Dor no corpo depois de pilotar: saiba como evitar

dor-no-corpo-depois-de-pilotar
dor no corpo depois de pilotar

Encarar a estrada para chegar a um novo destino é uma das partes mais importantes nessa jornada de nômade digital, afinal, não é um segredo que sou apaixonado por moto e pelas aventuras que ela me proporciona. No entanto, depois de horas e horas de estrada, não é difícil sentir o corpo pesar, mas com estas dicas para não sentir dor no corpo depois de pilotar que vou dividir com você nas linhas a seguir, tudo ficará mais leve e você se sentirá menos cansado na sua próxima viagem.

Read in English

Quer saber quais são elas? Então, confira esta leitura que o Mundo em Lanches preparou para você!

Como minha área é comunicação e marketing, eu resolvi conversar com quem realmente entende disso para preparar um conteúdo de qualidade.

Então, bati um papo com a fisioterapeuta Ana Elisa, que me ensinou bastante!

Ela comentou sobre foram pontos sobre os quais eu ainda não tinha parado para pensar. Eles abriram meu horizonte e vão me ajudar e muito nas minhas próximas viagens. 

Então, tenha uma excelente leitura!

Benefícios de pilotar moto

Para começarmos, vou logo enfatizar a parte boa dessa conversa. A ergonomia para viajar de moto é sim muito importante para fugirmos de más experiências depois de horas de estrada.

Mas, segundo a fisioterapeuta, quando fazemos tudo certo, ao criar o hábito de andar de moto, garantimos benefícios que se estendem para toda a nossa vida.

Dentre eles, ela destacou o controle de tronco que precisamos ter para andar de moto em segurança. Alem disso, ela pontuou a força abdominal que conquistamos ao longo da experiência com motos e, principalmente, a visão periférica que ganhamos a cada dia.

Então, a parte boa é que dá pra evitar dor no corpo depois de pilotar. E essa prática pode contribuir com nossa vida pessoal e profissional. Pilotar moto é, definitivamente, tudo de bom!

Então, vamos para as dicas de ergonomia para andar de moto!

Dica 1: para fugir da dor no corpo depois de pilotar, é preciso fugir do sedentarismo 

É gente, não tem como fugir. O sedentarismo impacta negativamente em nossa saúde em vários aspectos e também torna a vida na estrada mais desafiadora.

A Ana Elisa pontuou algo importante. Se praticarmos uma atividade regular, que seja uma caminhada leve de 20 minutos alguns dias da semana, já ajuda a evitar dores no corpo depois de pilotar.

O ideal é que façamos também exercícios para trabalhar a musculatura do abdômen e do tronco, partes do nosso corpo que mais colocamos força na hora de pilotar. Para isso, a musculação é um excelente caminho. 

Dica 2: inimigo da ergonomia para viajar de moto: ficar horas sentado

Têm viagens que podem durar dias! Quando passamos dos limites e dirigimos por horas seguidas, é muito fácil sentirmos dor no corpo depois de pilotar

Em outras palavras, a posição que ficamos na moto é muito pior do que a de uma cadeira de trabalho. 

Ou seja, na segunda conseguimos ajeitar nossa posição conforme os incômodos que sentimos e, na primeira, a própria adrenalina do momento pode fazer com que a gente não sinta dor alguma.

Dessa maneira, para não sobrecarregar principalmente a nossa coluna, a Ana Elisa recomenda que a gente faça paradas a cada duas horas. 

3) Dica 3: Parar não é o bastante, é preciso se alongar

Ficar muito tempo na mesma posição pode colocar em risco nossa saúde circulatória. Ao permanecer sentado o sangue pode ficar acumulado na região dos nossos pés, o que torna tão importante fazer alongamentos durante as suas pausas.

A fisioterapeuta destaca que bastam 15 minutos para dar aquela esticada no corpo, alongar pernas, pés, panturrilha, coluna e braços para o seu corpo se revigorar, ficando pronto para o próximo trecho.

Deixamos aqui um vídeo com algumas dicas de alongamento. 

Parece pouca coisa. Mas ao adotar essas práticas que a profissional dividiu com a gente, dá para evitar dor no corpo depois de pilotar, chegando no destino com muito mais ânimo e disposição. 

Gostou das dicas? Depois, conta pra gente nos comentários a diferença que esses cuidados fizeram na sua vida na estrada!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments