante reforçar que seu trabalho é apenas remoto, para não correr o risco de ser convocado para uma reunião presencial para alinhar detalhes de um projeto.

6. Sou professor de idiomas

Mais um prato cheio de oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro como nômade digital é exercer a função de dar aulas de idiomas on-line.

Com a pandemia da Covid-19, esse estilo de aula se tornou ainda mais comum, e você pode tranquilamente fazer isso onde estiver.

7. Sou consultor

Você tem conhecimento avançado sobre um determinado assunto e quer transformá-lo em consultoria on-line? Então essa é mais uma forma de ganhar dinheiro como nômade digital.

O mais interessante é que você pode ser consultor em diversos segmentos, como em viagens, relacionamentos, finanças, marketing, dentre tantas outras possibilidades.

Dica final

Para concluirmos, é importante reforçar algo decisivo. Tenha seu modelo de negócio muito bem estruturado antes de colocar em prática a ideia de viajar e trabalhar. 

Além disso, como já comentamos por aqui, é importante também que tenha um planejamento financeiro para fazer essa ideia dar certo. 

Assim, você foge dos perrengues e realiza o seu sonho de se tornar um nômade digital

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments