Dicas para fazer fotos de viagem com seu celular

dicas-para-fazer-fotos-de-viagem-com-seu-celular

O assunto sobre o qual falarei com você neste post é uma das minhas grandes paixões, por isso é até mesmo um pouco difícil conter a animação para preparar um conteúdo que faça a diferença pra você em seu próximo destino. Mas… vamos lá! A gente tem falado sobre a importância de registrar as memórias durante uma viagem, e uma das formas de fazer isso é tirando muitas fotos. E para que essas imagens transmitam o sentimento presente naquele cenário, é fundamental seguir alguns cuidados básicos. Pensando nisso, vou dividir a seguir  dicas para fazer fotos de viagem com seu celular.

Separe seu bloco de notas para guardar essas informações e tenha uma ótima leitura!

Nem todo mundo tem a disponibilidade – ou vontade – de ter uma câmera profissional para registrar as imagens durante uma viagem, e zero problemas seguir somente com seu celular pensando nesse objetivo. Afinal, o equipamento pode se tornar um peso a mais na hora de conhecer seus destinos e, para algumas pessoas, pode até atrapalhar do que ajudar.

Mas a verdade é que os smartphones atuais têm câmeras super legais, com capacidade para fazer excelentes imagens, e eles podem ser mais que suficientes na hora de registrar suas memórias de viagem

Isso não quer dizer que não valha a pena realizar o sonho de comprar um tripé, uma GoPro para fazer imagens embaixo d’água ou mesmo um drone para fotos aéreas. Até mesmo as lentes especiais para celular, como a olho de peixe, que faz um efeito incrível. No entanto, neste post vamos focar nas dicas para usar somente seu celular. 

Dica para fazer fotos de viagem número zero: invista em um cartão de memória ou em memória na nuvem

Antes de mais nada, tenha sempre um cartão de memória extra para evitar que sua galeria esteja cheia na hora de fazer uma foto. 

Hoje em dia também é possível ter espaço de armazenamento na nuvem, assim, toda vez que tiver com Wi-Fi, você pode fazer o upload das imagens e liberar espaço em seu aparelho. Eu mesmo uso o Google Drive, armazenando automaticamente minha fotos no Google Fotos toda vez que estou em qualquer Wi-Fi. 

Com essas dicas você evita aquela situação desesperadora de, na hora do clique, aparecer a mensagem: não há espaço suficiente para tirar esta foto. Imagine voltar para casa sem uma imagem daquele destino que esperava tanto para conhecer?

  1. Faça muitos testes para aprender a fazer fotos de viagem perfeitas 

Experiência a gente adquire na prática, portanto é muito legal você treinar bastante diferentes tipos de ângulos, enquadramento, perspectivas, técnicas e formatos antes mesmo de viajar. Brinque bastante, coloque em prática suas ideias e, depois, compare os resultados para ver qual estilo você mais gostou. 

Quando fui para África Sul, apenas no primeiro dia tirei mais de 800 fotos, depois disso manerei um pouco, se não, não teria cartão de memória nem memória na nuvem para aguentar tanta foto dessa viagem. 

  1. Limpe a lente da câmera quando chegar no seu destino

Essa é mais uma dica valiosa. Como a gente carrega o celular no bolso, mochila ou pochete, é comum que alguma sujeirinha grude na lente, e esta aparecerá na sua foto se você não fizer uma limpeza. Nitidamente, dá para perceber a diferença de uma foto com lente limpa ou suja, você pode até mesmo testar para ver isso na prática. Mas… não faça a limpeza com o dedo, pois ficarão marcadas as suas digitais. Use um pano ou mesmo sua camiseta. 

  1. Faça fotos na horizontal e na vertical

Outra dica importante é tirar fotos com diferentes formatos. Tem quem prefira imagens na vertical ou na horizontal, por isso é super importante ter na galeria as duas opções. Mas… as horizontais têm mais aspecto de fotografia profissional quando falamos de paisagens 😉 a dica é: teste e não fique preso nos formatos considerados profissionais ou não, e use sua criatividade.  

Nas imagens horizontais em fotos de paisagens você consegue trazer mais elementos do cenário e pode aplicar aquela famosa regra dos terços. Basicamente, ela serve para dar mais vida à imagem, e basta dividir sua tela em um quadro como o jogo da velha e deixar o elemento principal fora do quadradinho do centro. 

  1. Luz perfeita para sua foto de viagem

Uma luz muda tudo na hora de fazer fotos de viagem, por isso muitos viajantes têm o hábito de preferir registrar as imagens antes das 10h da manhã ou, então, depois das 16h. Se a luz está estourada, você não conseguirá fazer uma boa foto, e o bom senso na hora de analisar a imagem mostrará se você conseguiu fazer a foto perfeita. 

Nesse sentido, vale saber os horários de nascer e pôr do sol na época do ano da região que está, que varia muito de lugar para lugar.

  1. Não se esqueça dos detalhes

Certifique-se de enquadrar em sua foto os detalhes mais importantes daquela paisagem. Talvez, isso não seja possível em uma única imagem, mas na foto na horizontal você consegue fazer um enquadramento rico em detalhes. 

Sempre faça muitos cliques para garantir uma foto boa

As chances de conseguir o efeito esperado com uma única foto são muito mínimas, por isso é tão importante fazer vários cliques de uma única paisagem. Alguns celulares têm na configuração um ajuste que garante múltiplos cliques com um único toque, e isso pode ajudá-lo a conseguir a foto perfeita.

Fazer fotos de viagem é uma excelente maneira de registrar suas memórias de viagem, e essas imagens têm a capacidade de transportar você àquela experiência que foi tão inesquecível.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments