Pular para o conteúdo

Guia Schmilan seu roteiro gastronômico mais gostoso

Claro, não podia ser um nome fácil, o Guia Schmilan avalia de 0 a 1000 quantos quilômetros vale percorrer por um Prato Regional.

É uma forma sutil de ironizar o guia gastronômico mais famoso que traz os melhores restaurantes do mundo, mas apenas para quem tem a maior quantia de dinheiro do universo. 

No Guia Schmilan não tem estrelas, já que estou sozinho de moto nessa jornada, eu considero que a distância é o que faz um prato ou restaurante único.

São os quilômetros debaixo de sol, chuva, estradas esburacadas ou de chão o que vale a pena nesta temporada de Expedição Farofa.  

Guia Schmilan de comidas regionais
Guia Schmilan de comidas regionais

Ah, e quem sou eu para ter um Guia de Comidas Regionais?

Sou Rodrigo Schmiegelow, o Schmi, e estou na Expedição Farofa, viajando sozinho de moto conhecendo as melhores comidas regionais, nesta temporada pelo Brasil.

Na temporada passada passei por todas as regiões do Brasil, conhecendo comidas regionais de 10 estados. E foi apenas o começo. 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Goiás, e o Distrito Federal. Ufa!

Também já passei pelo Uruguai, Argentina e Chile, quase que só comendo.

Com essa bagagem toda e até para me organizar, criei o ranking de 0 a 1000, quantos quilometros vale percorrrer por esse Prato Regional para alimentar o Guia Schmilan.

Na temporada atual, a segunda da Expedição Farofa, já percorri mais de 2 mil quilômetros e pretendo passar por todos os estados do Brasil que ainda não visitei, conhecendo a capital e mais algumas cidades – eu quero dicas! Deixe as suas lá nos comentários!

O que é único onde você mora? Um prato ou ingrediente que só tem ai ou que em nenhum outro lugar é tão bom assim!  

Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches
Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches

Acompanhe nas redes sociais:

E conheça o quadro Receita Contada, onde cozinho com pessoas da região que estou fazendo pratos regionais ou afetivos. É muito inspirador! 

Que tipo de pratos o Guia Schmilan avalia?

Do PF da esquina a um restaurante contemporâneo.

Uma comida regional vai muito além da tradição (lógico que a tradição conta muito).

Mas a ideia do Guia Schmilan, e na verdade a minha ideia quando sai de casa para conhecer comidas regionais sempre foi valorizar as pessoas e a cultura que envolve a gastronomia.

Então me basear apenas pela tradição tira a criatividade e a oportunidade de novos pratos surgirem com força em regiões específicas, até se tornarem tradicionais. 

Eu falei sobre como avalio as comidas regionais nesta matéria base Ranking Comida Regional OML de 0 a 1000 quilômetros.

Ranking Comida Regional OML de 0 a 1000 quilômetros
Ranking Comida Regional OML de 0 a 1000 quilômetros

Hoje vivo como Nômade Digital, isso é, trabalho de qualquer lugar que estou, tenho um bom orçamento, mas revezo o que como cozinhando, com pratos mais em conta e, quando dá, uma culinária contemporânea de custo um pouco mais elevado. 

Então avalio de tudo, desde a barraquinha ambulante até um restaurante um pouco mais chique 

Claro, não de todos os lugares por onde passo, trabalho muito com dicas de quem mora ou conhece bem a região para tentar ir sempre em lugares com sabor impactante.  

Guia Schmilan 

Ainda estou atualizando com todos os pratos que já experimentei, mas tenho um relatório muito legal que ilustra tudo o que é já vivi de Comida Regional. 

Guia Schmilan Ranking de Pratos Regionais
Guia Schmilan Ranking de Pratos Regionais

Tem:

  • lista dos melhores restaurantes,
  • melhores pratos regionais,
  • a quilometragem média que vale percorrer por região,
  • por estados
  • e muito mais,

vale conferir:

Ranking de 0 a 1000 quilômetros

E para não estender muito por aqui, nesta publicação vou simplificar com as 5 melhores Comidas Regionais do Guia Schmilan com a avaliação de 0 a 1000, quantos quilômetros vale percorrer por esse prato regional, em todos eles você pode clicar para conhecer melhor.

E se discorda, comenta!