Vacinas para viagem: quais delas devo tomar?

vacinas-para-viagem
vacinas

A gente tem falado muito sobre o assunto vacinas nos últimos tempos em função da pandemia da Covid-19, e isso me inspirou a produzir um conteúdo para vocês que é muito relevante para quem ama viajar. Vacinas para viagem: quais delas preciso tomar antes de ir para um novo país? 

Sim, existe mais esse item para você dar check na sua lista e a resposta está diretamente ligada com o país onde você vai. 

Mas, fique tranquilo! Nas linhas a seguir falaremos melhor sobre esse assunto, para que você se programe e não tenha surpresas que possam atrapalhar os seus planos.

Continue aqui com a gente e tenha uma ótima leitura!

É, meu povo. Não é de agora o assunto sobre passaporte vacinal sobre o qual temos ouvido tanto falar. Existe um documento chamado Certificado Internacional de Vacinação que é obrigatório para entrar e sair de uma série de países. 

É só clicar nesse link que deixamos, que você consegue emitir e saber mais sobre o documento.

Parece somente uma burocracia a mais, mas não é. 

Na verdade, é algo essencial para garantir a sua saúde e segurança e também a do pessoal do país para onde você vai viajar.

Afinal, por que as vacinas para viagem são tão importantes?

Para começarmos, é legal que você reflita. Sabe o local para onde você vai? Pode ser que lá circule uma doença infecciosa que raramente circularia por aqui.

Esse é o caso da febre amarela, uma doença que é comum em estados como o Norte do Brasil, assim como em outros países. 

O contrário também vale: estar imunizado de algumas doenças também é direito dos cidadãos do país para onde você vai. Eles também não querem que você leve nenhum vírus daqui.

E não basta tomar todas as vacinas obrigatórias para viagem que estão na sua lista. Faz parte das burocracias esperar os dias para que o imunizante já tenha gerado resposta para o seu organismo. 

É o tempo certo para você estar protegido.

E quais vacinas para viagem eu devo tomar?

Além das vacinas que o seu país de destino exige, tem uma lista de imunizantes que a Anvisa indica que você tome, não somente para viajar, mas para se manter protegido até onde você mora.

Dentre elas destacamos a de Covid-19, Influenza, raiva, febre tifóide, varicela, tríplice viral, tríplice bacteriana, assim como as de hepatite do tipo A e B. 

Elas não são obrigatórias – exceto a da Covid-19 -, mas certamente serão suas aliadas. E é por meio do Certificado Internacional que comentamos acima que você consegue comprovar que tomou seus imunizantes.

É legal incluí-las na sua lista de vacinas obrigatórias para viagem

Vacinas exigidas pelos países

Enfim, chegamos ao ponto que você tanto esperava, e ele é mais simples do que se pode imaginar. 

Como existem inúmeros países nesse mundão, também tem uma lista infinita de vacinas para viagem obrigatórias. 

Por isso, agora que você sabe que existe mais essa burocracia para você se preocupar, a dica é que meses antes da sua viagem você já pesquise quais imunizantes precisará tomar

E se seu voo terá escalas, você também terá que tomar as vacinas exigidas pelo país onde fará essa pausa. 

Vou deixar abaixo um exemplo:

Vou viajar para a Europa

Se você vai para países da Europa, por exemplo, a maioria deles não exige vacinas obrigatórias para viagem.

No entanto, Malta, Albânia e Argélia obrigam que você tome a vacina de Febre Amarela. Já a Geórgia exige que você se vacine contra a Poliomielite.

Portanto, a dica é: vai viajar? 

Pesquise antes a lista de vacinas para viagem e não deixe sua imunização para a última hora. Assim, você evita mais um perrengue de viagem.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments