You are currently viewing Diferenças entre Toronto e São Paulo

Diferenças entre Toronto e São Paulo

Meu post de estreia foi sobre o primeiro impacto ao chegar em Toronto. Hoje falarei um pouco sobre as principais diferenças entre Toronto e São Paulo.

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo, das culturas, das pessoas, da gastronomia… Desde meus 16 anos eu tenho essa paixão, e desde que eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me ofereciam flexibilidade e fui para essa aventura.

Realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!.

Hoje trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Como a maioria dos brasileiros, eu sou apaixonado por um bom cafezinho, e foi por aí que comecei a notar as diferenças entre Toronto e São Paulo.

Os canadenses também são apaixonados por café,  mas eles não são como nós que bebemos em pequenos copos e repetimos diversas vezes durante o dia. Lá os copos chegam até 420ml.

E diferente de nós, eles não costumam fazer no coador, aquele cafezinho caseiro. Normalmente, eles compram de grandes cafeterias que têm em praticamente todos os lugares. 

Eu senti que o café no Canadá é um pouco mais fraco que o brasilierio. 

Além disso, o café expresso que é muito comum no Brasil, no Canadá já não é tão comum. 

Teve até uma vez que a própria atendente estranhou e me questionou indignada: “Mas é só isso, você vai querer mesmo assim?” rs.

esquina em toronto

Onde estão as padarias? Bancas de jornal? Pontos de táxi? Essas coisas também não são comuns aqui. Uma das grande diferenças entre Toronto e São Paulo.

Padarias até existem, mas em maior quantidade apenas na Dundas Street West, rua localizada na Little Portugal. 

Aqui a logística do jornal é diferente da brasileira.

Os jornais ficam em máquinas perto de pontos de ônibus, metrô, street cars.

Existem algumas máquinas com jornais que é só você pegar o seu jornalzinho, e outras que você precisa colocar uma moedinha para pegá-las.

Foram pouquíssimas bancas de jornal que eu vi no Canadá, essas ou ficam dentro das estações de metrô ou em shopping centers. 

Já o táxi não costuma ter pontos fixos para embarcar, normalmente estão passando pelas ruas, mas existem lugares como em frente a hotéis e supermercados  que é mais comum encontrar. 

future shop toronto

Não senti tanta diferença nas refeições de Toronto e São Paulo.

Confesso que esperava encontrar bacon e ovos todos os dias pela manhã, mas não é bem assim. Até que são mais saudáveis que as nossas.

O café da manhã é bem gostoso e mais caseiro que o do Brasil: Cereal, pão de forma, torrada, geleia, frutas, entre outras coisas. 

No almoço, eles costumam comer sanduíches e fast food, mas também não tão gorduroso, tem bastante opções um pouco mais saudáveis. 

a janta normalmente são comidas prontas que se compra no supermercado e é só esquentar no micro-ondas, como se fosse uma marmita.

Percebi que as refeições são bem rápidas, seja café da manhã, almoço ou jantar, tudo normalmente já está pronto e é só comer. 

ruas de toronto canada

Fiquei impressionado com como os estudos, a leitura e o conhecimento são levados a sério no Canadá.

Existem muitas bibliotecas em vários cantos das cidades, normalmente são grande e bem equipadas,  com ótima estrutura, têm computadores, WiFi, impressora, muitas mesas para estudo, bom atendimento e com grande frequência de pessoas de diversas culturas, como não poderia deixar de ser em Toronto. 

Agora mesmo eu escrevo este post diretamente de uma delas, a maior e mais moderna de todas, a Toronto Reference Library, na Yong Street (quase esquina com a Bloor), bem perto do metrô.

E, se vale um dica, conheça essa biblioteca em que eu estou, ela é maravilhosa!

esquilo de toronto

Têm muita coisa da qual falar sobre o Canadá que realmente me chamaram atenção.

Mas para não estender muito esse textos vamos falar sobre as diferenças dos carros em Toronto e Sã Paulo.

Não há carros 1.0, (pois o valor é bem mais atrativo do que no Brasil) e a maioria já vem bem equipado. Porsche, Camaro e Mustang Shelby, por exemplo, passam com frequência no trânsito, muitas vezes estão estacionados na rua mesmo. Os carros mais simples são do nível do Focus.

Ah, e os moradores de ruas, costumam estar com roupas limpas, de banho tomado, mas são muitos e por toda parte há um balançando um copo de café vazio, esperando por moedas.

Além disso, aqui o pessoal é muito educado, sempre dão preferências aos idosos nos transportes públicos. 

Realmente muitas coisas me chamaram atenção, como um bom intercambista, eu recomendo que tenha essa experiências!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments