Reabertura das Fronteiras para Road Trip Internacional Pós Pandemia

reabertura-das-fronteiras-para-road-trip

Muita coisa mudou por conta da crise sanitária causada pelo Covid-19, com a reabertura das fronteiras, as viagens para outros países exigem ainda mais atenção, e isso refletiu também quando se quer fazer uma Road Trip Internacional, isso é, sair do país em uma viagem por terra, seja de moto, carro ou bicicleta. 

Um ano e meio depois de pausar minha viagem de moto pela América tenho a oportunidade de buscar este meu veículo que ficou em Santiago do Chile quando a crise sanitária causada pelo Coronavírus apertou repentinamente. 

Agora o Chile e a Argentina começam a reabertura das fronteiras para estrangeiros, a oportunidade que esperava para resgatar minha moto e seguir minha Road Trip. 

Mas se uma viagem por terra para outros países já requer algumas documentações obrigatórias, agora com a  reabertura das fronteiras as exigências são ainda maiores.  

Quem sou eu?

Antes de continuar deixei eu me apresentar. 

Rodrigo Schmiegelow, publicitário especializado em Marketing Digital, hoje vivo como Nômade Digital (o que é isso), isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e acompanhe todas as novidades.

https://www.caranaue.com/empresa/

Minha ideia atual é buscar a moto no Chile, fazer a manutenção e sair por terra do país o quanto antes.

O Chile é o país mais restritivo em relação ao Covid após a reabertura das fronteiras. Suas exigências atuais encarecem muito a permanência em terras chilenas. 

Então sigo minha viagem por terra o quanto antes para reduzir meus gastos e poder esticar um pouco mais minha viagem neste momento de resgate da moto. 

Sem contar que o país já é um com os custos mais altos para se viver na América Latina 

Então saio de Santiago passando pelos Andes até Mendoza para seguir um pouco mais para o norte da Argentina, mais precisamente vou fazer a Road Trip passando por em Salta, depois atravesso mais uma fronteira terrestre chegando ao Paraguai, na capital Asunción para enfim terminar minha viagem por terra no Brasil.

Serão pelo menos dois meses de road trip, você pode ver a ideia inicial de roteiro nesta publicação Resgate da Moto: roteiro de viagem de Santiago a São Paulo

Como já fiz muitas pesquisas sobre a reabertura das fronteiras e estou próximo de embarcar para essa viagem por terra e resgatar a moto, listo aqui algumas das exigências dos países mais próximos que fazem fronteira com o Brasil e suas mudanças na exigências de documentação e comprovantes após a intensificação do Coronavírus. 

Documentação exigida após reabertura das fronteiras para viagem por terra:

Uruguai por terra, o que é preciso?

Não está em meu roteiro atual mas é um dos países mais próximos de São Paulo e mais procurados para Road Trip a partir do Brasil. 

Passei por lá no início da minha viagem por terra e me encantei com suas belezas e cultura. 

O Uruguai foi o primeiro país a anunciar a reabertura das fronteiras, mas é o último a ampliar essa liberação para turistas. A entrada de estrangeiros para turismo será liberada oficialmente a partir de 1º de novembro de 2021.

Requisitos padrões para entrada em uma viagem por terra para o Uruguai:

> Documentação do veículo em dia

> Documento pessoal oficial: RG ou Passaporte

> Carteira de Motorista válida

> Seguro Carta Verde – seguro de automóvel obrigatório nos países do Mercosul que cobre danos corporais e materiais causados a terceiros não transportados pelo condutor estrangeiro. 

Requisitos exigidos com a reabertura das fronteiras após Covid-19: 

> Comprovante de vacinação das duas doses ou dose única do esquema vacinal

> Apresentação de teste PCR recente confirmado a não infecção pela doença

Como a liberação das fronteiras e as exigências tem mudado com muita frequência, vale sempre confirmar as informações mais atualizadas no site oficial do governo do Uruguai

Como entrar por terra na Argentina?

Como o Chile não faz fronteira com o Brasil, para voltar é preciso atravessar a fronteira da Argentina, Bolívia ou Perú. 

Até considerei voltar pela Bolívia, mas as exigências do Chile, que falo mais abaixo, me fizeram mudar os planos e encurtar a estadia neste país atravessando para a Argentina o quanto antes. 

Requisitos padrões para entrada em uma viagem por terra para Argentina:

> Documentação do veículo em dia

> Documento pessoal oficial: RG ou Passaporte

> Carteira de Motorista válida

> Seguro Carta Verde – seguro de automóvel obrigatório nos países do Mercosul que cobre danos corporais e materiais causados a terceiros não transportados pelo condutor estrangeiro. 

Requisitos exigidos pela Argentina com a reabertura das fronteiras após Covid-19: 

> Comprovante de vacinação completa com pelo menos 14 dias a partir da segunda dose

> Apresentação de teste PCR Negativo realizado até 72 horas antes da viagem

> Teste antígeno no ponto de entrada do país

> Entre o 5º e 7º dia após entrada no país, deverá ser apresentado um novo teste PCR

> Quem não tiver os esquema de vacinação terá que fazer uma quarentena obrigatória, inclusive os menores de idade

> Apos 50% da população Argentina vacinada, os testes não serão mais obrigatório, mas a comprovação do esquema vacinal continuará sendo exigida 

Como a liberação das fronteiras e as exigências têm mudado com muita frequência, vale sempre confirmar as informações mais atualizadas no site oficial do governo do Argentina

Viagem por terra para a Bolívia, exigências? – Reabertura das fronteiras

A Bolívia estava em meus planos iniciais para o resgate da moto e continuação da Road Trip. 

Isso por ser um país que ainda não conheço e tenho muita curiosidade, mas para isso, precisaria estender minha permanência no Chile por mais 20 dias, o que iria encarecer muito a viagem toda. 

Porém, como estou falando dos principais países que possuem fronteira com o Brasil e a Bolívia apresenta a maior delas, segue a lista das exigências para uma viagem por terra pelo país.

Requisitos básicos para entrada com veículo na Bolívia:

> Documentação do veículo em dia

> Documento pessoal oficial: RG ou Passaporte

> Carteira de Motorista válida

> Declaração Jurada – é o registro do veículo no SIVETUR (Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia)

Escrevi uma publicação sobre o tema: Viajar de Moto para a Bolívia

Requisitos exigidos por conta do Covid-19: 

> Apresentação de teste PCR Negativo realizado até 72 horas antes da viagem

> Teste antígeno no ponto de entrada do país

> Seguro saúde com cobertura para Covid-19

Como a liberação das fronteiras e as exigências têm mudado com muita frequência, vale sempre confirmar as informações mais atualizadas no site oficial do governo da Bolívia

Como entrar no Chile por terra? – Reabertura das fronteiras

O Chile é o país que está mais rígido após a reabertura das fronteiras. 

Também é um dos países com o custo de vida mais altos na América Latina e as exigências atuais aumentam consideravelmente os gastos diários para permanecer no país, então, se não tiver pressa, segura um pouco a ida para lá.  

Requisitos padrões para entrada em uma viagem por terra para o Chile:

> Documentação do veículo em dia

> Documento pessoal oficial: RG ou Passaporte

> Carteira de Motorista válida

> Seguro SOAPEX – a carta verde do Chile

Requisitos exigidos pelo Chile com a reabertura das fronteiras após Covid-19:  

> Comprovante de vacinação completa com pelo menos 14 dias a partir da segunda dose e validado no site do Governo do Chile

> Apresentação de teste PCR Negativo realizado até 72 horas antes da viagem

> Preencher a “Declaración Jurada para Viajeros” até 48 horas antes do embarque

> Quarentena de 5 dias no endereço que cadastrou ao entrar no país 

> Seguro saúde com cobertura mínima de U$ 30 mil para com gastos com Coronavírus – e esse é o ponto que mais encarece a permanência no país  

Como a reabertura das fronteiras e as exigências têm mudado com muita frequência, vale sempre confirmar as informações mais atualizadas no site oficial do governo do Chile

Peru

Essa matéria ficou com muita informação, afinal, tem muita documentação exigida atualmente. Eu estou bem ansioso com os próximos passos da jornada e vou manter vocês atualizados. 

Acompanhe pelo Instagram e assine a Newsletter:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments