17 Imperdíveis Praias do Uruguai em uma Road Trip

17-imperdiveis-praias-do-uruguai

Algumas pessoas nem imaginam, mas as praias do Uruguai são lindas.

Consegui passar em quase todas já que o país não é grande e estava de moto em uma Road Trip, então nessa publicação você vai ficar sabendo como o litoral uruguaio é lindo. Com certeza vale muito a pena conhecer.   

17 Imperdíveis do Praias do Uruguaiem uma Road Trip

  1. La Coronilla 
  2. Punta del Diablo 
  3. Valizas
  4. Cabo Polônio 
  5. Punta Rubia
  6. La Pedrera
  7. La Paloma
  8. José Ignácio 
  9. Santa Mônica
  10. Punta del Este
  11. Chihuahua
  12. Punta Negra
  13. Punta Colorada
  14. Piriapolis 
  15. Playa Verde
  16. Solis
  17. Atlântida

Se tem um povo que valoriza o verão, esse povo é o Uruguaio. Em minha viagem de moto passando pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, estive no país bem na virada do ano e pude viver um pouco desse concorrido momento na costa uruguaia. 

Praticamente todas as cidades e vilarejos estavam lotados, em muitos deles, sem opções de estadia. 

Esse foi um dos motivos pelo qual acelerei minha ida a Montevideo, conheça 16 pontos turísticos dessa cidade. A partir da capital do país, voltei um pouco para conhecer as praias do Uruguai que ainda não tinha visto. 

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

E sabe porque as praias do Uruguai ficam tão cheias no verão?

Porque o inverno no país é rígido e venta muito, então a população local aproveita bem os poucos meses em que o sol e o calor prevalecem – inclusive falei um pouco sobre isso no link de Montevideo (que deixei acima).

Antes de continuar, quem sou eu

Voltando às praias do Uruguai, é difícil escolher uma favorita, então vou listar na ordem geográfica partindo do Brasil deixando minha opinião sobre cada uma delas. 

Praias do Uruguai: conheça o lindo litoral Uruguaio

Antes mesmo de entrar oficialmente no país já tive o primeiro impacto no Chuí, na fronteira entre os países. 

chui
chui

Por lá a praia já foi no estilo das primeiras cidades litorâneas uruguaias, mas não vou adiantar o que vem pela frente.

A entrada no Uruguai

Estava meio tenso por ser minha primeira passagem por uma fronteira por terra entre países, mas foi bem tranquilo, apresentei os documentos exigidos – vale sempre olhar no site do governo local – deram uma olhada bem por cima em minha bagagem e entrei!

1. La Coronilla 

Menos de 25 quilômetros depois que entrei no país, já com fome, avistei o primeiro vilarejo bem pequeno, La Coronilla. 

Segundo o Wikipedia, esse charmoso vilarejo tem 500 habitantes. 

Parece até um condomínio de casas, com as cabanas pequenas, mas muito bonitas, praticamente sem portões, com jardins espalhados pela rua de asfalto bem conservado. 

Estava do lado direito da rodovia para quem vai para o sul, atravessando a estrada encontrei uma bela e extensa praia de areia escura.  

Minha primeira refeição foi uma tarta, entenda o que é veja 10 pratos imperdíveis do Uruguai nesta matéria

2. Punta del Diablo 

Nesta road trip pelas praias do Uruguai, a primeira em que passei algumas noites foi Punta del Diablo. 

Muito procurada por sua proximidade com o Brasil, tem estilo totalmente diferente do que estamos acostumados na gigante costa brasileira. 

Leia também: Como é Punta del Diablo – litoral do Uruguai

Me impressionou o charme das cabanas, dessa vai mais evidenciada pela quantidade de construções neste estilo – o mesmo estilo que encontrei no Chuí

punta del diablo
punta del diablo

O que são as cabanas? São casas pequenas em estilo um pouco rústico e telhados que podem aproveitar de matérias orgânicas ao invés de telhas. 

Com muitas curvas e algumas pequenas montanhas, essas construções formam um cenário único com o mar azul escuro de fundo. 

Coincidentemente 2 dias antes de chegar no vilarejo, descobri que uma prima estaria por lá e a encontrei com mais duas amigas para aproveitar a região com elas. 

Conhecemos algumas das praia de Punta del Diablo durante o dia e noite alguns barzinhos e restaurantes no centrinho bem estilo litoral com uma rua principal movimentada com algumas opções de comes, bebes e artesanatos.   

3. Praias do Uruguai – Valizas

Valizas é ainda mais rústico com a rua principal de terra, muitos hippies em uma agradável atmosfera com música ao vivo por todos os lados. 

Essa rua de terra é também a principal, onde está o comércio, os bares e restaurantes e o acesso a essa bela praia do Uruguai. 

Passei pouco tempo por lá, onde reencontrei uma amiga que fiz na Praia do Rosa, conheci mais três amigas dela e caminhamos pela praia até o Cerro De La Buena Vista, passeio imperdível na cidade. Por lá vimos a praia Barra de Valizas enquanto caminhávamos em uma leve garoa. 

No topo do Cerro pudemos avistar meu próximo destino: Cabo Polonio.   

4. Melhor experiência entre as praia do Uruguai: Cabo Polonio 

Uma das praias uruguaias mais procuradas da atualidade: Cabo Polônio, que é na verdade, um povoado do país.

Seu nome vem de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735.

Distante 7 quilômetros da estrada mais próxima, o acesso acontece por cavalos ou carros 4×4. 

cabo-polonio
Cabo Polonio

Nas duas vezes que acessei, peguei pequenos caminhões adaptados para rodar esses 7 quilômetros pelas pequenas dunas que separam a região habitada de estrada, na época custou 250 pesos ida e volta. Também paga para deixar o carro no estacionamento do Parque Nacional Cabo Polonio, cerca de 200 pesos a diária. 

O Parque Nacional Cabo Polonio é uma região protegida pelo governo do país fazendo parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai (SNAP). 

O que torna a região ainda mais rústica. É visível como os moradores preservam a região. 

Por lá não tem energia elétrica, o pouco que conseguem vem de geradores solares, eólicos ou de outros tipos. 

O que deixa a região ainda mais charmosa a noite quando os bares e restaurantes acendem velas e suas entradas de várias formas criativas como aproveitando galões de água vazios para proteger as velas do vento. 

Passei uma noite no povoado em um hostel com as amigas que reencontrei em Valizas. Aproveitamos alguns luais, música ao vivo em bares, entramos em um barzinho e até em uma balada (conhecidas como boliche na região).

Durante o dia aproveitamos o sol na tranquila praia La Calavera, andamos pelo pueblo histórico, onde também almoçamos (tem bastante opção de restaurante – só não costumam aceitar cartão por conta da energia elétrica e fraco sinal de celular), observamos os milhares de lobos marinhos em sua reserva especial e nos encantamos com a linda vista já com o sol baixo ao subir no Farol de Cabo Polonio (custa mais ou menos 25 pesos).  

Com certeza vale muito a pena conhecer Cabo Polonio, eu mesmo fui duas vezes.  

5 Punta Rubia

Uma amiga de trabalho ia passar o ano novo com seu esposo uruguaio em Punta Rubia, então reservei um hostel na região. 

Punta Rubia já começa a ter uma mistura entre as cabanas rústicas e casas em estilo mais moderno. 

As ruas bem desenhadas são tranquilas com uma descida bem íngreme antes da praia. 

Há uma extensão bem grande de areia até chegar ao mar com águas mais escuras e agitadas. 

Por lá passei a virada do ano. Como estava em um hostel na casa de uma família, aproveitei um pouco os momentos antes da meia noite com eles que fizeram um assado e acenderam uma fogueira, bem típico no Uruguai.

Um pouco antes da meia noite resolvi descer para a praia, como costuma fazer no Brasil, mas as ruas estavam completamente vazias. Conseguia ver um pouco de movimento nas casas, com as famílias se preparando para a virada, mas ninguém na rua. Foi bem estranho. 

Cheguei na casa que minha amiga estava alguns minutos depois da virada, ceei com eles, brindamos um vinho e depois fomos para a casa de um amigo do Jorge, o esposo uruguaio em La Pedrera

6 Praias do Uruguai – La Pedrera

La Pedrera e Punta Rubia são grudadas uma na outra, pela praia, o que separa é uma parte com algumas pedras e uma pequena duna. 

Fomos caminhando mesmo. La Pedrera é um pouco mais estruturado com uma rua central grande cheia de comércios, bares, restaurantes e baladas. 

Algumas casas por lá são tombadas com estilo, provavelmente, do século XVIII. 

Viramos a noite na casa do amigo do meu amigo que virou meu amigo, com assado e cerveja. 

Ao amanhecer pude ver a bela praia de água azul escura e areia clara. 

A região estava bem agitada e foi a primeira vez que vi como a vida noturna começa tarde no Uruguai, as baladas começam a ficar movimentadas depois das 2 horas da manhã. 

7. La Paloma

La Paloma é a primeira cidade um pouco maior desde a fronteira com o Brasil. 

Passei um dia lá para abastecer a moto (apenas lá tinha posto de combustível e estava bem cheio, por sorte tinha bomba separada para motos – não me pergunte porque). 

Também aproveitei para sacar dinheiro. 

Lógico, conheci a praia, a que fui não era tão bonita, com areia escura e grossa, como pequenas pedras, Praia Las Rocas, próxima do farol do Cabo de Santa Maria. 

Eu acho que tem praias mais bonitas por lá, se conhece deixe nos comentários. 

O que mais me surpreendeu em La Paloma foi a cidade em um estilo Flórida que vejo nos filmes (não conheço), com ruas largas, muitos coqueiros e carros importados passando perto da costa. 

O país é pequeno, mas as praias do Uruguai surpreendem principalmente pela mudança no estilo arquitetônico e perfil de pessoas que frequentam. 

8. José Ignácio 

É interessante como o estilo das pessoas que frequentam parece que vai mudando com algumas regiões migratórias. Tinha comentado que em Punta Rubia existia um mix de cabanas com casas mais modernas, em La Pedrera havia algumas casas bem antigas, mas a maioria já era mais moderna. Em La Paloma eu vi nos carros uma certa migração de classe social com carros populares e importados nas ruas. 

Quando cheguei em José Ignácio de passagem, só via carros importados com casas maiores, pequenos prédios de luxo e muita riqueza financeira (em outras palavras, ostentação) por todos os lados. Restaurantes, bares e quiosques. 

Passei rapidamente para ver a praia, tempo apenas para tirar algumas fotos e partir para a próxima. 

9. Santa Mônica

Em Santa Mônica nem desci da moto, fui dirigindo a moto em minha road trip passando pela extensa e agitada praia pouco habitada. 

10. Punta del Este continua sendo o grande point do litoral Uruguaio

Uma cidade enorme e muito agitada. Punta del Este foi a cidade litorânea que menos surpreendeu por ser um estilo encontrado em diversos outros lugares. 

Grandes construções, muito movimento, muito carro, trânsito, pessoas estressadas.Vou parar de falar para você ter suas próprias conclusões. 

As duas principais praias que vi são muito bonitas com areia clara e água esverdeada. Consegui um lugar para parar a moto e tirar uma fotos.   

11. Chihuahua

Ainda fazendo parte de Punta del Este, a praia uruguaia Chihuahua é uma praia de nudismo perto do principal centro litorâneo do país. 

12. Praias do Uruguai – Punta Negra

Saindo do maior centro turístico do litoral uruguaio dei de cara com Punta Negra depois de um desvio da estrada. 

punta-negra
Punta Negra

É uma linda praia bem tranquila de areia escura. Por lá não vi muitas casas e lugares para ficar. 

Na areia da praia tinha algumas famílias aproveitando o dia com pouco movimento na região.  

13. Punta Colorada – a praia Uruguaia que mais me encantou 

Já cansado de um dia longo de estrada nessa road trip (Viagem de Moto passando pelo Uruguai, Argentina e Chile) cheguei nas curvas incríveis de Punta Colorado no litoral Uruguaio. 

punta-colorada
Punta Colorada

Dentre as praias do Uruguai, com certeza essa foi a que mais me surpreendeu. 

O sol já baixo das 18 horas iluminava a cidade deixando tudo alaranjado, o mar refletindo a luz solar ficava prateado. Em cada curva que eu fazia conseguia avistar uma praia de areia amarela escura, meio alaranjada, e água escura. 

As casas não tinham portão, não eram tão rústicas nem tão sofisticadas, sendo um meio termo de tudo o que tinha visto no Uruguai até então. 

Parei a moto no topo de uma colina onde podia ver o mar, a praia e parte da cidade

Mas precisei seguir viagem porque não tinha nada reservado para aquela noite e todos os hotéis que comecei a passar para ver se conseguia uma diária já estavam cheios.  

14. Piriapolis 

Depois de Punta del Este, é a segunda maior cidade que passei pelo litoral uruguaio. 

Porém com menos prédios gigantes e menos luxo. Um pouco mais charmosa com uma larga avenida com algumas curvas beirando a costa em uma praia de areia clara. 

Gostei muito da cidade também, mas também não tinha mais vaga em nenhum dos hóteis que tentei. 

O que mais surpreendeu em Piriapolis foi o magnífico Pôr do Sol com o sol mergulhando no horizonte do oceano e todos na rua aplaudindo e comemorando este momento. 

Conversando com minha amiga que reencontrei em Valizas, consegui uma cama no hostel que ela estava em Montevideo (o que fazer em Montevideo: 16 pontos turísticos imperdíveis), então dirigi mais algumas horas até a capital do país. 

Praias Imperdíveis do Uruguai em uma Road Trip parte II

A ideia inicial era dormir no caminho para continuar conhecendo o litoral uruguaio, mas como não consegui hospedagem, tive que mudar os planos e continuar a jornada em outro dia. 

Neste segundo momento fiz apenas um bate volta passando por algumas praias que queria conhecer. 

15. Litoral uruguaio – Playa Verde

A Praia Verde também foi muito legal. Fica depois de uma pequena trilha. Também é muito bonita e com vegetação rasteira ao redor.

16. Praias do Uruguai – Solis

Bem na divisa entre as províncias Maldonado e Canelones, essa pequena cidade é a última litorânea de Maldonado

O que gostei foi do rio Arroyo Solis, então as águas se misturam em uma parte com bastante vegetação. 

A areia bem clara e águas rasas por alguns bons metros fecham o charme dessa região.  

17. Litoral uruguaio – Atlântida

Atlântida já é bem pertinho de Montevideo

A praia fica atrás de uma pequena montanha de areia clara, então parei a moto por ali, subi e desci a montanha para observar. 

A água é escura, mas 

Também passei pela praia Uruguaia Cuchilla Alta e mais algumas mas a matéria ia ficar muito grande. 

Também vale muito conhecer Laguna de Rocha, uma área de preservação ambiental com uma enorme lagoa muito bonita logo nos primeiros quilômetros do país. 

laguna-de-rocha
Laguna de Rocha

E você, já conhece o litoral Uruguaio? Ou o que quer conhecer por lá? Deixe nos comentários. 

Também deixe seu nome e email para acompanhar as novidades – a viagem continha:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments