
Quando falamos a palavra viagem, já imaginamos uma porção de cifrões por cima dela, e seria ironia da minha parte dizer que na vida do nômade digital isso é diferente. Só de sairmos de casa para passarmos um certo tempo fora, já temos custos básicos como os com hospedagem e alimentação. Mas a boa notícia é que, com algumas dicas, dá sim para economizar. Por isso, vou dividir minha experiência com você para ser um nômade digital gastando pouco.
Ah! Antes de continuar, tenho participado sobre algumas matérias sobre o tema Nômade Digital, deixo o convite para a leitura nos links abaixo:
- Forbes – Anywhere office: como trabalhar de onde você quiser
- Conta Simples – Anywhere office: tendência ou modismo?
>> Read in English
Este ano como Nômade Digital estou fazendo uma Road Trip de moto pelo Brasil para conhecer Lugares, Pessoas, Culturas e, principalmente, Gastronomias Regionais, o nome dessa etapa da minha jornada é Expedição Farofa (clique e saiba mais). Aos poucos estou reportando tudo aqui no blog (entre na newsletter e receba as dicas e relatos antes de todo mundo) e com mais agilidade Instagram oficial do O Mundo em Lanches
Anote aí e use-as no seu próximo destino. Tenha uma excelente leitura!
Uma das coisas que mais me preocupa nessa busca por ser um nômade digital gastando pouco é que sempre existe uma variação enorme de preços entre um bairro ou outro nos países que fazem parte da minha rota.
Tenho tido cada vez mais a consciência que, mesmo planejando muito bem uma viagem, na hora que chego no destino sempre há situações fora do esperado, inclusive com relação aos custos financeiros.
Então, por mais que eu pesquise muito, os custos de alimentação e hospedagem estão totalmente relacionados às regiões por onde nos instalamos. E, como viajantes, acabamos escolhendo locais mais centrais para facilitar a vida durante essa jornada, o que acaba saindo um pouco mais caro.
Eu sinto bastante essa diferença entre os supermercados, principalmente aqueles pequenos ou expressos, que facilitam a nossa vida, porém cobram bastante por isso.
Leia também:
Destinos no Brasil para Nômades Digitais
Os melhores países para o trabalho remoto
A hospedagem é um ponto decisivo para ser um nômade digital gastando pouco
Ferramentas como o airbnb e o booking ajudam muito a economizarmos. Isso porque, quando falamos em estadia, os valores podem variar bastante, e elas nos mostram os locais mais em conta. Por isso, a dica é:
- Antes de fechar a hospedagem, verifique com o proprietário ou recepção se existe desconto para uma estadia longa.
- Veja se está incluso no pacote itens como estacionamento, wi-fi, cozinha, entre outros.
- Prefira locais que tenha, como mencionamos no item anterior, cozinha disponível, por ela vai ajudá-lo a ser um nômade digital gastando pouco com a alimentação.
Leia também: Como escolher sua hospedagem no Airbnb
Por fim, é importante destacar que se hospedar em um local longe de tudo, por ser mais barato, é uma economia que pode custar caro. Prefira estar mais próximo de supermercados, farmácias e dos locais que deseja visitar. Você lembrará desta dica quando estiver no seu próximo destino 😉
Saiba como gastar pouco com alimentação
Eu sou apaixonado por gastronomia, então é claro que já vou para um destino ansioso para provar os pratos típicos de lá. Por isso o equilíbrio é tão importante!
Conheça o projeto O Mundo em Lanches.
Portanto, o que eu faço é me planejar para intercalar entre a comida que eu mesmo faço com a do comércio local.
Por exemplo: se vou em um restaurante que sei que será bem servido, espero que o que cozinhei acabe para levar uma marmitinha para “casa” e aproveitá-la no dia seguinte.
Já nos supermercados, dá para observar os itens que são mais em conta, e dar preferência a eles. No Chile, por exemplo, eu troquei o arroz pela batata.
Leia também: Como me tornei Nômade Digital
Dá para ser um nômade digital gastando pouco, e para isso uma dose extra de imaginação pode ser sua grande aliada!
Gostou das dicas? Se tiver ideias diferentes das que eu postei, compartilhe com a gente nos comentários. E aproveite para seguir O Mundo em Lanches também no Instagram.

Quem sou eu?
Antes de continuar deixei eu me apresentar.
Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.
Escritor do livro: O que a Estrada Ensina
Idealizador da dottie, uma assistente pessoal virtual que oferece suporte para que o Criador de Conteúdo entenda os resultados e saiba o que precisa fazer para alcançar seus objetivos, conheça!
Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.
Neste ano estou com a Expedição Farofa: viagem solo de moto conhecendo culinárias regionais!
Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram, TikTok e Youtube, além de acompanhar todas as novidades.
Acompanhe pela newsletter:

