You are currently viewing Passeio de barco na Raposa com direito a delicioso peixe assado
passeio de barco na raposa com direito a delicioso peixe assado

Passeio de barco na Raposa com direito a delicioso peixe assado

Recebi a indicação para ir ao passeio de barco na Raposa com direito a peixe assado, confesso que só fui por conta do peixe, mas o roteiro todo acabou me surpreendendo, foi um passeio diferente em São Luís. 

Como consegui ir logo que cheguei a São Luís para os Lençóis Maranhenses, quando voltei fiquei com alguns dias livres, então o Júnior, dono do New Friends Hostel, onde estava hospedado depois desse perrengue, me indicou o passeio de barco na Raposa com direito a peixe assado e visita à linda praia da Raposa, e depois uma passagem rápida ao Santuário Estadual São José de Ribamar, que vou falar em uma próxima publicação.

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

Mas afinal, o que é a Raposa? 

Além de um animal silvestre da família Canidae (parente dos cachorros) também é um município localizado na microrregião da Aglomeração Urbana de São Luís no Maranhão. 

A cidade, a capital São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar são os quatro municípios da Ilha de Upaon-Açu.

Esses municípios, juntamente com Alcântara, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Axixá, Cachoeira Grande, fazem parte da Região Metropolitana de São Luís. É uma grande região com muitas experiências legais.

Falei sobre Alcântara nesta publicação: CIDADE DE ALCÂNTARA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, se está indo para São Luís ou Lençóis Maranhenses, vale a leitura. 

Sobre o Passeio de barco na Raposa, um passeio diferente em São Luís

Um minivan turístico me buscou no hostel às 7h da manhã, então sai depois do café da manhã antecipado que o Júnior liberou para mim, o oficial na estadia era a partir das 8h. 

De São Luis à Raposa foram quase 30 km pela rodovia Estadual MA-203, conhecida neste trecho como Estrada da Raposa.

Depois de nos esticar, beber um café e uma água, fomos até o Cais da Raposa para embarcar no catamarã do primeiro trecho da viagem. 

E menos de 5 minutos de navegação paramos próximos à uma duna para atravessá-la a pé e conhecer a Praia do Carimã, uma bela praia de areia amarela, água escura e bem extensa, com as Dunas do Carimã contornando toda sua orla

passeio de barco na Raposa barcos

Depois desse rápido mergulho continuamos a navegação até a Coroa dos Mariscos, onde tem pequenos rios formados pelos braços do Rio Paciência desembocando na Baía de São Marcos. 

Por se formarem entre as dunas a navegação por lá não é tão simples, quando fomos a maré estava baixa então atracamos e apenas observamos a Coroa dos Mariscos com lindos mangues ao redor. Não pudemos explorar mais adiante por conta dos bancos de areia. 

Um belo passeio, tranquilo e relaxante. Imperdível? Na minha opinião não, vale a experiência mas se tiver com pouco tempo, priorize Alcântara ou até mesmo o Centro de São Luís. 

Leia também: Centro Histórico de São Luís do Maranhão

passeio de barco na Raposa, um passeio diferente em São Luís

Onde comi no passeio de barco na Raposa

O delicioso peixe assado

Confesso que aqui também me confundi. Quando me indicaram o passeio de barco na Raposa eu entendi que o peixe assado seria feito na embarcação mesmo, assado na brasa, mas não foi o que aconteceu em nossa turma turística, diferente de outros barcos ao nosso redor que víamos a brasa soltando fumaça.

Nós almoçamos no Restaurante O Capote da Raposa.

Confesso que apesar de não ser a experiência da minha expectativa inicial, valeu muito a pena. 

Com meus novos amigos desse dia turístico, combinamos de cada um pegar uma coisa diferente e dividirmos entre nós, então consegui experimentar uma grande variedade de peixes assados, moquecas e mariscos

Lembro de um peixe assado acompanhado de farofa que foi o destaque para mim. 

Depois ainda conseguimos nos espreguiçar pelas redes distribuídas pelo restaurante que parecia uma chácara com muitas árvores e espaços abertos. 

Curiosidades de Raposa

A cidade tem a maior colônia de pescadores do Maranhão.

Por conta disso é muito conhecida pelos peixes servidos nos bares e restaurantes da região. 

Me encantou muito a comunidade ribeirinha com casas de palafitas e as lojinhas de artesanato no final da rodovia que nos deu acesso à região. 

passeio de barco na Raposa cidade

Passeio de barco na Raposa, um passeio diferente em São Luís – por que a cidade tem esse nome? 

Segunda essa matéria do site leffa.pro.br 

Entre as três versões mais conhecidas do por que o município chama Raposa, a mais popular é essa:

“Dois homens vinham de Miritiba e dirigiam-se para Carimã. A certo momento encontraram uma raposa morta. Combinaram encontrar-se depois, no local, perto de onde tinham encontrado a raposa morta. Eis como ficou conhecida a localidade por este nome.”

E você, já conheceu a região, o que achou da experiencia? 

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments