Tudo o que você precisa saber para viajar sozinho 

tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-viajar-sozinho

>> Read in english

Você já fez alguma viagem solo alguma vez na vida? Para quem já viveu essa experiência sabe que ela é uma verdadeira escola, que proporciona um autoconhecimento gigantesco, sem contar a maturidade para uma série de coisas. Posso dizer que aprendo muito em cada um dos meus destinos e recomendo que todo mundo viva essa jornada ao menos uma vez na vida. E se você está pensando em partir com tudo para esse desafio, você vai gostar de ler o que vem a seguir: reuni nesse post tudo o que precisa saber para viajar sozinho

Está animado para essa experiência? Então, garanto que ao final desta leitura, essa empolgação estará maior ainda! 

Continue aqui com a gente e tenha uma excelente leitura!

Quais os grandes benefícios de viajar sozinho?

Antes de mais nada, quero comentar com você sobre alguns dos benefícios de viajar sozinho.

Já disse algumas vezes por aqui que minha grande missão com este projeto é ter a oportunidade de conhecer a cultura de diversos locais através da culinária.

Mas quando viajamos com outras pessoas, é inevitável que a interação, a vivência e a profundidade de conexão com a população local seja infinitamente menor. 

A viagem solo provoca em nós a necessidade de conversar mais com pessoas diferentes, de explorar mais a beleza e o universo do destino e desenvolve um senso de responsabilidade único.

Se algo acontecer durante essa experiência, é você que terá que agir. E, confie em mim: isso será muito bom para o seu futuro e para que alcance os seus grandes objetivos de vida.

Mas se a sua dúvida é como fazer dessa uma experiência positiva, fique tranquilo! Basta colocar as dicas a seguir em prática, que a chance de dar perrengue será muito mínima.

Pesquise muito bem sobre o seu destino

Para começarmos essa jornada, a primeira dica que quero dividir com você é que pesquise previamente tudo sobre o seu destino.

Estou falando sobre idioma, locais perigosos, curiosidades da cidade e ambientes dos quais você deve passar longe.

Entre em grupos de discussão sobre o local, converse por chat com moradores de lá e esteja munido de informações antes de embarcar nessa aventura.

O Couchsurfing é uma ótima opção para isso, mesmo que não seja para dormir no sofá de um estranho, entenda: O que é Couchsurfing e como funciona

Escolha a dedo a sua hospedagem na hora de viajar sozinho

Nós já falamos algumas vezes por aqui sobre acomodações, hotéis e Airbnb. Mas decidi voltar nesse assunto, pois na hora de viajar sozinho ele é determinante.

De forma geral, o que recomendo a você é que:

  • Escolha sua acomodação em um local estratégico, que facilite sua vida durante essa experiência
  • Garanta que nele tenha tudo o que você precisa, como acesso à internet, segurança para descansar e conforto mínimo
  • Se você curtir a convivência próxima com outras pessoas, um Airbnb compartilhado, assim como Hostel podem ser opções econômicas e divertidas. Mas, isso deve ser feito de forma pensada, para garantir que você esteja seguro enquanto viaja.

Pontos importantes para sua alimentação 

Se você já me segue por aqui, sabe muito bem que hoje eu gosto muito de explorar a culinária local e que isso faz parte da minha missão.

Mas nem sempre isso foi possível, e nas minhas primeiras experiências em viagem solo, precisei cozinhar quase o tempo todo ou viver de pratos muito baratos.

Em outras palavras… eu aprendi muito vivendo tudo isso, e consigo dividir com você algumas dicas importantes. A primeira delas é que nos locais turísticos os pratos são muito mais caros, e pode ser que eles peguem boa parte do seu orçamento.

Então, prefira locais confiáveis, mas em áreas mais econômicas. Além disso, não tenha timidez na hora de pedir para embrulhar para viagem a comida que sobrou: ela pode ser seu almoço de ‘amanhã’ e você vai economizar.

Ah! Também não tenha timidez em pedir dicas para pessoas locais como quem trabalha no hostel, na banca de jornal ou até mesmo o proprietário do Airbnb, se for essa sua opção de hospedagem.

Com certeza eles vão conhecer algum lugar bom, regional e barato. 

Por fim, posso dizer que equilíbrio é tudo: dose refeições econômicas com aquelas carregadas de experiências e vivências. 

Tudo isso vai permitir que sua viagem solo seja uma grande história de vida para você contar no futuro.

Invista na sua segurança na hora de viajar sozinho

Para que você se mantenha seguro durante a sua viagem, vou compartilhar algumas coisas importantes.

  • A primeira delas é que o ideal é que leve o mínimo de bagagem possível. Além de facilitar sua logística, se tiver somente bagagem de mão (no caso de viagens aéreas), você passa longe das chances de extravio.
  • Mais um ponto importante: deixe com alguém da sua família ou algum amigo muito próximo os contatos de onde você estará instalado. Isso pode ser importante.
  • Leve mais de um documento que comprove sua identidade, para evitar complicações maiores no caso de roubo.
  • Se for para outro país, dê atenção especial para o seguro viagem

Por fim, com tudo isso que comentei com você sobre viajar sozinho, minha dica final é: explore muito o seu destino. Viva ao máximo essa experiência e volte para casa transformado!

Vai por mim: viajar sozinho vicia, e você vai querer repetir a dose.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo com aquele seu amigo que está planejando a primeira viagem solo!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments