Pular para o conteúdo

5 coisas que não te contaram sobre o Jalapão

5 coisas que não te contaram sobre o Jalapão

Que este parque estadual é incrivelmente único você já sabe, mas agora apresento 5 coisas que não te contaram sobre o Jalapão.

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

O que é o Parque Estadual Jalapão

Localizado na região Oeste do Tocantins, o estado mais novo do Brasil, o Jalapão é uma unidade de conservação brasileira. 

Com quase 160 mil hectares é o maior parque estadual do Estado e já foi cenário de novelas como Do Outro Lado do Paraíso e do Reality Show Survivor: Tocantins

O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins (onde fiquei hospedado no Hostel Girassol), Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.

Mas vamos lá:

5 coisas que não te contaram sobre o Jalapão

@omundoemlanches 5 coisas que não te falaram sobre o Jalapão. esse paraíso natural guarda muitas surpressas. #jalapao #expedicaofarofa ♬ som original – O Mundo em Lanches

1 é caro e tem motivo

Para chegar nas principais atrações só de 4×4 e é verdade mesmo, falo isso porque já fui em outras regiões que para vender passeios turísticos as companhias falavam que só de 4×4 mas quando fazia o passeio não era bem assim.

No Jalapão até tentei ir de moto, mas precisa de prática para rodar na areia focoa e eu não tenho. 

No pequeno trecho que fiz para conhecer a Pedra Furada, caí muito na areia enquanto queimava no sol de 40 graus. É muito quente!

Jalapão
Jalapão

Para você ter uma ideia de preço, um tour de 3 dias, eu conto no final quanto custa.

Eu tive sorte, consegui ir com um amigo, o Guia Dollar Jalapão (que me acompanhou de moto em uns passeios próximos a Ponte Alta do Tocantins – Pedra Furada e Lagoa do Japonês), só dividindo a gasolina e pagando as atrações, o melhor cenário. 

Obs. O Guia Dollar Jalapão é um Guia Certificado e especializado em motos nessa região, se estiver de moto, entre em contato com ele. 

2 tudo é muito longe no Jalapão

Por conta das estradas de areia, tudo parece mais longe ainda.

E é por isso que os pacotes para conhecer o Jalapão costumam ter no mínimo 3 dias, senão não dá para aproveitar nada. 

Mas no carro você consegue desfrutar do lindo canário do cerrado enquanto chacoalha e bate a cabeça no teto.

3 quase todas as atrações são privadas

Outro motivo para os pacotes terem valores altos, é o que quase todos os pontos turísticos do Jalapão são de propriedade privada, dessa forma os donos da terra colocam o valor que acham justo, então você chega a pagar R$ 50,00 par conhecer uma cachoeira onde vai ficar no máximo meia hora. Com isso encarece e não vejo muita lógica por ser um parque estadual. 

atações Jalapão
atrações Jalapão

Já vi isso antes: Cânion Itaimbezinho pela trilha do Rio do Boi 

As dunas, que são incríveis, é um dos únicos pontos turísticos que é gerenciado pelo estado, mas lá só entra com guia.

4 os fervedouros são muito parecidos

Algumas das atrações mais encantadoras do Jalapão são os fervedouros. 

Tipo uma nascente d’água que brota do solo formando um lago, como as areias são brancas e bem finas, esse lago fica com cor azul maravilhosa além das palmeiras e outras vegetações envolta desses pequenos oásis.

Essa nascente vem com pressão, o que te empurra para cima não deixando afundar. Além disso, quando não tem ninguém passando por essa pressão d’água, na maioria dos fervedouros a areia estabiliza por cima dessa água parecendo forma um chão, mas quando você pisa, essa areia simplesmente vira fumaça e você é empurrado para cima. 

Porém existem mais de 100 fervedouros pelo jalapão e os quatro que conheci tinham essas mesmas características mudando apenas o tamanho do lago formado, a profundidade e a intensidade de pressão da água,   

5 tem comida boa, mas não em todo lugar

O item mais importante para mim que estou na Expedição Farofa, viajando sozinho de moto conhecendo os melhores pratos regionais, no Jalapão, essa região do Tocantins, tem comida boa, com tanta beleza natural, só eu para ligar pra isso, mas comi uma costela de peixe muito saborosa.

Pelo Guia Schmilan eu percorreria 575 quilômetros na areia por esse peixe suculento e crocante.

Isso foi na Lagoa do Japonês, um lugar que já não é Jalapão, mas que os passeios costumam passar e vale muito a pena, outro lugar muito encantador.

Já salva essa publicação porque o Jalapão é um lugar que todo mundo que puder tem que ir uma vez na vida.

Quanto custa um pacote turístico no Jalapão

Ah, quase que esqueci, um tour de 3 dias com o pessoal do Trilhas do Jalapão, agencia de turismo que confio e indico na região, está a partir de R$ 1.930,00 no momento da publicação desse conteúdo.

Eu sou o Schmi e essa jornada só está começando, se segura na garupa e bora viver!

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

Marcações:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x