Pular para o conteúdo

As incríveis praias secretas do Guarujá

As incríveis praias secretas do Guarujá

O Guarujá é um dos destinos preferidos dos paulistas que buscam uma praia, ainda mais na época de verão. Mas você sabia que existem praias nessa cidade que são mais escondidas? Hoje vamos falar sobre as incríveis praias secretas do Guarujá!

Antes de mais nada, quero dizer que eu digo que elas são secretas, justamente por terem seu acesso mais limitado e/ou mais desafiador que o normal!

Portanto, acaba sendo conhecida por poucos turistas. Eles costumam visitar praias em que o acesso é livre e pode ser feito até a pé, como é o caso da Praia da Enseada e das Pitangueiras.

Porém, é importante ressaltarmos que não é só porque essas praias que vamos citar são menos frequentadas, que a qualidade delas é inferior, muito pelo contrário!

As praias secretas do Guarujá, devido ao menor contato humano, possuem melhor qualidade da areia e do mar, além de ter um contato muito mais próximo com a natureza, formando paisagens maravilhosas!

As praias que vamos citar podem ser acessadas por meio de condomínios e trilhas. Eu sei que você deve estar curioso para saber melhor sobre isso e conhecer o que cada uma tem de especial, não é?

Então sem mais enrolação, vamos ao que interessa!

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Praias secretas do Guarujá

Praias de acesso por condomínios

No Guarujá é comum termos praias que pertencem a condomínios privados. É liberado para as pessoas entrarem, mas obviamente, o acesso é bem mais limitado, então vale a pena chegar cedo!

As praias secretas do Guarujá que vamos falar agora são as praias de São Pedro e das Conchas! As duas pertencem ao Condomínio de Iporanga, ficando à 1h e 30 do centro de Guarujá e localizam-se no quilômetro 17,5 da estrada que leva para Bertioga.

Chegando no condomínio, você vai precisar passar por um processo de identificação, feito isso, estará livre para ir às praias!

Vale lembrar que não existe comércio ambulante nessas praias, então se quiser uma cadeira ou um guarda-sol, terá que levar de casa.

Pode parecer um pouco exagerado, mas vale a pena, são duas das praias mais lindas que tem.

1. Praia de São Pedro

A primeira das praias secretas do Guarujá que vamos citar hoje é a Praia de São Pedro.

Como já deve ser notável, ela é bem mais vazia do que o normal, possui um mar mais agitado e uma linda faixa de areia.

O mar é bom para aqueles que gostam de surfar e praticar mergulho.

Na parte direita da praia, o mar costuma ser mais tranquilo, formando piscinas naturais!

A Praia de São Pedro é rodeada pela natureza, então passar um dia sentado na cadeira aproveitando a paisagem natural pode ser extremamente relaxante.

Além disso, também é muito usada para caminhadas contemplativas.

2. Praia das Conchas

A Praia das Conchas costuma ser uma experiência um pouco mais particular, até por conta de seu tamanho, com 50 metros de extensão!

Prainha Branca
Fonte: Flickr (https://www.flickr.com/photos/jefinho77/5747986462/)

A areia é alaranjada, bem fofa e repleta de conchas, então melhor tomar cuidado na hora de andar por lá!

Por sua vez, o mar é calmo com águas cristalinas.

Uma das praias secretas do Guarujá mais bonitas que tem, vale a pena conhecer!

Praias de acesso via trilhas – praias secretas do Guarujá

E é claro que no Guarujá também temos praias para aqueles que são amantes de trilhas.

Agora vamos falar sobre a Prainha Branca e sobre a Praia do Sangava, ambas fazendo parte das praias secretas do Guarujá!

Para aqueles que gostam de ter um contato bem próximo com a natureza, essa parte da matéria vai ser especial, então vamos lá!

1. Prainha Branca

A Prainha Branca está localizada entre Guarujá e Bertioga, a trilha para seu acesso começa na Balsa do Guarujá.

E falando em trilha, essa é relativamente fácil, durando cerca de 30 minutos, sendo bem sinalizada e bem estruturada.

Justamente por estar em nossa lista das praias secretas do Guarujá, ela é bem vazia, porém é um destino recompensador àqueles que enfrentaram a trilha!

Essa praia possui estrutura rústica, com várias pedras e ficando próxima a uma ilha.

Porém, seu mar calmo e sua linda faixa de areia deixam o ambiente mais relaxante.

Para aqueles que forem acampar no local, aproveitem para apreciar o pôr do sol, é lindo!

2. Praia do Sangava

A trilha para a Praia do Sangava já é de nível mais difícil, durando cerca de 1h e 30 e tendo seu ponto de partida no bairro Santa Cruz dos Navegantes.

Essa trilha é composta por várias subidas e descidas, porém, seu contato com a natureza faz tudo valer a pena (sem falar do destino final, hein!).

Essa praia talvez seja a mais deserta de nossa lista das praias secretas do Guarujá, mas é um lugar mais que recompensador para quem encarou a trilha.

A areia é fofa, seu mar é calmo e cristalino, sendo excelente para praticar stand up e mergulhos!

Falando em mergulhos, para aqueles que já são especialistas no assunto, há uma caverna submersa nessa praia, com diversas espécies de corais e peixes!

Mas e aí? Qual das praias secretas do Guarujá que mais te surpreendeu? Você prefere as de condomínio ou as de trilha? Me conta aqui nos comentários!

Obrigado e até mais!

Agora estamos oficialmente no WhatsApp com O Mundo em Lanches compartilhando todas as novidades: gastronomias regionais, receitas, lugares, pessoas, culturas, nomadismo digital, dicas e muito mais! Acompanhe!

Grupo do Whatsapp O Mundo em Lanches
Grupo do WhatsApp O Mundo em Lanches

Receba as Novidades

* indicates required
Email Format

Selecione todas as formas que gostaria de receber mensagens de O Mundo em Lanches:

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento clicando no link no rodapé de nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x