O que fazer em Puerto Varas, Chile, a cidade do vulcão Osorno

o-que-fazer-em-puerto-varas

O que fazer em Puerto Varas, no Chile? Essa incrível cidade foi uma das que mais me surpreendeu em minha viagem de moto percorrendo mais de 20 mil quilômetros pela América do Sul. 

> Leia: Viagem de Moto passando pelo Uruguai, Argentina e Chile

Para chegar em Puerto Varas vim de Bariloche, na Argentina, passando uma noite em Osorno, Chile.

A experiência única já começou nessa migração de país em meio às cordilheiras dos Andes no dia mais frio que peguei em 5 meses de estradas. 

Mas esse trecho conto no livro que está saindo do forno em breve, então deixe seu nome e email e acompanhe as novidades:

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Sobre Puerto Varas

Na região de Los Lagos, Chile, Puerto Varas é uma cidade que se destaca pelas belezas naturais ao seu redor. 

Às margens a sudoeste do enorme Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile, seu cenário impressiona misturando natureza com a característica arquitetura Alemã (como em Pomerode). 

São 37 mil habitantes dividindo o espaço com os turistas que passam por lá. 

Melhor Experiência na Cidade

De tudo o que vi em Puertos Varas, com certeza o Vulcão Osorno foi mais impressionante. 

E como comentei no começo do texto, um dos motivos para a experiência nesta cidade ter sido uma das mais incríveis em 5 meses de estradas foi a minha chegada na região. 

Sai de Osorno em um dia fechado com uma chata garoa fina. 

Percorri os 90 quilômetros que separam uma cidade da outra pela famosa Ruta 5 do Chile. 

Cheguei em Puerto Varas com o tempo ainda fechado, deixei as malas no hostel e sai para caminhar. 

Enquanto beirava o Lago Llanquihue coberto de neblina pela Avenida Vicente Pérez Rosales observava a cidade pouco movimentada. 

De repente, talvez com um vento mais forte, o vulcão Osorno aparece no horizonte do lago formando um dos cenários mais bonitos que já vi. 

Inclusive tirei minha foto favorita da viagem. 

Vulcão Osorno em Puerto Varas

Um vulcão ativo do tipo estratovulcão, isso é, em forma de cone, no estilo do famoso Monte Fuji, do Japão. 

vulcao-osorno
vulcão osorno

Então tem a aparência bem no estilo dos vulcões romantizados. Essa imagem se intensifica com o gelo (não sei se é gelo mesmo) no cume do Vulcão Osorno. 

Refletido no lindo lago, fica incrível. 

Vulcão Calbuco

O Vulcão Calbuco também é um estratovulcão porém não é tão característico como o Vulcão Osorno porque seu topo é mais extenso, parecendo mais com uma grande montanha. 

Com altitude de 2.015 metros do nível do mar, o mais interessante é que sua última erupção foi recente: 22 de abril de 2015. Leia matéria 

Nesta época as cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso, no Sul do Chile, foram evacuadas.  

O que fazer em Puerto Varas

Museo Pablo Fierro

Um diferente museu em Puerto Varas, com estrutura em formato de navio bem em frente ao Lago Llanquihue, o Museo Pablo Fierro surpreende pela diversidade de objetivos de várias épocas diferentes, muitas pinturas e os recados deixados pelos visitantes espalhados por esse navio museu. 

Cerro Philippi

Uma Pequena montanha à beira do Lago Llanquihue que oferece uma linda vista de Puerto Varas, é possível subir a pé ou com veículos leves como bicicletas, carros ou motos. 

Vale a pena conhecer o topo da montanha. 

Costanera Puerto Varas

Um dos meus lugares favoritos na cidade foi a Costanera Puerto Varas, como estava do outro lado da avenida costanera Vicente Perez Rosales, para mim esse ponto ficava do outro lado da cidade. 

Fiz várias caminhadas do Hostal Climbhouse, onde fiquei hospedado, até a ponta dessa avenida conhecida como Costanera Puerto Varas. 

Além da linda vista do lago, do vulcão e dos barcos que circulavam pela região, também tem alguns food trucks, em um deles comi o melhor sanduíche de carne machada (pão de hamburguer, maionese caseira, uma fatia de tomate, carne machada – tipo carne desfiada – simples e delicioso).

Petrohue

Aos pés do Vulcão Osorno está Petrohue, além de um pequeno vilarejo, é o nome do Rio com a cor mais linda que já vi até hoje. 

Em uma distância de 60 quilômetros de Puerto Varas, esse é um caminho imperdível pela Ruta 225, que beira o Rio Petrohué depois de passar por Ensenada (pequena cidade da região). 

O rio vai mostrando sua existência por trás das árvores, em alguns trechos com água azul turquesa que parece brilhar. 

Neste percurso se encontra o mirante Saltos del Rio Petrohue Park, acabei não conseguindo conhecer, mas parei a moto em algumas partes para tirar algumas fotos deste incrível rio, porém não chega nem perto da realidade. 

O custo para entrar no parque Saltos del Rio Petrohue Park é $ 2.500 pesos por pessoa. 

Vulcão Osorno

Também tem um parque para conhecer a região e subir no cume: Vulcão Osorno Centro de Ski e Montanha: estrutura com amplo estacionamento, café, restaurante, banheiros e algum comércio. 

puerto-varas
puerto varas

Tem também o restaurante Mirador com uma bela e ampla vista da região. 

Horário de atendimento: 10:30 a 18:00 hrs

As tarifas para subir pelo teleférico podem variar, então deixo o link do site oficial. 

Vulcão Calbuco 

É possível subir o vulcão sem custos, mas, dependendo da sua experiência, vale contratar um guia ou agência de turismo para aproveitar melhor a experiencia. O que fazer em Puerto Varas, no Chile? Me fale o que te surpreendeu nessa incrível cidade do vulcão Osorno. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paula
paula
1 mês atrás

Lugares lindos…sabe se existe algum ônibus que faça o trajeto Bariloche x Puerto Varas ?