Como ser produtivo e ter disciplina no home office

comoser-produticoe-ter-disciplina-no-home-office

O trabalho longe do escritório virou a realidade de muita gente, e graças a esse novo formato que muitas pessoas conseguiram realizar o sonho de ser nômade digital e trabalhar de onde estiver. Mas, para que você tenha a produtividade esperada, dando conta das suas funções, é preciso ter disciplina no home office. 

E é sobre esse tema que eu vim aqui conversar com você. Fique tranquilo porque nas linhas a seguir vou trazer dicas importantes que vão facilitar a sua rotina. 

Continue por aqui e tenha uma excelente leitura!

O aumento das vagas home office 

De dois anos para cá, especialmente, as ofertas de vaga remota cresceram e muito. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do empregos.com.br, o número de oportunidades passou de 887 em janeiro de 2021 para 2.132 no primeiro mês de 2022.

Sem contar, ainda, aqueles que são autônomos e freelancers, que também trabalham nesse formato. Ou seja: é uma realidade a necessidade de nos adaptarmos ao trabalho remoto, mas nem sempre a tarefa de ter disciplina no home office é simples.

Mas, respire fundo. Separei aqui algumas dicas que deram certo pra mim e outras que pesquisei e também vou colocar em prática, para facilitar a sua vida nessa adaptação.

Confira logo a seguir.

5 dicas para ter disciplina no home office

1. Tenha uma rotina

Mesmo que você não tenha um horário fixo para trabalhar, estabeleça uma rotina. Seu cérebro funciona melhor e se sente mais confortável quando há uma previsibilidade nas tarefas diárias.

2. Prepare-se para trabalhar

Outro ponto importante para você ter disciplina no home office é o hábito de se preparar para o trabalho.

Estou falando de se vestir, de se alimentar e de se organizar para sentar e trabalhar. Pode parecer bobagem, mas ficar de pijama traz conforto para o seu cérebro e, com essa sensação, ele quer descansar e não trabalhar.

3. Horário de trabalho é de trabalho e de descanso é de descanso

Quando você trabalha no formato remoto, é importante estabelecer os limites entre sua vida pessoal e profissional.

Isso quer dizer não trabalhar na sua hora de descanso e não fazer coisas pessoais na jornada de trabalho.

Feche os olhos para a bagunça de casa, deixe sua refeição programada antes do trabalho e foque somente em suas atividades.

Fazer essa divisão é um caminho importante para ter disciplina no home office.

4. Trabalhe em um local que contribua com sua concentração

Ser interrompido por familiares, perder o foco por consequência da música alta de outro cômodo e outras situações como essa podem atrapalhar a sua rotina.

Portanto, para ter disciplina no home office, monte um espaço adequado para você trabalhar ou aloque-se em um local que te ajude nessa tarefa.

5. Deixe o celular pessoal e as redes sociais de lado

A não ser que você trabalhe com as redes sociais, prefira deixá-las de lado no momento em que estiver trabalhando. Elas são consideradas inimigas do foco e vilãs da produtividade.

Deixe para utilizá-las no momento das suas pausas, sempre que possível.

É claro que na jornada de nômade digital, algumas das dicas precisam ser adaptadas. Mas, eu preparei para vocês um post sobre como manter uma rotina caso você trabalhe e viaje pelo mundo ao mesmo tempo.

É só clicar aqui e conferir.

Pronto! Para ter disciplina no home office, seguir essas dicas será decisivo para a sua produtividade. Depois, conte para mim como ficou sua rotina depois dessas mudanças.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments