Saiba tudo sobre a Festa de São João

SAIBA-tudo-sobre-A-festa-de-sao-joao

O Brasil é conhecido como o país do Carnaval, mas se tem outra comemoração que os brasileiros sentiram falta durante os dois anos de pandemia é a do tradicional arraial que acontece nos meses de junho e julho. A popular Festa de São João é nosso grande xodó, e hoje eu vim aqui falar sobre esse assunto delicioso. 

Fique aqui com a gente e aproveite para saber tudo sobre este tema que rende horas e horas de uma boa conversa.

A origem da Festa de São João

Para começarmos, em 24 de junho a igreja católica celebra o dia de São João Batista, que foi o santo responsável por dizer em alto e bom som que Cristo chegou para nos salvar. 

E como os portugueses são tipicamente católicos, na época que vieram para o nosso país trouxeram com eles a cultura em celebrar essa data. 

Para se ter uma ideia, naquele tempo a Festa de São João era chamada de Festa Joanina, para fazer realmente a menção ao santo. 

Mas, depois, passou a se chamar Festa Junina, justamente por acontecer em junho. E foi aí que ela passou a englobar outras celebrações católicas, como o Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, e o Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. 

E embora a Festa de São João aconteça em todo o Brasil, é no nosso Nordeste que a comemoração é mais intensa.

Durante o mês inteiro de junho são realizadas as festas juninas, que vêm para comemorar as chuvas que salvam as lavouras e, consequentemente, contribuem para a economia girar. 

E o que tem na Festa de São João?

Afinal, o que faz da Festa de São João uma comemoração tão especial? Na verdade, na verdade, é o pacote de atributos que vem com a celebração, envolvendo música, comida gostosa, decoração e muito mais.

E o que não pode faltar na comemoração?

A fogueira

Antes de tudo, a Festa de São João não acontece sem uma linda fogueira, considerada um dos símbolos da festividade. Ela combina com a quadrilha, esquenta os convidados e dá aquele clima gostoso que a gente conhece. 

Comidas típicas da Festa de São João

Em sequência, se tem uma coisa que todo mundo ama é o cardápio das festas juninas. Ele reúne pratos feitos com milho, tais como bolo, pipoca, canjica, dentre outros, assim como vinho quente e quentão, arroz doce, paçoca e muito mais.

Cada região do Brasil faz pequenas adaptações na hora de preparar a comida, mas a base é basicamente essa que comentei acima. 

Fogos de artifícios

Acima de tudo, na festa junina é comum vermos um show de fogos lá no céu e, segundo a crença, eles são para despertar São João. 

Arraial

Chamamos de arraial o espaço onde acontece a Festa de São João, ou seja, é aquele em que decoramos com bandeirinhas, palhas, balões e outros itens. 

Quadrilha

A famosa dança é popular na Europa e veio para o Brasil junto com os colonizadores portugueses. Ela se tornou uma das tradições das festas juninas. 

Música

A música caipira, o frevo e todas as derivações do forró são os ritmos mais tocados na Festa de São João, assim como as populares “marchinhas juninas”que são marca registrada da festividade. 

Mastro de São João

Por último, nas festas juninas do Nordeste, é erguido o Mastro de São João para parabenizar os três santos que dão origem às festividades. Em outras palavras: esse é um momento super esperado por quem frequenta as festas.

Uma festa para todos

Por fim, embora a Festa de São João tenha origem Cristã, ela se tornou uma celebração para todos. O que prevalece nela é a alegria contagiante, que pôde se espalhar por todo o nosso país, tornando-se um símbolo cultural.

E você, é fã dessa festividade? Conte aqui pra gente, nos comentários!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments