Centro Histórico de São Luís do Maranhão, alguns dos principais pontos do centro dessa cidade histórica muito rica por sua diversidade cultural
Antes de falar do Centro Histórico de São Luís do Maranhão, volto um pouco em minha experiencia na região.
Ao chegar em São Luís do Maranhão passei perrengue, reservei um hostel online e tive a confirmação pela plataforma, mas quando fui bater na porta ele já não existia mais.
Foi bem corrido conseguir outra estadia no dia 30 de dezembro.
>> Read in English
Leia essa história completa aqui.
Depois do perrengue, aproveitei
Passado a complicação é hora de aproveitar, afinal, não estava de férias, era apenas o recesso de final de ano que conseguimos revezar na empresa que trabalhava, metade no Natal, metade no Ano Novo, eu estava nesta segunda metade então tinha que usar bem os poucos dias.
São Luís é a Capital do Maranhão, estado no Nordeste brasileiro. Essa capital tem uma rica história tendo sida fundada por franceses, depois invadida por holandeses para só depois se tornar colônia portuguesa – saiba mais.

O Centro Histórico de São Luís do Maranhão tem cerca de 3.000 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual, inclusive parte disso foi declarado patrimônio mundial por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima quente e úmido local.
O uso de azulejos, uma das principais referências da capital, as plantas em “L” ou “U”, com grandes telhados e venezianas foram as soluções em destaque na adaptação da arquitetura em São Luís.
Referência Wikipedia.
O Centro Histórico conta com uma vasta variedade de museus
Alguns dos principais:
- Museu Histórico do Maranhão
- Casa do Maranhão
- Museu de Artes Visuais
- Convento das Mercês
- Casa de Nhozinho
- Museu do Reggae do Maranhão
- Cafua das Mercês
- Palacete Gentil Braga
Quando fui visitei:
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Um museu que conta um rico acervo com recursos e bens arqueológicos, paleontológicos e a cultura material dos povos indígenas do Maranhão.
>> Leia também: Perrengues de Viagem – Hostel no Maranhão
Resolvi entrar ao passar na frente e fiquei deslumbrado com tanta informação histórica e o quanto o estado é rico em arqueologia e paleontologia.
Casa do Maranhão
O museu guarda um grande espaço para mostrar a festa bumba-meu-boi com todas as fases desse festejo cultural do estado, além de contar a história da região com um grande acervo.

Ainda consegui um tempo para conhecer o Palácio dos Leões
Imponente por fora é também sede do Estado do Maranhão, além de algumas belas obras de arte mostra um pouco de como eram as áreas internas do antigo palácio.

Em São Luís, com a quantidade de museus e proximidade entre eles. aprendi a apreciar mais estes passeios em minhas viagens. Só não fui em outros porque fui conhecer o Parque Nacional Lençóis Maranhenses, Alcântara e também fui no Passeio da Raposa.
Um pouco mais do que encontrei por lá
Além dos museus e de andar bastante pelo centro histórico de São Luis do Maranhão admirando a arquitetura local, tomei um café na Casa Real Empório, momento que percebi que tinha saído sem cartão e sem dinheiro impresso, tive que achar um caixa eletrônico e sacar para voltar lá e pagar.

Depois almocei no ótimo restaurante do Senac Maranhão que é integrado à faculdade de gastronomia e hotelaria do SENAC Maranhão explorando bem a gastronomia local com bom preço pelo que é oferecido. Se não me engano paguei R$ 40,00 pelo buffet livre com várias opções de pratos regionais muito saborosos. Inclusive foi lá que experimentei o famoso Arroz de Cuxa.
Saindo um pouco do centro turístico
Como caminhei bastante pelo Centro Histórico do Maranhão, acabei saindo um pouco da parte turística principal, onde a começam a ter mais comércios regionais em uma área um pouco menos conservada do que a parte principal para turistas, mas que também vale a passagem por continuar com muitos prédios históricos.
>> Siga a página do Facebook e acompanhe todas as publicações

Aos poucos vou contando um pouco mais como foi minha viagem para o Maranhão com ricas experiências culturais, algumas comentadas aqui, e beleza natural deslumbrante, caso do Lençóis Maranhenses – veja como foi a experiencia.
Onde ficar em São Luis do Maranhão?
Veja algumas opções de casa de temporada do Airbnb neste link.

Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos.
Leia também Pratos típicos da América do Sul